A profissão do social media marketing é relativamente nova, mas está crescendo na mesma proporção em que cresce o mercado digital. Isso porque o seu papel é justamente a criação e gestão de conteúdos para as redes sociais de uma marca. Isso inclui também as funções de produção, agendamento, interação e monitoramento de resultados. Nesse artigo, falaremos da importância e atuação desse profissional, com dicas valiosas de como garantir a contratação de pessoas habilidosas.
As redes sociais são plataformas criadas no ambiente digital com o intuito de promover o compartilhamento de conteúdos diversos e a interação entre as pessoas. Elas conectam indivíduos com interesses comuns, viabilizando a troca de informações.
A sua utilidade, no entanto, é diversificada na medida em que apresenta ampla funcionalidade. As redes sociais funcionam tanto para as pessoas comuns interessadas em dividir sua rotina quanto para o mundo dos negócios, como ferramenta de marketing digital.
A velocidade com que evoluem as redes é gigantesca. Algumas inovam nas ferramentas, outras surgem, e há aquelas que deixam de existir. Mas não há como negar a realidade de que as redes sociais são excelentes mecanismos para atração e retenção de clientes, basta saber usar.
É nesse contexto de redes sociais que surge o social media marketing. Como já adiantamos no início desse artigo, é aquela pessoa responsável por cuidar das redes sociais. Mas não é um cuidado como o que as pessoas comuns fazem em suas redes pessoais.
O papel desse profissional vai muito além de apenas pensar e criar conteúdos, porque ele precisa dominar o funcionamento da plataforma e, simultaneamente, conhecer profundamente o segmento de atuação do cliente.
Dentre as principais funções do social media marketing estão:
Esse profissional precisa compreender o mercado em que o negócio está inserido e também as características do público-alvo. Assim, ele terá elementos para desenvolver as estratégias de conteúdo e avaliar quais temas são mais relevantes para aquele cliente.
O social media marketing deverá escrever os conteúdos a serem publicados, seja eles legendas de posts, stories, roteiros de vídeos ou demais formatos.
Ele também deve indicar não apenas os assuntos a abordar nas redes sociais, mas também os dias e horários em que cada publicação entrará no ar. Essa definição vem a partir da análise do comportamento do público-alvo.
O social media marketing também fica responsável por interagir com os usuários, respondendo suas demandas. Além disso, ele deve acompanhar as menções ao cliente, rastreando os posts que mencionam a marca. Por fim, deve ser capaz de identificar situações que afetam negativamente a marca, para reverter o caso e minimizar seus impactos de forma ágil.
Outro papel importante é a geração de relatórios, a fim de avaliar os resultados. Assim, poderá verificar a assertividade de suas ações e, se necessário, promover adaptações.
O grande desafio de contratar um social media marketing está em encontrar um profissional que reúna o rol de habilidades necessárias ao exercício da profissão. Mas quais seriam essas características? Estão listadas logo abaixo:
Pelas informações expostas até aqui já dá para perceber a importância do papel do social media marketing para o sucesso das estratégias digitais de uma marca. Ou seja, é muito difícil conseguir executar um plano de marketing digital sem a presença desse profissional.
Por outro lado, a disseminação de cursos e conteúdos na internet e a ausência de regulamentação clara da profissão fez com que muitas pessoas se autodenominassem social medias. O problema é que inúmeros desses pseudoprofissionais não possuem conhecimento técnico adequado para atuar com assertividade.
O resultado disso é que as empresas acabam perdendo tempo com ações ineficientes e que não trazem resultados efetivos para os negócios. Mas como resolver essa situação, então?
O melhor caminho para ter assertividade é contratar uma agência. Dentre as inúmeras vantagens que uma agência de marketing digital oferece, está a sua equipe de profissionais especializados. Mas é necessário fazer uma escolha certeira. Por isso, indicamos a Abrasivo Digital como a solução em planejamento e execução do marketing digital. Com uma equipe altamente capacitada e com as ferramentas mais avançadas do mercado, a Abrasivo oferece resultados reais, a partir de ações personalizadas e voltadas para o seu negócio.
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