Agência de Marketing Digital em Salvador atendendo Aracaju e demais regiões do Brasil, referência em Criação de Sites e Inbound Marketing.

Social media marketing: por que e como contratar um

Postado em 9 de dezembro de 2024 | por
na categoria Notícias
with 0 and 0

A profissão do social media marketing é relativamente nova, mas está crescendo na mesma proporção em que cresce o mercado digital. Isso porque o seu papel é justamente a criação e gestão de conteúdos para as redes sociais de uma marca. Isso inclui também as funções de produção, agendamento, interação e monitoramento de resultados. Nesse artigo, falaremos da importância e atuação desse profissional, com dicas valiosas de como garantir a contratação de pessoas habilidosas.

Um pouco sobre as redes sociais

As redes sociais são plataformas criadas no ambiente digital com o intuito de promover o compartilhamento de conteúdos diversos e a interação entre as pessoas. Elas conectam indivíduos com interesses comuns, viabilizando a troca de informações.

A sua utilidade, no entanto, é diversificada na medida em que apresenta ampla funcionalidade. As redes sociais funcionam tanto para as pessoas comuns interessadas em dividir sua rotina quanto para o mundo dos negócios, como ferramenta de marketing digital.

A velocidade com que evoluem as redes é gigantesca. Algumas inovam nas ferramentas, outras surgem, e há aquelas que deixam de existir. Mas não há como negar a realidade de que as redes sociais são excelentes mecanismos para atração e retenção de clientes, basta saber usar. 

Quem é o social media marketing?

É nesse contexto de redes sociais que surge o social media marketing. Como já adiantamos no início desse artigo, é aquela pessoa responsável por cuidar das redes sociais. Mas não é um cuidado como o que as pessoas comuns fazem em suas redes pessoais. 

O papel desse profissional vai muito além de apenas pensar e criar conteúdos, porque ele precisa dominar o funcionamento da plataforma e, simultaneamente, conhecer profundamente o segmento de atuação do cliente.     

Principais funções do social media

Dentre as principais funções do social media marketing estão:

  • Planejamento do conteúdo 

Esse profissional precisa compreender o mercado em que o negócio está inserido e também as características do público-alvo. Assim, ele terá elementos para desenvolver as estratégias de conteúdo e avaliar quais temas são mais relevantes para aquele cliente.

  • Criação do conteúdo

O social media marketing deverá escrever os conteúdos a serem publicados, seja eles legendas de posts, stories, roteiros de vídeos ou demais formatos. 

  • Definição do calendário editorial

Ele também deve indicar não apenas os assuntos a abordar nas redes sociais, mas também os dias e horários em que cada publicação entrará no ar. Essa definição vem a partir da análise do comportamento do público-alvo. 

  • Interação com o público-alvo

O social media marketing também fica responsável por interagir com os usuários, respondendo suas demandas. Além disso, ele deve acompanhar as menções ao cliente, rastreando os posts que mencionam a marca. Por fim, deve ser capaz de identificar situações que afetam negativamente a marca, para reverter o caso e minimizar seus impactos de forma ágil. 

  • Geração de relatórios 

Outro papel importante é a geração de relatórios, a fim de avaliar os resultados. Assim, poderá verificar a assertividade de suas ações e, se necessário, promover adaptações. 

Habilidades indispensáveis

O grande desafio de contratar um social media marketing está em encontrar um profissional que reúna o rol de habilidades necessárias ao exercício da profissão. Mas quais seriam essas características? Estão listadas logo abaixo:

  • Ser hard user de redes sociais;
  • Manter-se sempre atualizado com as novidades;
  • Dominar o uso correto da língua portuguesa;
  • Conseguir gerir vários projetos simultaneamente;
  • Conhecer profundamente as ferramentas e suas potencialidades;
  • Agilidade na produção de conteúdo;
  • Compromisso com os prazos de criação e publicação dos conteúdos;
  • Adaptar a linguagem para cada cliente e comunidade;
  • Ser criativo;
  • Ter organização;
  • Entender sobre gestão de crises;
  • Inteligência emocional para lidar com os comentários;
  • Fazer uma boa gestão do tempo;
  • Ser capaz de fazer análise de dados.

Como contratar um social media marketing

Pelas informações expostas até aqui já dá para perceber a importância do papel do social media marketing para o sucesso das estratégias digitais de uma marca. Ou seja, é muito difícil conseguir executar um plano de marketing digital sem a presença desse profissional.

Por outro lado, a disseminação de cursos e conteúdos na internet e a ausência de regulamentação clara da profissão fez com que muitas pessoas se autodenominassem social medias. O problema é que inúmeros desses pseudoprofissionais não possuem conhecimento técnico adequado para atuar com assertividade.

O resultado disso é que as empresas acabam perdendo tempo com ações ineficientes e que não trazem resultados efetivos para os negócios. Mas como resolver essa situação, então?

O melhor caminho para ter assertividade é contratar uma agência. Dentre as inúmeras vantagens que uma agência de marketing digital oferece, está a sua equipe de profissionais especializados. Mas é necessário fazer uma escolha certeira. Por isso, indicamos a Abrasivo Digital como a solução em planejamento e execução do marketing digital. Com uma equipe altamente capacitada e com as ferramentas mais avançadas do mercado, a Abrasivo oferece resultados reais, a partir de ações personalizadas e voltadas para o seu negócio.

x