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Dicas de Marketing Digital para pequenas empresas

Postado em 21 de agosto de 2023 | por
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dicas de Marketing Digital para pequenas empresasAs estratégias de marketing atendem qualquer segmento e porte de empresa. Existem diversas formas de adaptar ideias e ações, a fim de que se enquadrem em demandas e necessidades bem específicas. Inclusive, por meio de um planejamento eficiente, uma empresa pequena consegue crescer de maneira ordenada. Se você tem uma empresa de pequeno porte ou precisa montar um plano de ação para uma, fique até o final e confira nossas dicas de marketing digital para pequenas empresas. 

Como caracterizar uma empresa pequena?

No Brasil, existe uma legislação própria que instituiu o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. A Lei Complementar nº 123/2006 traz definições e estabelece normas que garantem um tratamento diferenciado às microempresas e empresas de pequeno porte no tocante ao recolhimento de impostos, cumprimento de obrigações, acesso a crédito etc. 

Assim, as microempresas são aquelas que possuem receita bruta anual igual ou inferior a R$ 360.000. Por sua vez, a empresa de pequeno porte é aquela que possui renda bruta anual entre R$ 360.000 e R$ 4.800.000.

Para você ter uma ideia da dimensão dessas empresas no Brasil, o Mapa de Empresas divulgado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) traz números bem interessantes. Por exemplo, até o primeiro quadrimestre de 2023, havia 21 milhões de CNPJs ativos em todo o País. Desse total, 93,7% são consideradas microempresas ou empresas de pequeno porte. 

Importância do crescimento planejado

O crescimento é o propósito da grande maioria das empresas. Mas ele, no entanto, precisa acontecer dentro de um projeto, a fim de que você consiga dar conta das demandas que chegam dos novos clientes.

Uma das grandes falhas das pequenas empresas é justamente querer crescer, mas não planejar esse crescimento. Por exemplo, investir pesado no marketing de divulgação de seu produto, mas não ter estoque suficiente ou um plano logístico capaz de atender a demanda. 

Então, ao pensar nas estratégias de marketing digital para pequenas empresas, é fundamental pensar em um plano de ação que contemple o que a empresa é capaz de entregar naquele momento e como é possível fazer um planejamento de crescimento empresarial

Estratégias de Marketing Digital para pequenas empresas

Acompanhe as nossas dicas para implementar estratégias de sucesso no marketing digital para pequenas empresas.

1. Faça o planejamento estratégico

Tudo o que é planejado tende a dar resultados mais rápidos com menos custos e menos riscos. Então, dentro das principais estratégias de marketing digital para pequenas empresas está a elaboração do planejamento estratégico de marketing.

Dentro do planejamento de marketing, você deverá contemplar as ações especificamente voltadas ao marketing digital. E aqui é a hora de determinar questões importantes, para sucesso de seu projeto no digital. Então, o seu plano de ação deve conter, pelo menos:

  • Objetos e metas claros;

  • O estudo do mercado, da concorrência e do público;

  • Organização de seus canais de comunicação;

  • Mensurar o orçamento disponível;

  • Acompanhamento e monitoramento das ações.

2. Defina seu posicionamento no digital 

Posicionamento é uma palavra importante, significa como você quer se visto pelas pessoas. Portanto, você precisa ter clareza sobre como quer se posicionar. A partir daí, deve construir um plano de ação pautado nesse posicionamento. 

Por exemplo, você pode buscar se posicionar como a marca referência no segmento, como a loja mais barata, como a marca que tem o melhor atendimento. Enfim, existem inúmeros caminhos a se seguir, a depender do objetivo. 

É também a partir do posicionamento que você encontrará o tom de voz da marca, ou seja, a melhor forma de abordagem dentro de sua comunicação. 

3. Escolha os canais em que deve investir no marketing digital para pequenas empresas

O marketing digital para pequenas empresas contempla inúmeros recursos e ferramentas. Portanto, o ideal é fazer escolhas assertivas sobre os canais que deve priorizar, a partir dos recursos disponíveis

Por exemplo, você pode separar parte de seu orçamento para investir em tráfego pago. Chamamos de tráfego pago todas as publicações patrocinadas, ou seja, todo tipo de recurso que você paga para ganhar uma posição de destaque. Por exemplo, temos os anúncios, os banners e os links patrocinados.

As mídias pagas ajudam a dar visibilidade, chegando a um público mais amplo e segmentado. Elas ajudam a gerar tráfego para o seu negócio e, por tabela, aumentam seus resultados. 

Além disso, existem outros recursos essenciais, como, por exemplo, o seu site institucional, blog, e-mail marketing, landing pages, inbound marketing e muito mais. Confira nosso artigo com alguns serviços de marketing para empresas pequenas

4. Estude com profundidade seu público-alvo

Você precisa conhecer o seu público, afinal suas estratégias devem funcionar para ele. Então, é fundamental investir na definição de persona. A persona é uma representação de sua audiência, ou seja, é o descritivo daquele que seria o seu cliente potencial, com o máximo de detalhes possíveis. 

A criação de persona envolve a determinação de características e comportamentos, para torná-la o mais próximo possível da realidade de seu cliente comum. Estudar o seu público-alvo de forma profunda ajudará a escolher as melhores estratégias, investindo o orçamento em campanhas e ações efetivas. 

5. Defina e implemente as estratégias de marketing digital para pequenas empresas

Tão importante quanto planejar é tirar os planos do papel e transformá-los em ação. Então, a etapa de definição e implementação das estratégias de marketing digital para pequenas empresas é a que efetivamente reverterá todo o investimento de recursos financeiros e humanos em resultados

A melhor opção para as pequenas empresas é terceirizar esse serviço, a partir da contratação de uma agência. São inúmeras as vantagens de contratar uma agência de marketing digital. Dentre elas, podemos citar:

  • Economia, com custos muito mais baixos do que contratar profissionais;

  • Aumento da produtividade e da assertividade das ações e campanhas, por causa da expertise do time da agência;

  • Agilidade na adaptação às mudanças, porque uma boa agência está sempre antenada e treinada para as novidades;

  • Acompanhamento e mensuração constante e consistente das ações.

Mas para usufruir das vantagens, você deve investir na contratação de uma agência comprometida com resultados, a exemplo da Abrasivo Digital, que possui um portfólio rico e atende clientes de todos os segmentos e todos os portes.

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