7 vantagens em ter manutenção de sites - Abrasivo Digital
Marketing Digital em um só Lugar: Criação de Sites, Inbound Marketing, Redes Sociais, Google Adwords, Google Street View e muito mais.

7 vantagens em ter manutenção de sites

Postado em 13 de novembro de 2018 | por
na categoria Criação de sites, Manutenção de sites
tags , , , ,
com 0 e 0

Saiba a importância de contratar um serviço de manutenção de sites 

Manutenção de Sites

Monitoramento frequente, atualização à medida que novos recursos são lançados e segurança em tempos de ataques cibernéticos recorrentes. Estes são apenas alguns dos benefícios do serviço de manutenção de sites. 

Sim, porque não basta, simplesmente, concluir um projeto e entrega-lo ao cliente. Ao mesmo tempo, apenas garantir a presença digital também é insuficiente para quem contrata esse tipo de serviço. Por isso, alguns ajustes se fazem necessários.

Para lhe ajudar a entender as vantagens de contar com a manutenção do seu site, listamos os sete benefícios abaixo:

1) Backup na Manutenção de Sites
Imagine só o transtorno de perder parte (ou a totalidade) do conteúdo do seu site. Para evitar esse problema, o backup realizado pela manutenção é fundamental para garantir que o seu cliente não perderá tudo caso ocorra algum imprevisto. A periodicidade (diária, semanal, quinzenal, mensal, etc.) pode variar de acordo com o tamanho da empresa ou o tipo de negócio. Outra sugestão é ter mais de um backup e em locais distintos, pois isso garante ainda mais a segurança dos dados. Já vimos casos em que o backup estava sendo realizado na própria máquina onde estava rodando a aplicação. Tome muito cuidado, pois esta prática não é caracterizada como backup e sua empresa pode estar correndo sérios riscos.

Manutenção de sites – backups

2) Análise de tráfego

Outra demanda que pode ser caracterizada como manutenção de sites é a análise de tráfego. Ou seja, você pode avaliar a performance de cada página e propor estratégias para melhorar o desempenho. Isso vale tanto para aumentar a conversão de e-commerces, reduzir a taxa de rejeição e até aumentar o índice de visitantes únicos, por exemplo.

Manutenção de sites – análise de tráfego

Além disso, caso seu site esteja hospedado em um servidor compartilhado, existe um limite de uso de recursos como processamento, memória, limite de tráfego, dentre outros. Se o seu site estiver consumindo recursos acima do disponibilizado, sua aplicação será bloqueada até que os ajustes sejam realizados. Ter a manutenção de sites neste momento é crucial, pois podemos solicitar à equipe técnica que verifique o motivo do alto consumo de recursos.

3) Código fonte na Manutenção de Sites

Geralmente é comum surgirem situações em que o serviço de suporte esteja diretamente ligado ao código fonte. Um código limpo e sem erros reduz os custos de manutenção de sites. Quase que diariamente novos recursos são lançados, bem como novas vulnerabilidades acabam descobertas e funções usadas no site são descontinuadas, logo, é preciso atualizar o código fonte para que o site não fique com erros ou vulnerável a ataques. Esta verificação pode ser feita semanal ou mensalmente e, em alguns casos, são utilizados softwares que emitem alertas quando temos algum código que precise ser atualizado. A manutenção de sites é fundamental neste momento crítico para deixar seu serviço seguro e atualizado.

 

Manutenção de sites – código fonte

Manutenção de sites – segurança

4) Segurança da Informação

Um dos fatores mais importantes na manutenção de sites é a segurança da informação. Um site não atualizado ou sem recursos que protejam contra os ataques cibernéticos é motivo de preocupação extrema. Algumas intervenções básicas, como verificação de permissão de arquivos e pastas, uso de senhas, fortes, criptografia dos dados e uso do protocolo https podem ajudar muito na segurança da informação. Uma lista com as melhores práticas usadas na segurança de sites é aplicada para todos os nossos clientes e, a cada dia, implementamos novas funções para deixá-los ainda mais protegidos.

Manutenção de sites – segurança da informação

5) Manutenção periódica

Sabia que também é possível criar planos periódicos de manutenção de sites? Essa prática pode ter muita relação com sites de e-commerce, que requerem atualização constante. A periodicidade pode ser negociada com o cliente e as alterações também podem estar previstas em um acordo de nível de serviço. Também é importante atualizar o cliente sobre as atividades desenvolvidas, tanto para apontar o que foi feito, como para valorizar a sua atuação.

Manutenção de sites – manutenção periódica

6) Relatórios Mensais

A emissão de relatórios mensais compostos pela descrição de todos os serviços que foram realizados é de grande importância. Diante da posse dos dados podemos ver qual etapa da manutenção consome mais tempo ou qual precisa de maior atenção diária.

Hoje temos ferramentas que geram, automaticamente, informações importantes, como quantidade de acessos mensais, se o site está infectado ou não por malware, velocidade no carregamento de páginas, dentre outras.

Manutenção de sites – relatórios mensais

7) Helpdesk eficiente

Em se tratando de manutenção de sites, o serviço de helpdesk é fundamental para manter toda a tecnologia da informação de sua empresa sempre atualizada, com suporte via telefone, chamados, e-mail ou até mesmo visitas presenciais.

Um helpdesk eficiente é capaz de fazer com que a sua empresa nunca mais fique desatualizada e desprovida de um suporte preventivo e pró-ativo contra qualquer problema que possa impedir o bom funcionamento de sua rede.

Você sabia que a Abrasivo Digital realiza a manutenção de sites? Caso tenha interesse em saber mais detalhes basta nos procurar: https://www.abrasivodigital.com.br/contato/

x

Comments

Comments are closed.

Fale Conosco pelo WhatsApp