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Veja como descobrir os hábitos de consumo de seu público

Postado em 26 de fevereiro de 2024 | por
na categoria Dicas, Notícias
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tudo sobre hábitos de consumoQualquer estratégia de marketing digital perpassa pela compreensão dos hábitos de consumo do público da marca. Aliás, até para promover uma experiência do cliente positiva, é necessário entender como isso funcional. Afinal, o cliente só se sentirá satisfeito com a interação com a marca se essa interação estiver conectada com a sua forma de pensar e agir. Por isso é tão importante estudar e entender esse assunto.

O comportamento de consumo do público vai ditar a linha de comunicação, baseando a definição do tom de voz da marca, a fim de fortalecer a relação com esse público e reforçar a sensação de pertencimento. 

Entenda o que são os chamados hábitos de consumo 

Você já parou para pensar quais são os requisitos que levam um consumidor a escolher uma determinada marca em detrimento da outra? Já dedicou algum tempo do seu imaginando de que forma esse consumidor escolhe um produto ou serviço? O estudo dos hábitos de consumo vêm justamente tentar descobrir essa jornada. 

Então hábitos de consumo são o conjunto de comportamentos do consumidor que levam-no a adquirir um produto/serviço. Ou seja, a expressão reúne todas as ações que conduzem a escolha desse consumidor. Podem ser avaliados os hábitos de pessoas individualmente ou de grupos de consumidor, a fim de buscar os pontos comuns à maioria dos seus integrantes.

Importância de se estudar os hábitos de consumo

A pesquisa sobre os hábitos de consumo é a maneira mais eficiente para a tomada de decisões assertivas acerca do direcionamento dos negócios. Quando você conhece seu público, fica muito mais fácil desenvolver ações e campanhas direcionadas e que tragam resultados reais

Campanhas e ações pautadas no perfil do cliente, considerando os seus hábitos de consumo, são muito mais efetivas. Da mesma forma, ter esse tipo de informação implica também em saber, por exemplo, qual a forma de pagamento mais utilizada pelo seu público e qual o caminho que percorre na internet até a efetivação da compra. 

5 dicas para descobrir como o seu cliente se comporta 

Aqui vão algumas dicas para você iniciar essa jornada de estudo sobre os hábitos de consumo do seu público. Lembrando sempre que, se você não possui um time bem estruturado de marketing digital para fazer esses dados se transformarem em conversões, entre em contato com a equipe da Abrasivo Digital. É fundamental que você faça esse estudo e aproveite os dados fresquinhos nas estratégias de marketing digital. Mas vamos lá a algumas dicas interessantes para fazer esse estudo. 

1. Faça um levantamento interno das suas vendas online nos últimos 6 meses

Olhar para o seu próprio negócio é uma importante ferramenta de descoberta dos hábitos de consumo de seu cliente. Então, faça um levantamento detalhado de tudo o que aconteceu nos processos de vendas dos últimos seis meses.

Por onde seus clientes chegaram até você? Quais os canais de comunicação que eles mais usam? Quais as principais queixas? Qual o ranking das formas de pagamento? Quanto o cliente costuma gastar em cada compra? Essas são algumas perguntas que podem te guiar na construção desse questionário que você precisa montar. 

2. Crie rotinas em seu atendimento para capturar informações dos clientes

Para descobrir os hábitos de consumo do cliente, toda estratégia para captura de informações pode ser relevante. Então, prepare seu time de atendimento para extrair informações que te ajudem a mapear esses comportamentos. Inclusive, inclua na rotina de atendimento a coleta de feedbacks. Mas de forma inteligente, para não se tornar um incômodo para seu cliente.

3. Faça o seu estudo de persona

A persona é a representação figurada do seu cliente potencial. Então, fazer um bom estudo de persona é fundamental para conhecer o seu público-alvo com mais profundidade. O estudo de persona permite delimitar esse público e, consequentemente, é uma ferramenta para identificar como essas pessoas se comportam no processo de compra

4. Construa e aplique um questionário de hábitos de consumo

A aplicação de questionários é uma estratégia eficiente para quem busca compreender os hábitos de consumo de seu cliente. Então, você pode elaborar um questionário próprio e encontrar formas de estimular o seu público a respondê-lo. Por exemplo, dá para fazer uma landing page bem bacana de captação de informações, em troca de descontos, participação em promoções, e-books, sorteios. Aqui vale usar a criatividade para atrair o interesse de seu público. 

5. Para começar, aposte nos hábitos mais comuns

Se você quer sair da zona de conforto nesse quesito, pode apostar em alguns hábitos de consumo que são populares entre os consumidores online. Claro que aqui falamos de uma forma generalizada, mas o legal é que a partir disso você se sinta desafiado a aprofundar suas pesquisas.

Dentre os comportamentos mais comuns estão a personalização e a multicanalidade. Em outras palavras, os clientes no digital gostam do atendimento personalizado e também de poder resolver suas demandas com a marca por qualquer canal de comunicação. 

E aí, você conhece o comportamento de seu cliente?

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