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Marketing digital para indústrias funciona mesmo?

Postado em 31 de janeiro de 2025 | por
na categoria Notícias
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O setor industrial é bem específico, porque sua função primordial é transformar matérias-primas em um produto final. É um dos segmentos principais da economia brasileira e reúne um conglomerado gigantesco de nichos, desde pequenas fábricas a enormes complexos. São indústrias de bens de produção, intermediários e de consumo. Ou seja, é uma gama de atividades muito vasta e fundamental para o desenvolvimento social e econômico. Mas sendo uma área tão particular, será que o marketing digital para indústrias é necessário e funcional? Você vai compreender tudo nesse artigo, venha com a gente. 

Características do mercado industrial

O mercado industrial possui características distintas dos mercados de bens e serviços para consumo doméstico. Por exemplo, podemos citar: 

  • Produtos homogêneos: os itens industriais seguem normas técnicas especiais de entidades nacionais e internacionais e, por isso, são bem similares;
  • Complexidade: outro item é a complexidades dos produtos industriais, cujas especificações técnicas são fundamentais;
  • Valor de compra alto: eles apresentam valores unitários mais altos;
  • Frequência de consumo: há itens industriais que duram décadas, então eles possuem uma frequência de compras menor;
  • Público consumidor: é muito mais limitado em termos de quantidade;
  • Processo de compra mais lento: requer mais decisões até a finalização da compra;
  • Prevalência da qualidade: fatores de desempenho são considerados na hora da compra;
  • Flutuações da demanda dependem das flutuações de compra do mercado de bens de consumo;
  • Não há exposição massiva em pontos de vendas;
  • Não se fala em embalagens;
  • Produção e consumo são normalmente instantâneos, não há distribuição em pontos de venda

O que é marketing digital para indústrias?

O marketing digital para indústrias nada mais é do que a adequação de estratégias digitais para esse tipo de negócio e mercado. É o ajuste dos instrumentos estratégicos e táticos para atender às demandas desse setor em especial, fazendo com que a produção chegue ao consumidor certo, potencializando os resultados da indústria. Especialmente em um cenário em que os consumidores industriais apresentam determinadas características, sendo, muitas vezes, compostos por outras organizações industriais. Ou seja, é um cenário muito mais enigmático. 

Mas se há uma certeza nessa história toda é a necessidade de uma integração muito maior entre os setores de engenharia/desenvolvimento, de fabricação, de suprimentos, comercial e marketing, a fim de que a oferta seja eficiente e demonstre seus diferenciais efetivos para solucionar os problemas do consumidor. Especialmente neste mercado em que o desempenho é um critério importante na escolha. 

Compreendendo o processo de compra no setor industrial

Não existe compra por impulso no segmento industrial. Ou seja, todas as aquisições passam por um ampla teia de decisões. Após identificada a real necessidade, inicia-se aí uma rede de comunicação e diálogos, para identificar fornecedores, avaliar as soluções encontradas e fazer a escolha final. 

Então, nesse cenário, o que faz a diferença para a empresa é fazer as aquisições e vendas adequadas, a fim de garantir o lucro. Inclusive porque pode acontecer a interferência de vários fatores no custo de seus produtos, a exemplo dos atrasos de fornecedores, problemas de logística, problemas na linha de produção, devolução por má qualidade de matéria-prima etc. 

Compras ineficientes no setor industrial geram prejuízos significativos, porque baixa a eficiência do processo e gera insatisfação do cliente. Então, quando o assunto é marketing digital para indústrias, deve-se ter em mente que a intenção é focar na distribuição dos itens certos, no momento mais oportuno, com o preço adequado e para o público-alvo certo. 

As estratégias digitais precisam, portanto, demostrar ao cliente potencial que aquela indústria é capaz de garantir:

  • Logística adequada que não comprometa o processo de produção de seu cliente, ou seja, cumprimento fiel de prazos;
  • Materiais de qualidade, com preço competitivo que gerem o menor custo, mas sem comprometer o padrão de qualidade e, consequentemente, a finalidade a que se propõe;
  • A continuidade das entregas dentro do cronograma e calendário do cliente, assegurando que não haverá falta desses itens;
  • Que não haverá desperdícios, nem entregas de materiais equivocados, nem entregas de itens ultrapassados;
  • Uniformidade e padronização dos itens, sem falhas e com dimensões e propriedades corretas.  

O preço também passar por ponderações mais relevantes, porque nem sempre o mais barato é a melhor opção no setor industrial. Então, são muitos fatores que refletirão nas estratégias de marketing digital. 

Como fazer marketing digital para indústrias?

Então, sim, vale a pena investir no marketing digital para indústrias, ainda que ela seja exclusiva em seu segmento. É muito importante lembrar que não se faz marketing digital apenas com foco em vendas. Existem finalidades outras também, que são essenciais. Inclusive, relativas à imagem, posicionamento e até à gestão de crises eventuais.

Mas por ser um segmento repleto de peculiaridades, não dá para pegar uma fórmula pronta utilizada no segmento de serviços e comércio para consumidor final e aplicar a uma indústria. Certamente isso não dará resultados. O ideal é contratar uma agência de marketing digital que tenha intimidade com o segmento, a exemplo da Abrasivo Digital, e que desenvolva um plano de marketing digital personalizado, considerando todos os fatores referentes ao consumidor desse segmento. 

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