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pessoa mexendo no celular

Faturamento gerado pela Black Friday no Brasil em 2020 foi de R$3,1 bilhões apenas na sexta-feira, 24,8% a mais que no ano anterior/Foto: CardMapr/Unsplash

O marketing digital para a Black Friday é muito importante no sentido de alavancar as vendas. Em 2021, o evento que costuma movimentar bilhões de dólares em todo o mundo será realizado na última sexta-feira de novembro, dia 26. Daí a necessidade de o seu negócio se preparar para aproveitar as oportunidades.

Primeiramente é preciso observar o sucesso da Black Friday, evento criado nos Estados Unidos com o objetivo de impulsionar o comércio na internet, e que sempre é realizado um dia depois do feriado americano de Ação de Graças (última quinta-feira de novembro). Aqui no Brasil, a Black Friday começou a ser realizada em 2010.

Só para que você tenha ideia, o faturamento gerado pela Black Friday no Brasil em 2020 foi de R$3,1 bilhões apenas na sexta-feira, 24,8% a mais que no ano anterior. Ao todo, foram gerados 4,6 milhões de pedidos (+15,7%) e um ticket médio de R$679 (+7,8%), de acordo com levantamento feito pela consultoria especializada em análises de mercado varejista Ebit Nielsen.

Mas como fazer marketing digital para a Black Friday? Há uma série de estratégias que podem ser adotadas com foco neste grande evento. Para alcançar melhores resultados, começar a se preparar com pelo menos três meses de antecedência pode fazer toda a diferença, uma vez que a concorrência é cada vez maior e mais qualificada. Nesse sentido, a Abrasivo Digital listou algumas dicas bem relevantes para auxiliar o seu negócio:

O simples e fundamental do marketing digital para a Black Friday

Um dos maiores equívocos das empresas quando o assunto é marketing digital para a Black Friday, é que elas, inúmeras vezes, idealizam diversas estratégias mas esquecem de algo simples e fundamental: a estrutura para que o seu site funcione perfeitamente no dia do evento. Afinal de contas, não tem marketing qualificado que faça milagres diante de uma experiência de compra ruim.

Procure se certificar, com antecedência, se o funcionamento do seu site está adequado, e se o serviço de hospedagem do seu plano contratado é capaz de suportar uma quantidade grande de visitas. Atente-se para excluir imagens que não carregam e links quebrados. Além disso, é claro que o seu sistema de e-commerce precisa estar funcionando sem intercorrências.

  • Veja como a Abrasivo Digital trabalha com e-commerce

Prepare o seu público para a Black Friday

Já dizia o saudoso Chacrinha: “Quem não se comunica, se trumbica”. Por isso, é muito importante preparar o seu público em relação ao evento. O e-mail marketing é uma ferramenta muito útil com essa finalidade, uma vez que você pode utilizar a sua base de cadastros para informar que a sua empresa participará da Black Friday oferecendo descontos e promoções imperdíveis.

Utilizar landing pages com o objetivo de promover uma contagem regressiva e acionar relógios com os tempos que faltam para os benefícios acabarem também são ótimas sacadas. Estar atento ao que está fazendo sucesso no momento é outra dica relevante. No exemplo abaixo, por exemplo, a loja fez alusão a consagrada série Game of Thrones. Hoje em dia, a série “queridinha do momento” é a sul-coreana Round 6, disponível na Netflix.

landing page fazendo alusão a Game of Thrones

Seja honesto com os clientes e ofereça descontos reais

Outro erro bastante comum em relação a Black Friday tem relação com as empresas que não jogam limpo com os clientes. É por causa delas que foi criada a expressão “Black Fraude”, o que acaba prejudicando a imagem de todos aqueles que realmente oferecem descontos reais e incríveis para os consumidores.

A natureza da Black Friday é vender produtos e serviços, durante um dia específico, por um preço muito abaixo do que costuma ser praticado. Hoje em dia, com as redes sociais, as pessoas estão cada vez mais antenadas quanto as tentativas de enganá-las. Portanto, jogue limpo sempre. Você sabia que os links patrocinados são uma ótima alternativa para comercializar os seus produtos na Black Friday, seja via Google ou redes sociais?

celular mostrando aplicativos na tela inicial

Redes sociais são de fundamental importância para o marketing digital na Black Friday /Foto: Jeremy Bezanger/Unsplash

Utilize bem as redes sociais

As redes sociais são ferramentas muito úteis no marketing digital para a Black Friday. Através delas você pode criar expectativas no seu público em relação ao evento, interagir com a sua audiência, perguntando sobre quais produtos as pessoas gostariam que participassem, além de oferecer conteúdo relevante. Também é possível direcionar os seus seguidores para os links do seu e-commerce.

O seu site é responsivo?

Boa parte das compras na Black Friday são feitas através de smartphones, correto? Isso significa que o seu site também precisa oferecer uma ótima experiência de compra mobile, o que chamamos de site responsivo. Este teste de compatibilidade do Google possibilita saber se o seu site consegue suportar uma boa navegação em dispositivos móveis.

Selecionamos outras dicas relevantes de marketing digital para a Black Friday:

– Aumente sua lista de e-mails e mantenha ela aquecida;

– Solicite que as pessoas criem Wish Lists;

– Implemente Notificações Push;

– Adote um serviço de Chat Online;

– Disponibilize atendimento e vendas pelo Whatsaap;

– Depois da Black Friday, mensure os seus resultados.

Conte pra gente: a sua empresa já está adotando alguma estratégia de marketing digital voltada à Black Friday 2021? Responda nos comentários. Caso precise de ajuda, saiba que a E-mail Marketing tem as soluções mais adequadas para o seu negócio. Entre em contato agora mesmo com o nosso time de especialistas:

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