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Branding: Como fazer uma gestão de marca eficiente

Postado em 29 de março de 2024 | por
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dicas de gestão de marcaO posicionamento de uma marca tem relação com a forma como ela quer ser reconhecida e lembrada por seu cliente. Ou seja, é um conceito que determina a razão pela qual ela se destaca em seu segmento, e isso está conectado com a gestão de marca. Quando uma marca faz uma declaração de posicionamento, ela deixa claro para o mercado e para o seu público quais os benefícios e diferenciais mais importantes que a sua solução oferece.

Como assim? É o posicionamento que faz com que te entendam quando você pede a cerveja que desce redondo (Skol), quando você se refere à maçã (Aple) ao falar de tecnologia ou ainda quando o energético que você quer é o que te dá asas (Red Bull). Tudo isso está inserido no contexto do branding, e nesse artigo você entenderá o porquê de fazer a gestão de marca. 

Conceito de branding 

Branding é o conjunto de estratégias adotadas para fazer o gerenciamento de uma marca, com o objetivo de incorporar e reforçar seu posicionamento, identidade, missão e valores na mente das pessoas.

Então, o conceito de branding traz como significado a gestão da marca, incluindo todo o planejamento e execução de ações que objetivam fortalecer a maneira como a sociedade em geral percebe e reconhece essa marca, no cenário econômico como um todo e em seu segmento.

Importância da gestão de marca 

Fazer uma gestão de marca de forma estratégica se alicerça nos inúmeros benefícios associados. É fundamental ter esse cuidado especialmente se você busca estabilidade no mercado, se quer ter constância nas vendas, sem sofrer com as sazonalidades, se quer gerar fidelização, se busca alcançar um alto nível de competitividade.

Qualquer interferência na marca deve ser calculada de forma responsável e cuidadosa. As ações de branding interferem na forma como o consumidor enxerga a marca. Então, qualquer ação planejada e executada de forma equivocada pode ser fatal. 

As modernas tecnologias e os novos formatos de comunicação, por exemplo, exigem ações de branding, porque a marca precisa se adequar às necessidades que surgem. Com as redes sociais, os próprios consumidores se tornaram emissores de mensagens, e isso afeta a visão e disseminação de informações sobre a marca. Então, o branding é um processo contínuo. 

Fazer um bom branding, portanto, não é simples. É trabalhoso, mas rende frutos incríveis. 

Quais são os elementos de uma marca?

É importante destacar aqui nesse momento que para entender de branding é preciso entender de marca. Mas para que você possa compreender esse contexto de uma maneira mais simples, vamos trazer aqui os principais elementos de uma marca.

A caracterização desses elementos difere um pouco entre os estudiosos, mas trataremos aqui dos elementos mais comuns, considerados unânimes. Primeiramente, entenda que elementos são os itens que compõem a marca, que conseguem identificá-la. Então, seguindo essa linha, as marcas são compotas por três principais elementos: 

  • Nome: como o próprio nome diz, é o nome, a sonoridade que aquele conjunto de letras traz.
  • Logotipo: é a tipologia escolhida para escrever o nome, com a fonte, cor, traçado.
  • Símbolo: é a imagem associada à marca, a figura que vai identificá-la.

Outros elementos são considerados por alguns estudiosos, como, por exemplo, a embalagem, o mascote, o registro formal etc. Essa caracterização varia de autor para autor, mas ficaremos aqui nesses principais.

Dicas para fazer uma gestão de marca eficiente

Independentemente do segmento de atuação, existem algumas medidas que são comuns para todos que pretendem fazer uma gestão de marca eficiente. Portanto, para que o branding funcione em sua empresa, é fundamental dar atenção especial aos passos a seguir:

  • Fazer um estudo detalhado do público-alvo, porque você precisa entender quem quer atingir, para criar uma comunicação eficiente com esse público;
  • Construir o tom de voz da marca é fundamental para criar uma relação com esse público, por meio de uma comunicação de impacto;
  • Ter objetivos claros e saber quais os valores agregados à marca são indispensáveis na construção de estratégias de branding;
  • O planejamento de comunicação precisa ser completo e deve abordar todos os pontos e formas de contato com seu público;
  • Fazer uma reanálise da marca, otimizar o site, revisar a presença nas redes sociais, estudar como anda a reputação e entender se o posicionamento real está adequado ao que a marca deseja devem ser processos contínuos na gestão de marca;
  • Alinhar o atendimento para refletir os valores da marca fortalece os laços com o cliente, então invista nisso. 
  • Na dúvida, entre em contato com os consultores da Abrasivo Digital, a fim de determinar quais ações são mais impactantes para você na gestão de marca. 
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