Vale a pena investir no Facebook Ads? Esta é uma pergunta muito comum para quem tem uma empresa ou organização e tem o objetivo de aumentar a presença digital na internet, seja por meio da venda de produtos e serviços ou aproximação com o público consumidor.

Nos últimos anos, a criação de novas mídias sociais, como Instagram e TikTok, contribuiu para a ideia de que o Facebook estaria ultrapassado e que, consequentemente, não faria mais sentido investir nesta rede. Ledo engano.

Só para você ter ideia, mais de 2,4 bilhões de pessoas (quase um terço da população mundial) utilizam o Facebook todos os meses. Além disso, cada usuário passa, aproximadamente, 1h15 por dia no Face, e nada menos que 94% dos anunciantes em mídias sociais investem em Facebook Ads.

Facebook Ads: o que é e como funciona

Sabe quando você está navegando no feed do Facebook e, de repente, aparece uma postagem mais comercial, com a inscrição “patrocinado”? Isso significa que a marca ou pessoa pública em questão utilizou o Facebook Ads.

O Facebook Ads atua como um sistema de mídia paga que oferece uma série de segmentações e formatos para empresas e organizações anunciarem dentro da rede social. Você deve estar se perguntando: “mas por que pagar se o Facebook não me cobra nada para publicar o que quero”?

Talvez você não saiba, mas os algoritmos do Facebook entregam apenas entre 1% e 5% das suas postagens aos seus seguidores de forma orgânica (não paga). É isso mesmo. A grande maioria dos fãs de sua página não veem o que você publica – daí a importância do Facebook Ads. Esta é a principal maneira encontrada pela big tech de Mark Zuckerberg para ganhar dinheiro. Só em 2020, o lucro da companhia foi de US$ 29,1 bilhões, alta de 58% em relação a 2019.

Anunciante agrega uma série de benefícios ao investir no Facebook Ads

Anunciante agrega uma série de benefícios ao investir no Facebook Ads

As três principais vantagens de anunciar no Facebook Ads

  1. Conectar-se mais facilmente às pessoas: você pode escolher seu público baseado em dados demográficos, comportamentos ou informações de contato;
  2. Aumentar a atenção da audiência: os formatos de anúncio são atraentes, flexíveis e funcionam em todos os dispositivos e velocidades de conexão;
  3. Mensurar os resultados: as ferramentas de relatório de anúncios mostram a você como seus anúncios afetaram seu negócio em relatórios visuais e fáceis de ler.

Como criar um anúncio no Facebook Ads

Ao ler este artigo até aqui, certamente você já deve estar se perguntando como é que faz para criar um anúncio no Facebook Ads. Uma boa notícia: é bem simples e não precisa ter grandes conhecimentos técnicos. Contudo, é muito importante contar com uma boa estratégia de gerenciamento de redes sociais.

Primeiramente, você precisa definir uma meta para o seu negócio, que pode ser gerar reconhecimento da marca; aumentar suas vendas online; promover seu aplicativo; ampliar as vendas locais; gerar cadastros; ou fazer o redirecionamento para clientes já existentes.

Com isso já em mente, conheça agora algumas dicas para criar o seu primeiro anúncio:

Facebook Ads definição de objetivo é o primeiro passo para anunciar na plataforma

Facebook Ads definição de objetivo é o primeiro passo para anunciar na plataforma

Defina o objetivo

Qual é o resultado mais importante a conseguir com o anúncio? Esta é a principal pergunta que você precisa responder para escolher o objetivo de anúncio mais assertivo. Como vimos acima, pode ser aumentar as vendas em seu e-commerce, gerar mais downloads de seu aplicativo ou mesmo aumentar o reconhecimento da marca.

Defina o objetivo

Escolha o público

Ao já ter um conhecimento básico sobre as pessoas que pretende alcançar (faixa etária, localização, gênero, etc.), escolha os comportamentos, dados demográficos e interesses que melhor representam sua audiência.

Mostrar seus anúncios para as pessoas certas, nos lugares mais adequados, é fundamental

Mostrar seus anúncios para as pessoas certas, nos lugares mais adequados, é fundamental

Sinalize onde quer veicular o anúncio

O próximo passo é definir onde deseja que o seu anúncio seja publicado. As opções são: Facebook, Instagram, Messenger, Audience Network ou em todos eles. É importante observar que, nessa etapa, você também pode escolher veicular anúncios em dispositivos móveis específicos, como smartphones e tablets.

Possibilidade de definir o quanto você quer investir é um dos atrativos do Facebook Ads

Possibilidade de definir o quanto você quer investir é um dos atrativos do Facebook Ads

Defina o orçamento para o seu anúncio

Um dos principais atrativos do Facebook Ads é que a ferramenta possibilita que você insira seu orçamento diário ou total e o intervalo de tempo em que deseja veicular seus anúncios. Estes limites garantem que você não gastará além do que deseja.

Facebook Ads disponibiliza seis formatos versáteis para o seu anúncio

Facebook Ads disponibiliza seis formatos versáteis para o seu anúncio

Selecione o formato

O Facebook Ads disponibiliza seis formatos versáteis para o seu anúncio. Eles foram elaborados para funcionar em todos os principais dispositivos e velocidades de conexão. Há a opção de uma única imagem, vídeo ou ainda várias imagens na postagem que você deseja impulsionar.

Você sabia?

Os vídeos devem responder por 82% do tráfego móvel nos próximos anos, de acordo com o relatório Cisco Visual Networking Index.

Confirme o pedido

Depois de enviar seu anúncio, ele segue para o leilão de anúncios do Facebook Ads, que auxilia na exibição da postagem às pessoas certas.

Confirme o pedido

Administre o anúncio e mensure os resultados

De pouco adiantaria elaborar e publicar um anúncio e não ter o controle sobre a efetividade dele, concorda? Com o Facebook Ads, após o post patrocinado ser veiculado, você consegue rastrear o desempenho dele e editar a campanha no Gerenciador de Anúncios.

Dessa forma, é possível saber se alguma versão do anúncio está funcionando melhor do que as outras, ou se o anúncio está sendo veiculado de maneira eficiente, o que possibilita realizar os ajustes e correções necessários.

E aí, gostou deste artigo? Caso queira implantar uma estratégia bem-sucedida de posts patrocinados no Facebook, fale com o time da Abrasivo Digital. Nós temos expertise nesta área e as soluções mais assertivas para ajudar a desenvolver o seu negócio:

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