Sabia que o Marketing Digital tem grande importância para o mercado pet? Este segmento da economia tem se desenvolvido bastante nos últimos anos, sendo que o Brasil é o segundo maior consumidor, com 6,4% de participação global, segundo levantamento divulgado em 2020 pela Euromonitor International.

Cada vez mais diversificados, os pet shops oferecem toda uma gama de produtos e serviços aos clientes, tais como rações, acessórios, medicamentos, banho e tosa, medicamentos e adoção de animais. Muitos desses estabelecimentos também contam com clínicas veterinárias anexadas.

Nesse sentido, o Marketing Digital para o mercado pet é um importante aliado, uma vez que contribui para impulsionar as vendas do setor, estabelecer interações com o público e desenvolver autoridade no segmento. O desafio não é fácil, até porque a concorrência é bem acirrada nesse nicho. Todavia, com as estratégias adequadas, bons resultados tornam-se frequentes. Se você já tem (ou pensa em ter) um pet shop e ainda não descobriu como o marketing digital pode contribuir para o desenvolvimento do seu negócio, conheça algumas possibilidades bem interessantes para ajudar sua empresa a crescer na internet:

celular mostrando aplicativos na tela inicial

Redes sociais são ferramentas importantes para o mercado pet/Foto: Jeremy Bezanger/Unsplash

1. Tenha um site de qualidade

O site é o cartão de visitas digital do seu negócio. Ele é importante por diversos motivos, entre os quais: facilita que a sua empresa seja encontrada nos buscadores, como o Google; confere mais credibilidade e segurança aos olhos do público; serve como uma vitrine virtual para os seus serviços e produtos. 

Com um bom site responsivo – cuja navegação seja eficiente tanto via desktop e notebooks como em smartphones, tablets, etc. – a sua pet shop consegue ainda gerar conteúdo relevante por meio de um blog; criar landing pages para as suas campanhas no Facebook Ads e no Google Ads e ainda consegue captar clientes com formulários gerando leads qualificados.

Dica para o mercado de pet shops: destaque suas promoções e descontos logo na home do site. Separe também as seções (páginas principais) os animais cujos produtos têm mais saída (cachorros, gatos, pássaros e peixes, destinando uma exclusiva para os outros bichos). 

Saiba mais

2. Invista em links patrocinados

Você já ouviu falar em links patrocinados? Eles são os anúncios que vemos na internet em plataformas como Google, Facebook e Instagram. Fundamentais em qualquer estratégia de marketing digital, eles ajudam a criar tráfego mensurável ao seu site, converter buscas em vendas ou construir lembrança em relação a sua marca.

E o que ocorre se não houver investimento em links patrocinados? Os algoritmos dos sites de busca e das redes sociais diminuem, propositadamente, o alcance de suas postagens orgânicas (não pagas), o que faz com que menos de 10% de sua audiência seja impactada com as suas publicações. É assim que essas mídias conseguem obter lucro, uma vez que não cobram pela criação de perfis e páginas.

Dica para o mercado de pet shops: invista em anúncios no Google Ads com o objetivo de que o seu site apareça na primeira página do Google. 

Saiba mais

3. Adote o Inbound Marketing em sua estratégia

Com os objetivos e atrair, converter, vender e encantar, o Inbound Marketing atua como uma espécie de imã, o qual conquista o cliente por meio do conteúdo publicado, que pode ser, por exemplo, um texto de blog, e-book, e-mail marketing, infográfico, uma landing page, entre outros. 

O conceito do inbound marketing se contrapõe ao marketing invasivo, que é muito mais agressivo e vai até o consumidor sem que ele tenha previamente consentido, como nos casos dos serviços de call center, comerciais de rádio e TV ou e-mail marketing (quando a pessoa não se cadastrou para receber). 

Dica para o mercado de pet shops: disponibilize e-books com conteúdo relevante para o seu público, como dicas sobre alimentação saudável e comportamento dos animais. Uma ideia é oferecer esse tipo de material rico para os clientes que comprarem a partir de X em um determinado período. 

