Você já ouviu falar em boas práticas de produção para redes sociais? Recentemente incluímos este tema como um tópico em um artigo bem amplo sobre gerenciamento de redes sociais, que publicamos aqui no blog da Abrasivo Digital. Hoje, porém iremos aprofundar este assunto e demostrar os porquês de ele ser tão relevante.
À primeira vista parece que a missão de conquistar e manter seguidores engajados nas redes sociais é uma tarefa fácil. Conseguir isso de forma profissional, todavia, exige algumas boas práticas de produção para redes sociais. Vamos a elas:
Utilize um calendário editorial de publicações – quando falamos em boas práticas de produção para redes sociais, a utilização de um calendário editorial de publicações ajuda bastante. Evite publicar em excesso, porque isso pode fazer de você um(a) chato(a) digital na visão da audiência. Nesse sentido, estabeleça uma periodicidade equilibrada para as suas postagens. Exemplo: uma vez por dia ou três vezes por semana, tanto no feed quanto nos stories.
Aplique sua marca de modo uniforme – isso impacta positivamente na percepção que a sua audiência tem sobre a sua marca – e ela deve inspirar consistência e credibilidade.
Conhecer bem o seu público é essencial para boas práticas de produção nas redes sociais/Imagem: Gestão de Comunidades
Conheça a sua audiência – de nada adianta conversar com quem você não conhece, concorda? Conhecer bem o seu público é essencial para estabelecer uma comunicação mais assertiva, além de direcionar melhor seus produtos e serviços. Uma estratégia bem eficiente para isso é a definição de personas, um tema que já abordamos em outro artigo aqui do blog da Abrasivo.
Converse com o seu público – interagir com o seu público, sempre que possível, também é de fundamental importância. Primeiramente, vale observar que as pessoas gostam de se sentir prestigiadas pelas marcas. Já quando ocorre o contrário, costumam perder a admiração que alimentavam. Por isso, reserve pelo menos um momento do seu dia para conversar com os seus seguidores e esclarecer todas as dúvidas com o máximo de presteza.
Utilize a linguagem adequada – apenas conversar com o público não basta. É importante também saber a linguagem mais adequada para lidar com ele. Para audiências mais despojadas, a comunicação precisa ser despojada. Para audiências mais formais, a comunicação também precisa ser mais formal. Igualmente fundamental é, de fato, conversar com as pessoas, fazê-las perceber que há alguém do outro lado (mesmo que virtualmente), e não um robô com mensagens prontas, que dificilmente conseguirá solucionar suas dores.
Compartilhe conteúdo relevante – ninguém gosta de ficar recebendo apenas produtos e serviços no feed das redes sociais. A tendência, quando isso acontece, é que a pessoa fique irritada e deixe de seguir a página/perfil. Como evitar isso? Criando e disseminando conteúdo relevante, de qualidade, que desperte a curiosidade e a atenção do seu público. Dicas interessantes e datas comemorativas relacionadas às atividades da organização têm muito valor na percepção da audiência. Exemplo: se você trabalha nas redes sociais de uma clínica, que tal postar sugestões de alimentação saudável? Muita gente demonstra interesse nessa área.
Para implementar boas práticas de produção em redes sociais é necessário saber onde o seu público está/Imagem: Race Comunicação
Neste artigo, procuramos trazer boas práticas de produção para redes sociais. Isso porque na Abrasivo Digital acreditamos que só produzir conteúdo não é o bastante. Saber o como, onde, quando e por que também é essencial para que os resultados sejam, de fato, satisfatórios.
Você sabia que a Abrasivo Digital tem expertise em gerenciamento de redes sociais? Além disso, nossos mais de dez anos de experiência também nos deram know-how em estratégias de inbound marketing o que pode ajudar a desenvolver – e muito – o seu negócio.
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