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Você já ouviu falar em boas práticas de produção para redes sociais? Recentemente incluímos este tema como um tópico em um artigo bem amplo sobre gerenciamento de redes sociais, que publicamos aqui no blog da Abrasivo Digital. Hoje, porém iremos aprofundar este assunto e demostrar os porquês de ele ser tão relevante.

À primeira vista parece que a missão de conquistar e manter seguidores engajados nas redes sociais é uma tarefa fácil. Conseguir isso de forma profissional, todavia, exige algumas boas práticas de produção para redes sociais. Vamos a elas:

Utilize um calendário editorial de publicações – quando falamos em boas práticas de produção para redes sociais, a utilização de um calendário editorial de publicações ajuda bastante. Evite publicar em excesso, porque isso pode fazer de você um(a) chato(a) digital na visão da audiência. Nesse sentido, estabeleça uma periodicidade equilibrada para as suas postagens. Exemplo: uma vez por dia ou três vezes por semana, tanto no feed quanto nos stories.

Aplique sua marca de modo uniforme – isso impacta positivamente na percepção que a sua audiência tem sobre a sua marca – e ela deve inspirar consistência e credibilidade.

 

Jovem utilizando redes sociais em tablet para ver conteúdo

Conhecer bem o seu público é essencial para boas práticas de produção nas redes sociais/Imagem: Gestão de Comunidades

 

Conheça a sua audiência – de nada adianta conversar com quem você não conhece, concorda? Conhecer bem o seu público é essencial para estabelecer uma comunicação mais assertiva, além de direcionar melhor seus produtos e serviços. Uma estratégia bem eficiente para isso é a definição de personas, um tema que já abordamos em outro artigo aqui do blog da Abrasivo.

Converse com o seu público – interagir com o seu público, sempre que possível, também é de fundamental importância. Primeiramente, vale observar que as pessoas gostam de se sentir prestigiadas pelas marcas. Já quando ocorre o contrário, costumam perder a admiração que alimentavam. Por isso, reserve pelo menos um momento do seu dia para conversar com os seus seguidores e esclarecer todas as dúvidas com o máximo de presteza.

Utilize a linguagem adequada – apenas conversar com o público não basta. É importante também saber a linguagem mais adequada para lidar com ele. Para audiências mais despojadas, a comunicação precisa ser despojada. Para audiências mais formais, a comunicação também precisa ser mais formal. Igualmente fundamental é, de fato, conversar com as pessoas, fazê-las perceber que há alguém do outro lado (mesmo que virtualmente), e não um robô com mensagens prontas, que dificilmente conseguirá solucionar suas dores.

Compartilhe conteúdo relevante – ninguém gosta de ficar recebendo apenas produtos e serviços no feed das redes sociais. A tendência, quando isso acontece, é que a pessoa fique irritada e deixe de seguir a página/perfil. Como evitar isso? Criando e disseminando conteúdo relevante, de qualidade, que desperte a curiosidade e a atenção do seu público. Dicas interessantes e datas comemorativas relacionadas às atividades da organização têm muito valor na percepção da audiência. Exemplo: se você trabalha nas redes sociais de uma clínica, que tal postar sugestões de alimentação saudável? Muita gente demonstra interesse nessa área.

Listamos outras oito dicas de boas práticas de produção para redes sociais:

 

Criadores de conteúdo escolhendo tópicos para abordar

Para implementar boas práticas de produção em redes sociais é necessário saber onde o seu público está/Imagem: Race Comunicação

  1. Elabore produções audiovisuais (GIFs animados, carrosséis e vídeos): os cards estáticos até têm o seu lugar na produção de conteúdo para redes sociais, contudo, diversificar os formatos é muito relevante. Por isso, crie também GIFs animados, carrosséis de imagens e vídeos, que costumam engajar mais;
  2. Crie chamadas atrativas: assim como os jornais impressos costumam ganhar os leitores por meio das manchetes, chamadas cativantes, atraentes e com apelo emocional rendem melhor, porque despertam a atenção do público na internet com mais facilidade;
  3. Otimize seu blog e seus anúncios: um bom conteúdo de blog e também das campanhas patrocinadas ajuda a complementar o conteúdo das redes sociais. O contrário também ocorre;
  4. Identifique os dias e horários mais propícios para as postagens: não há receita de bolo quando o assunto é o melhor horário para publicar nas redes sociais. De qualquer forma, também é verdade que cada uma delas (Instagram, Facebook, Linkedin, etc) possui um sistema próprio que possibilita o acesso aos dados de audiência. Dessa forma, você consegue identificar o dia da semana e o melhor horário para fazer as publicações. Importante: essas informações podem variar de tempos em tempos. Por isso, é sempre bom ficar monitorando;
  5. Escolha onde precisa estar: será que há a necessidade de estar presente em todas as redes sociais? Muitas vezes, agindo assim, se desperdiça muita energia. O perfil de cada organização/empresa/marca encontra razão de ser somente em determinadas mídias. Às vezes, não faz sentido para determinado negócio estar no Twitter e Linkedin, por exemplo. Para ele, o ideal pode ser apenas se comunicar através do Facebook e Instagram. Perguntas que precisam ser feitas: qual é o diferencial que cada uma oferece? Onde ela se encaixa dentro de sua estratégia de marketing digital? Onde o seu público é mais presente? Você tem condições e equipe para alimentar conteúdo em tantas redes?;
  6. Tenha objetivos bem definidos: saber onde quer chegar é crucial em uma estratégia de marketing digital. Daí a importância de se ter objetivos bem definidos. É melhorar a imagem da marca? Aumentar a visibilidade? Aperfeiçoar o relacionamento com o seu público? Ao se determinar os objetivos, todo o direcionamento do trabalho fica mais simples;
  7. Acompanhe as métricas e use-as ao seu favor: mensurar o resultado do trabalho de produção de conteúdo para redes sociais exige atenção e frequência. Não adianta correr das métricas. São elas que determinarão se o que está surtindo efeito ou não, se é viável seguir o mesmo caminho ou, ainda, traçar novas rotas, o que é perfeitamente normal;
  8. Atente-se ao mundo à sua volta: qual será o meme mais popular neste atual momento? Qual programa de TV é um verdadeiro sucesso, pois está na boca do povo? Estar antenado ao que está acontecendo no mundo é de fundamental importância quando o assunto é a produção de conteúdo para redes sociais. As pessoas costumam valorizar as marcas que sabem utilizar o timming ao seu favor.

Conclusão

Neste artigo, procuramos trazer boas práticas de produção para redes sociais. Isso porque na Abrasivo Digital acreditamos que só produzir conteúdo não é o bastante. Saber o como, onde, quando e por que também é essencial para que os resultados sejam, de fato, satisfatórios.

Você sabia que a Abrasivo Digital tem expertise em gerenciamento de redes sociais? Além disso, nossos mais de dez anos de experiência também nos deram know-how em estratégias de inbound marketing o que pode ajudar a desenvolver – e muito – o seu negócio.

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