As inovações tecnológicas, junto com a popularização dos smartphones e da internet, causou uma verdadeira revolução no marketing. As ações, que antes eram implementadas em meios físicos, como revistas, outdoors, TVs, jornais e afins, passaram para o ambiente virtual. A questão é que, agora, tudo evolui de uma maneira muito rápida. Para manter-se competitivo nesse meio é crucial ficar atento às tendências e aplicar os ajustes necessários. Mas para ficar por dentro de tudo o que acontece, você precisa acompanhar um bom blog de marketing digital.
O índice de pessoas conectadas à internet cresceu exponencialmente nos últimos anos no Brasil. De acordo com o IBGE, há um aumento consistente no número de residências conectadas. Em 2023, o Brasil alcançou a marca de 164,5 milhões de habitantes com acesso à internet. Esse número representa mais de 88% da população a partir de 10 anos. Ou seja, um número gigantesco de clientes potenciais com acesso direto à internet.
Além disso, é necessário falar sobre o comportamento de compra do consumidor. Antigamente, o cliente precisava ir até a loja física ou, em um número muito pequeno de empresas, comprar por telefone. Outro aspecto é que o cliente só conhecia o produto pela propaganda da empresa nesses meios físicos. Era muito difícil ter informações de outras pessoas sobre a experiência delas.
Aí vem a internet e vira tudo de cabeça para baixo. Com a criação das redes sociais e das ferramentas de interação, as pessoas passaram a ter acesso à opinião de outras pessoas sobre aquele item. Agora não basta a empresa vender a ideia de que o seu produto é bom, ele precisa ser bom mesmo. Porque são milhares de consumidores compartilhando suas experiências de uso. E quem quer comprar pode ter acesso a esse vasto acervo de opiniões de outros clientes com uma simples busca na internet.
Então temos um binômio aí, pois o fato de o cliente compartilhar sua opinião significa também que ele está fazendo marketing para a marca. Mas é um marketing espontâneo, sem custos para a marca e que, de forma efetiva, traz inúmeros resultados positivos.
Aqui tem um pouco do conceito de comunidades digitais, inclusive. Porque quando o cliente gosta de fato de um produto e/ou serviço, ele tende a divulgar a solução, mostrando tudo o que ela fez de bom em sua rotina. Então, é bastante válido investir nesse tipo de estratégia.
Ainda tem o fato de que a internet derrubou as barreiras geográficas que limitavam o mercado. Agora seu cliente pode comprar de qualquer lugar do mundo. Então, se você não está online, certamente ele vai encontrar seu concorrente por lá.
Mas o que o blog de marketing digital tem a ver com isso? É ele que vai te deixar por dentro de tudo o que falamos aqui. Você vai entender sobre o marketing digital, comportamento do cliente, ferramentas, estratégias, tendências, mudanças e tudo mais sobre o tema.
Abordamos acima a importância da presença digital, e já antecipamos um pouco sobre a relação dessa visibilidade com o blog de marketing digital. Agora vamos aprofundar um pouco mais a discussão sobre o assunto.
Com a velocidade de propagação da informação e da mudança dos comportamentos humanos ante as demandas da vida, se torna urgente para uma marca que ter sucesso perceber essas transformações. Porém, é necessário que essa percepção seja simultânea à mudança, a fim de que a marca consiga adaptar suas estratégias para o novo.
Para quem é da área digital, talvez isso seja um pouco mais intuitivo, porque já trata do tema. Mas para quem não lida com o marketing digital, cada nova mudança de comportamento pode passar despercebido, o que acabará impactando nos negócios que não se ajustarem.
Obviamente, que você deve estar pensando agora: mas por que eu preciso entender de marketing digital se tenho profissionais para fazer isso por mim? O problema é que, com a disseminação da profissão e o excesso de conteúdo de formação duvidoso na internet, muita gente hoje se diz especialista no assunto, sem ser.
Nesse cenário, os gestores precisam entender o básico de marketing digital, a fim de que tenham capacidade de debater estratégias, questionar e garantir assertividade em suas ações.
Ao acompanhar as novidades por meio de um bom blog de marketing digital, a pessoa que não é da área consegue compreender melhor suas necessidades comerciais e as ferramentas disponíveis para saciá-las.
Ademais, conseguirá ter acesso às tendências de mercado e às estratégias mais modernas que estão disponíveis em seu segmento.
Nosso blog de marketing digital está recheado de conteúdos valiosos e informativos, que acompanham as transformações no digital. E se você precisa de uma agência séria e especialista para criação de site profissional e gestão de estratégias digitais, entre em contato com a Abrasivo.
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