Saiba mais

pessoa mexendo no celular

Muitas lojas também oferecem a possibilidade de comprar com descontos no site e buscar na unidade física/Foto: CardMapr.nl/Unsplash

4. Tenha um E-commerce consistente

Um bom e-commerce é muito importante para expor os produtos e serviços de sua pet shop na internet. Hoje em dia as pessoas investem, cada vez mais, em conforto e comodidade. Para isso, comprar sem a necessidade de sair de casa se tornou extremamente recorrente. Muitas lojas também oferecem a possibilidade de comprar com descontos no site e buscar na unidade física.

Mas claro que não pode ser qualquer e-commerce. Para fidelizar os consumidores, a sua loja virtual precisa ser atrativa, prática e fácil de navegar tanto através de desktop, notebooks, como de smartphones, tablets e outros dispositivos móveis, do contrário, os clientes tendem a desistir da compra, concorda?

Dica para o mercado de pet shops: mantenha os produtos da sua loja virtual sempre atualizados. Faça testes relacionados a experiência de compra, checando a funcionalidade ao adquirir os produtos via site ou smartphones. Ambos funcionam de forma eficiente?

Saiba mais

5. Faça um bom trabalho nas redes sociais

As redes sociais são muito importantes para o mercado das pet shops, pois representam uma ótima oportunidade para divulgar produtos e serviços, produzir conteúdo relevante para o seu público e interagir com a audiência, humanizando a sua marca. 

Para que você possa se concentrar mais nas operações do seu negócio, o ideal é contratar uma agência de marketing digital que tenha expertise nesse tipo de serviço.  

Dica para o mercado de pet shops: avalie quais redes sociais têm sinergia com o perfil do seu negócio. Geralmente, Instagram e Facebook costumam ser as mais usuais, mas também há boa possibilidade de explorar o TikTok, Youtube e Pinterest. 

Saiba mais

6. Envie e-mail marketing para promover suas campanhas

Os e-mails marketing são muito práticos e eficientes quando o assunto é disseminar as suas campanhas. É que com eles você consegue criar e-mails personalizados com agilidade e segurança, enviando-os a sua lista de contatos (até 10 mil por hora). 

Outro benefício do e-mail marketing é que ele possibilita a criação de formulários para captar e-mails a partir do seu site ou redes sociais. Algumas dicas para produzir comunicações incríveis da sua pet shop através de e-mails:

  • Faça os seus clientes se sentirem especiais;
  • Ofereça descontos, promoções e outros benefícios;
  • Compartilhe conhecimento;
  • Capitalize as oportunidades (mensagens em datas comemorativas, etc.). 

Dica para o mercado de pet shops: divulgue a doação de animais e campanhas relacionadas para a sua base de contatos. 

Saiba mais

7. Encante pelo Design

O design gráfico é uma área muito importante para qualquer marca e projeto. Afinal de contas, uma identidade visual de qualidade tem a capacidade de encantar as pessoas e, mais do que isso, sintetizar o seu negócio. 

Nesse sentido, o ideal é que a sua empresa tenha um design gráfico exclusivo, até porque a história da sua marca é única e insubstituível. Dessa forma, o mais recomendado é evitar os pacotes prontos e batidos que algumas empresas costumam oferecer na internet. É como diz aquele velho ditado: o barato que sai caro. 

Dica para o mercado de pet shops: compartilhe o máximo possível de informações sobre o seu negócio com os profissionais de design gráfico. Cada detalhe é importante para a concepção do projeto de sua marca, que deve ser exclusivo e marcante. 

Saiba mais

Gostou deste artigo? Esperamos que eles tenham te ajudado a compreender melhor a importância que o marketing digital pode ter para o mercado de pet shop. 

Caso tenha interesse em obter mais informações: 

Entre em contato agora mesmo e solicite um orçamento sem compromisso!

x