A internet eliminou as barreiras geográficas que restringiam as vendas, e hoje o público-alvo de uma empresa pode estar em qualquer lugar. Mas o aumento desse alcance também trouxe um desafio, que é fazer com que o produto chegue à pessoa certa, aquela que tem real interesse em consumi-lo. Assim, nasceram as estratégias digitais, com o objetivo de encurtar esse caminho, tornando as ações no universo online muita mais certeiras. Hoje falaremos de uma dessas estratégias, a gestão de tráfego no Instagram.
O Instagram nasceu como uma rede social para reunir pessoas com interesses comuns e para o compartilhamento de informações. Mas na época de seu surgimento, certamente ninguém imaginaria a força que a rede alcançaria no mundo dos negócios. Mas além do imenso potencial, o Instagram também traz desafios. Então, nesse cenário corporativo, não basta criar uma conta sem montar um plano estratégico bem delineado.
O Instagram é apenas uma dentre as inúmeras redes sociais. Muito embora a empresa deva identificar em quais desses canais é pertinente manter seu perfil, certamente o Insta estará nessa relação. Especialmente porque ele oferece inúmeras possibilidades para chamar a atenção do público certo. Assim, ter um perfil profissional traz inúmeros benefícios, e não somente a possibilidade de operar a gestão de tráfego no Instagram. Aqui vão alguns benefícios:
A gestão de tráfego no Instagram é o nome que se dá ao conjunto de estratégias de tráfego pago conduzidas dentro da rede social, com o objetivo de alcançar o público-alvo pretendido na ação. Esse tipo de estratégia mostra-se bastante relevante, porque o objetivo é alavancar o alcance de uma postagem. Assim, a marca consegue fazer com aquela informação chegue a mais pessoas e, consequentemente, aumenta o seu número de vendas de forma rápida e pontual.
Mas como funciona o tráfego pago no Instagram? A agência de marketing digital elabora o anúncio, para rodar uma campanha. Essa campanha pode ter finalidades diversas, como, por exemplo, vender algum produto/serviço, anunciar uma promoção, antecipar um evento, conseguir capturar dados para campanhas futuras oferecendo materiais gratuitos etc. O importante é ter o objetivo bem definido, a fim de que seja criado um anúncio compatível com a meta que se espera alcançar.
Na prática, com certeza, em algum momento em que você estava navegando pelo Instagram, você viu uma postagem com a indicação “patrocinado” e que trazia um “saiba mais” logo abaixo do anúncio. Isso é uma ação dentro da gestão de tráfego pago no Instagram. O diferencial é que, quando você faz a gestão de tráfego, você escolhe exatamente qual o tipo de público que aquela postagem deve alcançar. Ou seja, você escolhe as características das pessoas para as quais a postagem deve aparecer, baseadas em interesses, dados demográficos e afins.
Então, aqui chegamos à primeira conclusão: a sua estratégia só vai funcionar, se você fizer a segmentação correta do público. Portanto, invista em uma empresa especializada em gestão de links patrocinados.
Diante das informações que já apresentamos até aqui, vamos agora te apresentar as dicas mais valiosas para fazer a gestão de tráfego no Instagram funcionar perfeitamente e você obter os resultados esperados com a campanha. Confira.
1. Faça um estudo de persona e conheça bem o seu público
Nenhuma gestão de tráfego funciona, se você não tiver um perfil detalhado do público-alvo. Por isso, é fundamental fazer o estudo de persona, que facilitará a segmentação para a campanha na rede social.
2. Trace seus objetivos
Você deve ter clareza sobre o objetivo que pretende alcançar com a ação e quais as metas esperadas.
3. Crie um anúncio atraente e persuasivo
Elaborar um anúncio requer atenção especial, porque ele deve reunir duas características pelo menos: ser atrativo e persuasivo. É necessário utilizar ferramentas específicas, como o copywriting, a fim de que ele traga os resultados esperados.
4. Prepare-se para oferecer uma boa experiência ao cliente potencial
A depender do que você estiver vendendo no anúncio, os seus canais de atendimento precisam estar preparados para acolher a demanda. Então, certifique-se de que você conseguirá atender o fluxo extra. Isso vale não apenas para o atendimento em si, mas também para o estoque e para a logística de entrega. E aqui, vale abrir um parêntese e indicar a leitura de nosso artigo sobre a importância da experiência do cliente.
5. Faça o monitoramento dos resultados
É fundamental fazer o acompanhamento em tempo real dos resultados da ação. Assim, será possível verificar como a campanha está se saindo e colher indicadores que deverão ser considerados numa próxima ação.
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