Uma orientação de mercado é composta basicamente por três elementos essenciais: o próprio mercado em si, a concorrência e, claro, os consumidores. Sem as barreiras geográficas da concorrência, que foram banidas pelas novas tecnologias, conquistar esses clientes virou um desafio e pode ser bem custoso. A conjuntura pede medidas mais planejadas e, sem dúvida alguma, as redes sociais podem ajudar. Então, nesse artigo, vamos passar algumas orientações para montar um perfil profissional no Instagram, que é o primeiro passo para otimizar o uso da ferramenta.
As mídias sociais remodelaram completamente a jornada de compra e o comportamento do consumidor. Isso resvalou no planejamento das empresas, que assistiu às bruscas mudanças nos processos de negociação e vendas. Foi necessária uma adaptação rápida, para atender esse novo público.
Imagine que numa realidade não muito distante, as pessoas precisam se deslocar para adquirir algum bem. Existia, portanto, uma dificuldade nata de se ter acesso às informações de concorrentes ou de fazer orçamentos em muitos estabelecimentos. Era preciso pensar em meio de transporte, distância, horário de funcionamento etc.
Mas aí surge um ambiente virtual que coloca todos esses estabelecimentos a um clique do consumidor. Além disso, é possível ter acesso a eles de qualquer e a qualquer hora do dia. E, para isso basta um simples celular.
Até então, o usuário ia até o site da sua loja preferida. Daí que surgem outras ferramentas, chamadas redes sociais, que reúnem milhares de consumidores num mesmo lugar, a fim de que possam compartilhar experiências e informações. Ou seja, o cliente não apenas tem todos estabelecimentos em um só lugar, mas também consegue ouvir a opinião de outros consumidores antes de tomar uma decisão. Entendeu como tudo mudou?
Porém nesse processo de adaptação das relações comerciais, as empresas enxergaram o potencial gigantesco das redes sociais. Estar ali passou a ser estratégico. Dá para usá-las a favor da marca. Com sabedoria, dominando a ferramenta e o usuário, usar as redes sociais virou inegociável. Assim, é essencial ter um bom perfil profissional no Instagram, para atender as exigências desse cenário moderno.
Especialmente se a gente for pensar nos números reais ligados aos negócios digitais. Por exemplo, o crescimento do e-commerce brasileiro em 2024, que subiu 10,5% em relação a 2023, com arrecadação de R$ 204,3 bilhões e perspectivas de crescimento no ano seguinte.
O Instagram apresenta funcionalidades bem proveitosas para uma conta profissional. Então é possível configurar o aplicativo para ter acesso a essas aplicações e potencializar o uso do app. Assim, a marca terá acesso a estatísticas bem interessantes acerca dos acessos a seu perfil.
Ter um perfil profissional no Instagram traz inúmeros benefícios. Por exemplo:
Aqui vão algumas dicas que te ajudarão a obter mais resultados com seu perfil profissional do Instagram:
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Além da parte de gestão de redes sociais, a agência cuida ainda da criação de marcas, de papelaria corporativa personalizada e da criação ou reformulação do site. Tudo pensado de forma a transformar ações em números positivos, elevando o valor da marca e ajudando-a a conquistar seus objetivos nos canais digitais.
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