Vale a pena investir no Facebook Ads? Esta é uma pergunta muito comum para quem tem uma empresa ou organização e tem o objetivo de aumentar a presença digital na internet, seja por meio da venda de produtos e serviços ou aproximação com o público consumidor.
Nos últimos anos, a criação de novas mídias sociais, como Instagram e TikTok, contribuiu para a ideia de que o Facebook estaria ultrapassado e que, consequentemente, não faria mais sentido investir nesta rede. Ledo engano.
Só para você ter ideia, mais de 2,4 bilhões de pessoas (quase um terço da população mundial) utilizam o Facebook todos os meses. Além disso, cada usuário passa, aproximadamente, 1h15 por dia no Face, e nada menos que 94% dos anunciantes em mídias sociais investem em Facebook Ads.
Sabe quando você está navegando no feed do Facebook e, de repente, aparece uma postagem mais comercial, com a inscrição “patrocinado”? Isso significa que a marca ou pessoa pública em questão utilizou o Facebook Ads.
O Facebook Ads atua como um sistema de mídia paga que oferece uma série de segmentações e formatos para empresas e organizações anunciarem dentro da rede social. Você deve estar se perguntando: “mas por que pagar se o Facebook não me cobra nada para publicar o que quero”?
Talvez você não saiba, mas os algoritmos do Facebook entregam apenas entre 1% e 5% das suas postagens aos seus seguidores de forma orgânica (não paga). É isso mesmo. A grande maioria dos fãs de sua página não veem o que você publica – daí a importância do Facebook Ads. Esta é a principal maneira encontrada pela big tech de Mark Zuckerberg para ganhar dinheiro. Só em 2020, o lucro da companhia foi de US$ 29,1 bilhões, alta de 58% em relação a 2019.
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Ao ler este artigo até aqui, certamente você já deve estar se perguntando como é que faz para criar um anúncio no Facebook Ads. Uma boa notícia: é bem simples e não precisa ter grandes conhecimentos técnicos. Contudo, é muito importante contar com uma boa estratégia de gerenciamento de redes sociais.
Primeiramente, você precisa definir uma meta para o seu negócio, que pode ser gerar reconhecimento da marca; aumentar suas vendas online; promover seu aplicativo; ampliar as vendas locais; gerar cadastros; ou fazer o redirecionamento para clientes já existentes.
Com isso já em mente, conheça agora algumas dicas para criar o seu primeiro anúncio:
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Qual é o resultado mais importante a conseguir com o anúncio? Esta é a principal pergunta que você precisa responder para escolher o objetivo de anúncio mais assertivo. Como vimos acima, pode ser aumentar as vendas em seu e-commerce, gerar mais downloads de seu aplicativo ou mesmo aumentar o reconhecimento da marca.
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Ao já ter um conhecimento básico sobre as pessoas que pretende alcançar (faixa etária, localização, gênero, etc.), escolha os comportamentos, dados demográficos e interesses que melhor representam sua audiência.
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O próximo passo é definir onde deseja que o seu anúncio seja publicado. As opções são: Facebook, Instagram, Messenger, Audience Network ou em todos eles. É importante observar que, nessa etapa, você também pode escolher veicular anúncios em dispositivos móveis específicos, como smartphones e tablets.
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Um dos principais atrativos do Facebook Ads é que a ferramenta possibilita que você insira seu orçamento diário ou total e o intervalo de tempo em que deseja veicular seus anúncios. Estes limites garantem que você não gastará além do que deseja.
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O Facebook Ads disponibiliza seis formatos versáteis para o seu anúncio. Eles foram elaborados para funcionar em todos os principais dispositivos e velocidades de conexão. Há a opção de uma única imagem, vídeo ou ainda várias imagens na postagem que você deseja impulsionar.
Os vídeos devem responder por 82% do tráfego móvel nos próximos anos, de acordo com o relatório Cisco Visual Networking Index.
Depois de enviar seu anúncio, ele segue para o leilão de anúncios do Facebook Ads, que auxilia na exibição da postagem às pessoas certas.
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De pouco adiantaria elaborar e publicar um anúncio e não ter o controle sobre a efetividade dele, concorda? Com o Facebook Ads, após o post patrocinado ser veiculado, você consegue rastrear o desempenho dele e editar a campanha no Gerenciador de Anúncios.
Dessa forma, é possível saber se alguma versão do anúncio está funcionando melhor do que as outras, ou se o anúncio está sendo veiculado de maneira eficiente, o que possibilita realizar os ajustes e correções necessários.
E aí, gostou deste artigo? Caso queira implantar uma estratégia bem-sucedida de posts patrocinados no Facebook, fale com o time da Abrasivo Digital. Nós temos expertise nesta área e as soluções mais assertivas para ajudar a desenvolver o seu negócio:
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