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Ter performance no site significa ter um site que funciona bem, que é eficiente. Ou seja, que ele foi criado com foco na experiência do cliente e nas dinâmicas das páginas de pesquisas na internet. E isso só é possível se as equipes de desenvolvimento e de conteúdo possuírem expertise nos requisitos que trazem essa eficiência, os quais citaremos logo a seguir. Nesse artigo, então, apresentaremos 3 dicas para quem busca ter um site com desempenho e apto para dar os resultados que o seu negócio precisa.
Primeiramente, é importante compreender os critérios que levam um site a ter performance. E antes de falar desses requisitos, você deve saber que existem métricas para medir a performance do site. O profissional responsável pela criação de sites deve, portanto, conhecer profundamente essas métricas, a fim de que consiga entregar uma página que atenda a todas as diretrizes de otimização.
Mas voltado aos critérios, o primeiro deles é a velocidade com que o site responde às interações dos usuários. Ou seja, o tempo que a página leva para abrir, após o usuário clicar em algum link ou arquivo. Isso é fundamental para a funcionalidade. Nesse quesito estão questões como tamanho e formato dos arquivos de imagens, linguagem e códigos de programação, renderização etc.
Em seguida, podemos citar a disposição dos elementos gráficos e blocos de textos nas páginas, que é a chamada arquitetura da informação. Isso impacta diretamente na qualidade da usabilidade e da navegabilidade da página. O seu site precisa ser intuitivo, a fim de que o seu cliente consiga encontrar as informações que busca com facilidade e rapidez. Portanto, ter um layout otimizado para a experiência do usuário é primordial.
Outro critério bastante relevante é o conteúdo, porque o site deve ser todo escrito utilizando técnicas precisas. Então, valorizar técnicas como copywriting, o storytelling e gatilhos mentais, por exemplo, farão com que a página conquiste uma posição de destaque nos buscadores online, como o Google. Ou seja, ele terá performance também nas buscas orgânicas.
Agora vamos passar para as 3 dicas primordiais para você ter o melhor site do segmento, pronto para atrair e reter clientes e ajudar no crescimento do seu negócio.
Já falamos que a velocidade de carregamento e de resposta é um dos mais importantes requisitos para a performance no site. Então, você deve fazer uma avaliação minuciosa de como está a sua página hoje em relação a esse requisito. A partir do diagnóstico, a opção é fazer modificações na página, a fim de adaptá-la às exigências do mercado.
Nesse sentido, portanto, é necessário fazer uma revisão do código de programação da página e promover os ajustes. Da mesma forma, deve-se avaliar os arquivos de imagens, a fim de otimizar os formatos e tamanhos. Fazer um estudo do cache vai permitir manter o armazenamento das páginas estáticas. Outra possibilidade é excluir os arquivos inúteis.
Ou seja, tem muita implementação para ser feita, com o objetivo de garantir velocidade. Inclusive, existe a possibilidade de que você precise reformular seu site, se não houver como fazer adaptações. Mas pense no objetivo maior, que é torná-lo eficiente.
Quando falamos em experiência do usuário, não é sobre uma expressão genérica. A implementação de soluções deve vislumbrar a experiência do usuário daquele site, ou seja, do cliente do negócio. Para isso, é fundamental fazer o estudo de persona, para conhecer sobre público-alvo, entender o público específico daquela marca e o mercado em que ela está inserida.
Além disso, deve-se também compreender o comportamento de consumo desse público. Somente assim é possível construir um planejamento que contemple ações específicas para otimizar a experiência do usuário. Então, primeiro conheça seu público, depois conheça o comportamento de consumo desse público. Só assim será possível pensar em implementar ações para atender à experiência do cliente.
Falar em performance é também falar em se tornar referência no segmento. Portanto, se tornar uma fonte de informações nos temas de interesse da marca é uma forma de atrair clientes. Além disso, a estratégia é fundamental para aumentar a visitação ao site, por meio dos resultados de buscas orgânicas.
Como você pode observar, conquistar a performance do site requer a adoção de um conjunto de ações que, juntas, afetarão esses resultados de forma positiva. Para tanto, é imprescindível ter uma equipe de profissionais qualificada, capaz de fazer uma análise completa do site, identificar os pontos de melhorias e de implementar essas melhorias. Entre em contato com a equipe da Abrasivo Digital para obter um diagnóstico completo sobre o seu site e uma proposta para torná-lo eficiente.
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