By Freepik
O processo de venda é composto por dois agentes fundamentais. De um lado, aquele que disponibiliza no mercado a sua solução. De outro, o que precisa dessa solução para resolver algum problema no seu dia a dia. Acontece que o consumidor nem sempre é uma pessoa física. Existem empresas que desenvolvem produtos e serviços para outras empresas. É aqui que entram as vendas B2B, e é delas que falaremos a partir de agora.
B2B é a redução da expressão inglesa business to business, cuja tradução livre significa “de empresa para empresa”. Ou seja, é o segmento de mercado em que empresas fornecem produtos e/ou serviços para outras empresas.
Ele difere do B2C, porque este significa business to customer, ou seja, quando a venda é para pessoa física.
No mercado B2B, as decisões precisam considerar as especificidades de se negociar com outra pessoa jurídica, o que requer a definição de estratégias específicas para esse público. Ele é cercado por muitos desafios, mas também por inúmeras vantagens.
Então, primeiramente, é fundamental identificar a melhor linguagem para atingir o público-alvo, porque além das estratégias de vendas, a abordagem também precisa de adequar.
Para entender melhor as diferenças, é importante destacar que a venda B2B é mais racional, apresenta um ticket médio mais alto, normalmente envolve mais de uma pessoa na tomada de decisão e a negociação é feita por um consultor. O ciclo de vendas no B2B também costuma ser mais prolongado, da mesma forma que a relação entre cliente e fornecedor.
Na negociação entre empresas, a decisão por uma aquisição perpassa por variadas considerações, como o preço, qualidade, relação entre custo e benefício etc. O apelo emocional não possui tanto peso, ele se torna dispensável. Isso se potencializou muito com as novas tecnologias, porque a internet facilitou bastante o processo de busca por novos fornecedores.
Com relação ao processo de vendas, no B2B tudo é conduzido por um profissional com perfil mais analítico, que consiga, por exemplo, trazer informações relevantes para o convencimento e demonstrar com clareza como aquela solução vai resolver um problema do cliente com eficiência. Aqui, não basta ter empatia e ser carismático. Dominar o negócio faz toda a diferença.
Além disso, normalmente a decisão integra um fluxo composto por algumas fases e perspectivas. Não basta gostar e querer. Existem outras aspectos envolvidos, como a necessidade daquela compra, o tempo de retorno, o investimento e o estoque. Mas quando um vendedor estabelece uma relação de vendas B2B, a tendência é que seja formada uma parceria e aquela venda se torne recorrente, trazendo receitas continuamente para o fornecedor e, claro, ganhos para o comprador.
O sucesso nas negociações de venda B2B depende da forma como o processo é conduzido, aliada à qualidade da solução e aos benefícios financeiros que ela traz. Mas é importante ter em mente que a abordagem do cliente nesse mercado pode ser um fator diferencial para o convencimento. Portanto, traremos aqui algumas dicas de como conduzir esse processo.
Toda empresa que lida com vendas precisa ter uma noção aprofundada do seu mercado. Porém, essa necessidade se torna ainda mais aparente quando falamos em vendas B2B, justamente porque a compra organizacional é muito mais racional. Além disso, ela pode sofrer interferências de fatores externos imprevisíveis, como a economia e os preços de matérias-primas.
Então, conhecer o cliente, a concorrência e o segmento torna-se imprescindível.
Você deve chegar até esse cliente com uma postura competitiva, mostrando seus diferenciais. Assim, investir no marketing digital para empresas B2B é um passo relevante. Então busque uma agência experiente no ramo e invista nas estratégias certas para seu negócio. Entre em contato com a Abrasivo Digital, para te ajudar nessa etapa.
A abordagem do cliente nas vendas B2B deve ser planejada e considerar todos os aspectos do mercado que trouxemos nesse texto. Assim, prepare o seu material institucional de forma a demonstrar os seus diferenciais competitivos e a qualidade de sua solução.
Além disso, esteja apto para rebater com argumentos sólidos as objeções que surgirem. Então, o segredo é preparar uma proposta completa, que deixe claro todo o valor de sua solução e tudo o que ela vai agregar ao negócio do cliente. Não envie apenas orçamento, monte uma apresentação atraente.
Quando o cliente te encontrar, ele precisa ter a certeza de que você possui uma boa solução para seu problema. Caso contrário, ele seguirá com as buscas por outros fornecedores. Portanto, nas vendas B2B é fundamental ter um site e redes sociais ricos em conteúdo de valor.
Por fim, monitore continuamente os resultados que a sua solução está trazendo para o cliente. Isso é fundamental para que você consiga realizar eventuais ajustes na entrega, antes que o cliente desista de você e parta para outro fornecedor.
Abrasivo Abrasivo Digital Abrasivo Digital Studio Abrasivo Marketing Digital Agência de marketing digital Agência Digital Aracaju Automação de Marketing Clientes Coronavírus Covid-19 Criação de site Criação de sites Criação de Sites em Salvador Dicas Dicas de marketing e-commerce Empresas estratégias Facebook Facebook ADS Google Home-office Inbound Marketing Instagram internet Isolamento Social Leads Loja Virtual Manutenção de Sites marketing Marketing de Conteúdo Marketing Digital Mídias Sociais Pandemia Planejamento Estratégico Quarentena Redes Sociais Salvador Saúde SEO Site Sites tecnologia vendas