Sabia que o Marketing Digital tem grande importância para o mercado pet? Este segmento da economia tem se desenvolvido bastante nos últimos anos, sendo que o Brasil é o segundo maior consumidor, com 6,4% de participação global, segundo levantamento divulgado em 2020 pela Euromonitor International.

Cada vez mais diversificados, os pet shops oferecem toda uma gama de produtos e serviços aos clientes, tais como rações, acessórios, medicamentos, banho e tosa, medicamentos e adoção de animais. Muitos desses estabelecimentos também contam com clínicas veterinárias anexadas.

Nesse sentido, o Marketing Digital para o mercado pet é um importante aliado, uma vez que contribui para impulsionar as vendas do setor, estabelecer interações com o público e desenvolver autoridade no segmento. O desafio não é fácil, até porque a concorrência é bem acirrada nesse nicho. Todavia, com as estratégias adequadas, bons resultados tornam-se frequentes. Se você já tem (ou pensa em ter) um pet shop e ainda não descobriu como o marketing digital pode contribuir para o desenvolvimento do seu negócio, conheça algumas possibilidades bem interessantes para ajudar sua empresa a crescer na internet:

celular mostrando aplicativos na tela inicial

Redes sociais são ferramentas importantes para o mercado pet/Foto: Jeremy Bezanger/Unsplash

1. Tenha um site de qualidade

O site é o cartão de visitas digital do seu negócio. Ele é importante por diversos motivos, entre os quais: facilita que a sua empresa seja encontrada nos buscadores, como o Google; confere mais credibilidade e segurança aos olhos do público; serve como uma vitrine virtual para os seus serviços e produtos. 

Com um bom site responsivo – cuja navegação seja eficiente tanto via desktop e notebooks como em smartphones, tablets, etc. – a sua pet shop consegue ainda gerar conteúdo relevante por meio de um blog; criar landing pages para as suas campanhas no Facebook Ads e no Google Ads e ainda consegue captar clientes com formulários gerando leads qualificados.

Dica para o mercado de pet shops: destaque suas promoções e descontos logo na home do site. Separe também as seções (páginas principais) os animais cujos produtos têm mais saída (cachorros, gatos, pássaros e peixes, destinando uma exclusiva para os outros bichos). 

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2. Invista em links patrocinados

Você já ouviu falar em links patrocinados? Eles são os anúncios que vemos na internet em plataformas como Google, Facebook e Instagram. Fundamentais em qualquer estratégia de marketing digital, eles ajudam a criar tráfego mensurável ao seu site, converter buscas em vendas ou construir lembrança em relação a sua marca.

E o que ocorre se não houver investimento em links patrocinados? Os algoritmos dos sites de busca e das redes sociais diminuem, propositadamente, o alcance de suas postagens orgânicas (não pagas), o que faz com que menos de 10% de sua audiência seja impactada com as suas publicações. É assim que essas mídias conseguem obter lucro, uma vez que não cobram pela criação de perfis e páginas.

Dica para o mercado de pet shops: invista em anúncios no Google Ads com o objetivo de que o seu site apareça na primeira página do Google. 

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3. Adote o Inbound Marketing em sua estratégia

Com os objetivos e atrair, converter, vender e encantar, o Inbound Marketing atua como uma espécie de imã, o qual conquista o cliente por meio do conteúdo publicado, que pode ser, por exemplo, um texto de blog, e-book, e-mail marketing, infográfico, uma landing page, entre outros. 

O conceito do inbound marketing se contrapõe ao marketing invasivo, que é muito mais agressivo e vai até o consumidor sem que ele tenha previamente consentido, como nos casos dos serviços de call center, comerciais de rádio e TV ou e-mail marketing (quando a pessoa não se cadastrou para receber). 

Dica para o mercado de pet shops: disponibilize e-books com conteúdo relevante para o seu público, como dicas sobre alimentação saudável e comportamento dos animais. Uma ideia é oferecer esse tipo de material rico para os clientes que comprarem a partir de X em um determinado período. 

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pessoa mexendo no celular

Muitas lojas também oferecem a possibilidade de comprar com descontos no site e buscar na unidade física/Foto: CardMapr.nl/Unsplash

4. Tenha um E-commerce consistente

Um bom e-commerce é muito importante para expor os produtos e serviços de sua pet shop na internet. Hoje em dia as pessoas investem, cada vez mais, em conforto e comodidade. Para isso, comprar sem a necessidade de sair de casa se tornou extremamente recorrente. Muitas lojas também oferecem a possibilidade de comprar com descontos no site e buscar na unidade física.

Mas claro que não pode ser qualquer e-commerce. Para fidelizar os consumidores, a sua loja virtual precisa ser atrativa, prática e fácil de navegar tanto através de desktop, notebooks, como de smartphones, tablets e outros dispositivos móveis, do contrário, os clientes tendem a desistir da compra, concorda?

Dica para o mercado de pet shops: mantenha os produtos da sua loja virtual sempre atualizados. Faça testes relacionados a experiência de compra, checando a funcionalidade ao adquirir os produtos via site ou smartphones. Ambos funcionam de forma eficiente?

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5. Faça um bom trabalho nas redes sociais

As redes sociais são muito importantes para o mercado das pet shops, pois representam uma ótima oportunidade para divulgar produtos e serviços, produzir conteúdo relevante para o seu público e interagir com a audiência, humanizando a sua marca. 

Para que você possa se concentrar mais nas operações do seu negócio, o ideal é contratar uma agência de marketing digital que tenha expertise nesse tipo de serviço.  

Dica para o mercado de pet shops: avalie quais redes sociais têm sinergia com o perfil do seu negócio. Geralmente, Instagram e Facebook costumam ser as mais usuais, mas também há boa possibilidade de explorar o TikTok, Youtube e Pinterest. 

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6. Envie e-mail marketing para promover suas campanhas

Os e-mails marketing são muito práticos e eficientes quando o assunto é disseminar as suas campanhas. É que com eles você consegue criar e-mails personalizados com agilidade e segurança, enviando-os a sua lista de contatos (até 10 mil por hora). 

Outro benefício do e-mail marketing é que ele possibilita a criação de formulários para captar e-mails a partir do seu site ou redes sociais. Algumas dicas para produzir comunicações incríveis da sua pet shop através de e-mails:

  • Faça os seus clientes se sentirem especiais;
  • Ofereça descontos, promoções e outros benefícios;
  • Compartilhe conhecimento;
  • Capitalize as oportunidades (mensagens em datas comemorativas, etc.). 

Dica para o mercado de pet shops: divulgue a doação de animais e campanhas relacionadas para a sua base de contatos. 

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7. Encante pelo Design

O design gráfico é uma área muito importante para qualquer marca e projeto. Afinal de contas, uma identidade visual de qualidade tem a capacidade de encantar as pessoas e, mais do que isso, sintetizar o seu negócio. 

Nesse sentido, o ideal é que a sua empresa tenha um design gráfico exclusivo, até porque a história da sua marca é única e insubstituível. Dessa forma, o mais recomendado é evitar os pacotes prontos e batidos que algumas empresas costumam oferecer na internet. É como diz aquele velho ditado: o barato que sai caro. 

Dica para o mercado de pet shops: compartilhe o máximo possível de informações sobre o seu negócio com os profissionais de design gráfico. Cada detalhe é importante para a concepção do projeto de sua marca, que deve ser exclusivo e marcante. 

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Gostou deste artigo? Esperamos que eles tenham te ajudado a compreender melhor a importância que o marketing digital pode ter para o mercado de pet shop. 

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