5 perguntas a fazer para quem vai criar seu site

Postado em 28 de agosto de 2023 | por
na categoria Dicas, Notícias
tags , , ,
com 0 e 0

Site é o ambiente digital que reúne todas as informações relevantes sobre o seu negócio. A ferramenta de marketing digital agrega várias páginas que se conectam a partir de uma estrutura organizada e definida pela arquitetura da informação. O seu site, portanto, é o seu espaço no digital, por onde os clientes em potencial chegam até você. Então, ele precisa ser eficiente, para que esse potencial cliente encontre as informações que deseja com facilidade, criando uma boa experiência para ele. Nesse artigo, você conhecerá 5 perguntas que deve fazer ao criar seu site, a fim de que ele atenda as necessidades de seu negócio e do universo digital. 

1. Depois que meu site for criado, poderei modificá-lo?

Essa é uma importante pergunta a se fazer ao criar seu site, porque a velocidade com que as demandas mudam no digital é muito rápida. Portanto, o seu site precisa estar pronto para ser adaptado às novas necessidades de forma imediata.

Assim, é fundamental que a empresa de criação de sites que você contratar te dê acesso à área administrativa de seu site, a fim de que você tenha acesso a todo o conteúdo publicado, sem a necessidade de contratar um programador.  

2. Meu site será otimizado para SEO?

Para que seu site apareça nas primeiras posições da busca do Google, ele é precisa estar de acordo com as melhores práticas de SEO. Para entender como isso funciona, o SEO, sigla da expressão Search Engine Optimization, compreende um conjunto de aprimoramentos que é feito no código do site, a fim de que ele seja avaliado de forma positiva pelo algoritmo do Google.

Associando essas otimizações à oferta de um conteúdo de qualidade, o Google entende que você tem um site bom e posiciona ele nas primeiras páginas da pesquisa. E por que é importante aparecer nas primeiras páginas? Porque cerca de 75% das pessoas que utilizam o buscador não saem da primeira página. Então, garantir um ranqueamento bom significa aumentar a geração de tráfego orgânico e, por consequência, aumentar as suas vendas.

Dessa forma, uma das perguntas a fazer para quem vai criar seu site é se eles trabalham com otimização de SEO. 

3. O site de minha empresa será adaptado às plataformas de acesso?

Outra pergunta que você deve fazer para quem vai criar o seu site é se o layout de seu site será adaptado às diferentes plataformas de acesso.

As pessoas hoje em dia utilizam a internet em dispositivos distintos, seja computador, notebook, tablet ou celular, por exemplo. Mas cada um desses dispositivos possuem uma formatação diferenciada, para facilitar a leitura e o acesso às informações. 

O termo que se dá a essa característica é responsivo. Assim, um site responsivo é aquele que você acessa de qualquer dispositivo, sem que haja perda de qualidade. O cliente consegue acessar seu site pelo desktop, notebook, celular ou tablet com a mesma facilidade e agilidade.

É preciso ter um site rápido, onde o cliente encontra tudo o que precisa sem dificuldades em qualquer plataforma. 

Então, é fundamental ter um site responsivo.

4. Terei um site personalizado?

Atualmente existem muitas plataformas que oferecem layouts pré-definidos. Mas se você quer um site resolutivo, o projeto dele deve se basear nas necessidades de seu negócio e nas boas práticas do digital. Preferencialmente, utilizando-se de ferramentas auxiliares, como o design thinking, que ajudará a imprimir criatividade e inovação ao seu site. 

Site personalizado é aquele que é criado especificamente para seu negócio, a partir de um briefing bem construído, que contemple as informações sobre seu segmento de atuação e o comportamento de seu público-alvo. Com dados sólidos, a empresa de criação de sites consegue personalizar sua demanda, entregando um produto exclusivo, conectado com o que você precisa e pronto para dar os melhores resultados

Portanto, inclua entre as perguntas a fazer para quem vai criar seu site se eles fazem um site exclusivo e personalizado. 

5. Eu fiz um site, mas ele não dá resultados. É possível reformular meu site?

Se você já tem um site, mas percebe que ele não atende suas necessidades, uma possibilidade é reformular seu site. O site é um importante aliado do marketing digital, porque faz parte do plano de estratégias para posicionamento e alcance.

Então, se você recebe muitos relatos e queixas sobre sua página, se ela está lenta, se as imagens não carregam, se as pessoas não conseguem acessá-la do celular ou se você identificar qualquer problema, por mais simples que pareça, está na hora de reformular. Procure uma empresa especializada em criação e otimização de sites.

 6. Como encontrar uma boa empresa de criação de sites?

E aqui vai a pergunta bônus, que te ajudará a identificar uma empresa com expertise na criação, otimização e reformulação de sites. Entre em contato com a Abrasivo Digital, que possui mais de 20 anos de experiência no segmento de criação de sites.

Com uma equipe de especialistas, a Abrasivo Digital trabalha com foco em resultados, produzindo sites para empresas de todos os portes e segmentos e em todas as regiões do Brasil. 

A Abrasivo Digital tem um rico portfólio, que inclui empresas dos setores privados e públicos. 

x