By Freepik
Os últimos anos foram de muitas transformações na forma de se comunicar, e numa velocidade bem acelerada. A natureza dos negócios mudou, as vendas online ganharam projeção gigantesca, o que culminou com a necessidade de se pensar em estratégias específicas para alcançar resultados nesse novo cenário. Nesse artigo, abordaremos o marketing digital: como começar, para você dar os primeiros passos nessa jornada pelo sucesso no universo online.
Primeiramente, você precisa ter clareza de que o fato de ter site e redes sociais não significa que você tem um bom marketing digital. Ou seja, pensar em marketing digital requer conhecimento prévio de como funcionam as relações nesse universo.
E mais, é necessário dominar o funcionamento das ferramentas que viabilizam a implementação das estratégias digitais, porque o marketing digital é justamente o conjunto de ações e estratégias. Portanto, se você quer realmente saber sobre marketing digital como começar, esse artigo te ajudará a traçar uma rota para ter sucesso nessa empreitada.
O site é uma ferramenta de comunicação – e/ou de vendas – entre a sua empresa e o público. Quando alguém acessa um site, enxerga apenas O layout, com imagens, botões e textos. Mas por trás dele existe uma programação e códigos, que precisam dialogar com dois fundamentos basilares do marketing digital: as diretrizes dos buscadores da internet e a experiência do cliente.
Ou seja, um site para ser considerado uma estratégia de marketing digital precisa ter sido construído respeitando inúmeras diretrizes.
As rede sociais seguem a mesma lógica. Fotos bonitas não fazem com que a sua marca chegue ao público-alvo. Essa conexão depende de um estudo profundo de personas e da ferramenta. Ou seja, é necessário compreender o que postar, como postar, qual horário, como construir o perfil etc.
Ademais, marketing digital não se restringe a site e redes sociais. Existem outras formas eficazes de fazer com que sua marca se conecte com o público-alvo, por exemplo, com os links patrocinados, inbound marketing, growth marketing, e-mail marketing, blog e tantas outras.
Falar da importância do planejamento para quem está pensando em marketing digital como começar pode parecer clichê. Mas o planejamento aqui se insere em um contexto diferente do habitual.
Quando falamos em planejar as estratégias de marketing digital, é crucial lembrar que nos referimos ao que acontece na internet, onde tudo é muito acelerado. Isso causa impacto no planejamento, porque ele deve acompanhar essa agilidade e estar pronto para passar por ajustes com a mesma celeridade.
By Freepik
Alguns tópicos que devem ser abordados nesse planejamento são os objetivos, o público que se busca alcançar, as ações para atingir os objetivos, a forma como essas ações serão acompanhadas, como será feita a mensuração de resultados e por aí vai.
Em um esquema superficial, deve-se, fazer um diagnóstico da situação atual da empresa, estudar o mercado concorrente e o público-alvo, definir as estratégias e os responsáveis por sua implementação, colocar as ações em prática, monitorar, analisar os dados e fazer os ajustes que se mostrarem necessários.
Confira nossas sugestões para você dar início às estratégias digitais com eficiência, a fim de que consiga obter resultados palpáveis.
O responsável por suas estratégias digitais deve ter conhecimento técnico especializado e amplo. Conquistar bons resultados no digital requer investimento de tempo e qualificação contínua. É preciso ter domínio das ferramentas, das estratégias, das diretrizes dos buscadores e ainda entender sobre processos de gestão e operação.
Ou seja, você precisa ter bons profissionais. Uma forma de garantir a profissionalização da equipe com uma relação de custo e benefício melhor é apostar na contratação de uma agência de marketing digital. Inclusive, você pode ler sobre as vantagens de contratar uma agência digital, para compreender a relevância dessa decisão.
A Abrasivo Digital é uma agência que já nasceu nesse cenário, sempre com foco em estratégias para esse universo. Portanto, é uma empresa que conhece as especificidades do digital e que acompanha as novas ferramentas, tendências e tecnologias. Então se busca mais assertividade no marketing digital, entre em contato com a Abrasivo.
Um dos aspectos dentro do questionamento do marketing digital: como começar é a clareza sobre o posicionamento e objetivos da empresa no digital. É extremamente relevante definir o posicionamento da marca, entender como ela quer se mostrar para o seu público-alvo, como ela pretende ser vista e reconhecida.
Além disso, a determinação de objetivos concretos será um facilitador na hora de se definir as ações iniciais. Você deve saber aonde quer chegar, o que pretende no digital. Só assim conseguirá construir o caminho.
Aqui está um ponto que costuma passar despercebido quando se monta um planejamento estratégico de marketing digital. Você deve fazer o alinhamento do discurso entre a equipe de atendimento, marketing e vendas. Ter boas estratégias de marketing digital, mas um atendimento e processo de vendas ruim colocará tudo a perder.
Então, faça esse alinhamento, unifique o tom de voz de sua marca, garanta que terá qualidade em todos esses departamentos. Os seus resultados dependem disso.
Abrasivo Abrasivo Digital Abrasivo Digital Studio Abrasivo Marketing Digital Agência de marketing digital Agência Digital Aracaju Automação de Marketing Clientes Coronavírus Covid-19 Criação de site Criação de sites Criação de Sites em Salvador Dicas Dicas de marketing e-commerce Empresas estratégias Facebook Facebook ADS Google Home-office Inbound Marketing Instagram internet Isolamento Social Leads Loja Virtual Manutenção de Sites marketing Marketing de Conteúdo Marketing Digital Mídias Sociais Pandemia Planejamento Estratégico Quarentena Redes Sociais Salvador Saúde SEO Site Sites tecnologia vendas