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Criando Personas: faça isso da maneira certa

Postado em 24 de agosto de 2018 | por
na categoria Geral, Marketing, Mídia Online
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Criar Personas da maneira correta é o ponto de partida que definirá se o Marketing Digital aplicado na sua empresa irá ou não funcionar

Então, o que são Personas?

Em síntese, são personagens fictícios criados para representar as diferentes necessidades, objetivos, motivações e comportamentos dos seus clientes – ou prospectos deles, que podem usar seu site, marca, produto ou serviço.

São nomes, rostos, personalidades, famílias, características e muito mais informações a fim de te ajudar a conceituar o que essa pessoa precisaria ou desejaria na vida real. Vale lembrar: embora sejam descritos como personas, não são pessoas reais.

É importante usar, no mínimo, duas Personas, já que independentemente da área de atuação da sua empresa, os seus públicos possuem diferenças relevantes e decisivas entre si, então suas personas devem refletir isso. Além disso, um cliente em potencial que ainda está conhecendo os seus serviços ou produtos terá outras metas e buscará informações diferentes daquele que já está na fase de compra ou assinatura de contrato.

Segmentação

Qualquer pessoa que cursou publicidade ou marketing no Facebook conhece as especificidades da segmentação, agora disponível para todos os gestores. Mesmo que tenha um orçamento pequeno é possível direcionar os clientes para fatores como localização, idade, gênero, idioma, relacionamento, educação e outros mais que você queira escolher. Não existe adivinhação neste assunto. Em suma, você pode criar campanhas altamente segmentadas para diferentes pessoas com mensagens distintas, relevantes para determinado perfil.

Benefícios

– Ajudam a escrever anúncios que falam diretamente para o público;
– Fornecem mais informações sobre vários segmentos de mercado;
– Ajudam no desenvolvimento de estratégias de marketing;
– Ajudarão a alcançar consistência com a comunicação de marketing;
– Darão à empresa uma melhor compreensão das necessidades, desejos e medos do cliente;
– Ajudam a criar estratégias de Marketing de Conteúdo com uma compreensão mais clara de onde os clientes estão gastando seu tempo;
– É possível criar programas aprimorados de nutrição de leads com a finalidade de atingir os diferentes perfis.

Inbound Marketing: como atrair e fidelizar clientes

Veja abaixo como fazer a sua persona, primeiramente com uma breve definição dos dados necessários e, em seguida, utilizando como exemplo duas das personas que já foram criadas para a Abrasivo Digital:

– Histórico: questões básicas, como gênero, ocupação;
– Dados demográficos: idade, classe social, local onde vive;
– Identificadores: o que a sua empresa pode oferecer-lhe, o que precisa;
– Objetivo: varia de acordo com o cliente;
– Desafios: as possíveis dificuldades para atingir o objetivo;
– Como podemos ajudar?

Persona 01

– Histórico: Emílio é empresário e ao longo de sua vida construiu patrimônio para garantir um futuro tranquilo para sua família.
Casado, tem 2 filhos;
– Dados demográficos: Tem 40-65 anos, mora em Salvador, classes A e B
– Identificadores: Emílio ainda está se adequando aos avanços tecnológicos, mas já utiliza a internet para acessar bancos e se comunicar com a sua família;
– Objetivo: Fazer com que a empresa dele invista em mídias digitais (site e redes sociais), entrando de uma vez no século 21;
– Desafios: Atingir mais visibilidade de sua marca através da internet, depois de anos de foco na mídia convencional (jornais, outdoor, etc);
– Como podemos ajudar? Oferecendo informações sobre como contratar seus serviços de forma rápida e prática; Informações sobre o mercado em que ele está inserido; Dicas e informações úteis dirigidas ao público-alvo dele.

Persona 02

– Histórico: Andréa é diretora de uma organização não governamental;
– Dados demográficos: Tem 30-45 anos, mora em Salvador, classe A;
– Identificadores: Prática, ela quer simplificar sua vida. Utiliza as redes sociais para divulgar as ações de sua organização;
– Objetivo: Encontrar uma empresa de marketing digital que produza e gerencie conteúdo para a sua ONG;
– Desafios: Ela não tem muito tempo e nem expertise para fazer isso sozinha, tampouco pretende delegar alguém para esse fim. Quer encontrar uma empresa que resolva todos os problemas dela relacionados ao site e às redes sociais;
– Como podemos ajudar? Informando com clareza e objetividade os serviços que oferecemos; deixando claro que temos as soluções de marketing digital que ela precisa; fornecendo conteúdo sobre sites, redes sociais e manutenção.

Converse com o seu cliente

Para construir a psicografia de suas Personas, a melhor aposta é conversar com seus clientes já existentes. A maneira mais eficaz de fazer isso é pegar o telefone ou pesquisá-los com a ajuda de algumas ferramentas que simplifiquem o processo. Entender o que os motiva a comprar ajudará você a se comunicar com mais eficiência com pessoas semelhantes”, observa Laura Cole, vice-presidente da empresa americana de marketing digital Vivial Inc.

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