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3 motivos para investir em estratégias de engajamento

Postado em 21 de abril de 2025 | por
na categoria Notícias
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Engajamento não se resume a compartilhamentos, comentários e curtidas em postagens de redes sociais. O conceito é muito mais amplo e está relacionado, inclusive, com o fortalecimento das comunidades digitais. Promover estratégias de engajamento, por meio de ações que estimulem a conexão entre marca e cliente potencial, é fundamental para quem quer se fortalecer nos canais digitais. Nesse artigo você compreenderá melhor o tema, e conhecerá as três principais razões para investir nisso. 

O que são estratégias de engajamento?

As estratégias de engajamento são um conjunto de ações planejadas com o objetivo de estreitar a relação e criar uma conexão real entre a marca e seus clientes. Essas práticas são pensadas para estimular a interação do público com a marca. Essa interação, porém, tem um sentido amplo. Aqui, estão incluídos, por exemplos, as trocas de mensagens em todos os canais físicos ou digitais, feedbacks dos clientes, perguntas etc. Quando a marca investe nisso, e as ações dão certo, os ganhos são enormes. 

Vantagens 

Vamos citar aqui alguns das principais benefícios que a empresa ganha com as estratégias de engajamento. Assim, a partir da apresentação desses motivos, dá para ter a exata noção do quão assertivas são essas iniciativas. 

1. Geração espontânea de conteúdos sobre a marca

Quando uma marca consegue estabelecer um relacionamento fiel com seu cliente, a principal consequência é a geração espontânea e positiva de conteúdos. Ou seja, aquele cliente, que está com o nível de satisfação alta, tende a falar bem da empresa, a consumir certos produtos/serviços continuamente e até a arriscar adquirir produtos novos para testar.

No entanto, e por razões óbvias, é fundamental que estejamos falando de um item de qualidade e de uma marca que se preocupe com a experiência do cliente

A forma de se comunicar com as pessoas, especialmente quando falamos em relações comerciais, se transformou ao longo do tempo. Houve um momento em que o importante era despertar o desejo pelo produto/serviço, fazer com que a pessoa quisesse ter aquele item. Mas, hoje em dia, o que está em alta é o despertar emoções.

Atualmente, para conquistar um cliente e fechar uma venda, você precisa fazer essa conexão emocional acontecer. Muito mais do que o desejo em si, é demonstrar como aquela solução causará uma mudança positiva na vida da pessoa. 

Dessa forma, para conquistar essa geração espontânea de mídia, é necessário cuidar da qualidade da solução que você comercializa, implementar estratégias de engajamento assertivas e, por fim, monitorar as menções da marca na rede, a fim de acompanhar sua reputação e intervir, se necessário

2. Retenção e fidelização dos clientes

As estratégias de engajamento são cruciais nos processos de retenção e fidelização de clientes. Não pode ser instituída uma relação de mão única com o cliente, em que ele apenas compra. A empresa precisa compreender o seu real papel dentro de um processo de venda, se ela pretender fidelizar seus clientes.

Oferecer suporte de comunicação é basilar nesse sentido. A marca deve criar campanhas de comunicação precisas, com informações claras. Deve dar retorno às demandas do cliente e acolher a sua dor, quando for o caso. 

3. Atração de clientes novos 

Há também uma tendência natural a que as estratégias de engajamento gerem uma clientela nova. Como isso acontece? Por meio de indicações sinceras e detalhadas da solução, por meio do compartilhamento de uso na internet. 

A pessoa acaba indicando a solução a outros consumidores, ampliando assim o alcance da marca.

Dicas de estratégias de engajamento que funcionam

Existem inúmeras estratégias de engajamento disponíveis. Cada negócio tem suas necessidades, mercado e público próprios. Por isso, as ações precisam estar adequadas a essas questões. Não existe uma fórmula pronta, nem modelos predefinidos que funcionarão para qualquer marca. Estudar o mercado em que o negócio está inserido, entender o comportamento da concorrência e do público-alvo e alinhar as expectativas da marca são alguns elementos importantes na hora de planejar as estratégias de otimização da interação

Mas vamos aqui apresentar algumas possibilidades que funcionam bem para a maioria dos segmentos. No entanto, se você busca uma atuação mais direcionada, é só entrar em contato com uma boa agência de marketing digital. Agora confira as dicas para incrementar seu engajamento:

  • Invista em conteúdo de qualidade, inédito, adaptado à linguagem de seu cliente;
  • Utilize o e-mail marketing em suas estratégias, mas tenha cautela. Os excessos de e-mails podem gerar um efeito rebote e criar uma experiência ruim;
  • Já ouviu falar em multicanalidade? Então, é a capacidade de uma empresa oferecer atendimento integrado em seus canais de comunicação;
  • retorno às interações de seus clientes, responda os questionamentos, tire as dúvidas, atenda suas necessidades;
  • Aposte na personalização do atendimento. Seu cliente é um ser único, e você deve tratá-lo como tal;
  • Faça o monitoramento contínuo da imagem de sua marca, a fim de se antecipar à disseminação de opiniões negativas;
  • Solicite feedbacks e estimule que seus clientes avaliem seu negócio na internet;
  • Acompanhe a evolução do marketing digital e faça as adaptações necessárias. 
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