A internet tornou a comunicação mais democrática e bilateral. Hoje, todos conseguem opinar sobre qualquer assunto, e essa opinião alcança uma comunidade digital gigantesca. Diante desse cenário, não há como negar que os desafios ficam ainda maiores para os negócios no digital. Ainda mais no contexto da web 3.0, em que os robôs e algoritmos também fazem a leitura e interpretação das informações. Mas o que isso tem a ver com a manutenção do site? Tudo. É necessário, mais do que nunca, fazer adaptações e ajustes contínuos no site da empresa para acompanhar essa evolução e tornar a página na internet um espaço virtual sempre atualizado, funcional e atraente.
O site é um ambiente virtual com funcionalidades variadas. No segmento empresarial, por exemplo, ele funciona como o endereço do negócio na internet. E, nessa função, assume uma responsabilidade grande para a marca de servir como sua sede, seu ponto de contato primordial. Além dessa parte institucional, o site também pode funcionar como loja online (e-commerce) e até como um blog informativo.
Ademais, o site é também uma poderosa e estratégica ferramenta dentro do plano de marketing digital. Então, é necessário ter uma página que atenda a todos os requisitos de funcionalidade, navegabilidade, design e conteúdo, garantindo ao mesmo tempo uma perfeita experiência do cliente e as exigências técnicas dos algoritmos das páginas de busca. E aqui já dá para perceber o quão relevante é o processo de manutenção de sites. Só assim a empresa se assegurará de que, mesmo com o passar do tempo e com os avanços tecnológicos, ele continua eficiente em seu propósito.
No contexto da velocidade com que surgem novas ferramentas e funcionalidades no ambiente digital, o procedimento de manutenção de sites surge como a única opção de garantir o alto desempenho da página. Ou seja, é por meio da manutenção que se fazem análises contínuas, identificam-se problemas e promovem-se ajustes.
O trabalho de manutenção faz uma varredura pelo site. Assim, existe a análise dos requisitos técnicos, que avaliam, por exemplo, o funcionamento dos links e o tempo de resposta aos comandos do usuário. Ao clicar em um link ou imagem do site, existe um intervalo esperado para que aquela página ou imagem abra.
Outro item técnico de extrema relevância é a segurança da informação. Um bom site deve suportar e combater tentativas de ataques. Ademais, também deve preservar as informações dos clientes, evitando qualquer risco de vazamento de dados. Inclusive porque a Lei Geral de Proteção de Dados penaliza as empresas que não fazem o tratamento de dados sensíveis corretamente.
Ainda no quesito técnico, existem outros fatores como a velocidade do site e a responsividade. Um site responsivo é aquele preparado para abrir em qualquer dispositivo, sem perder eficiência. Ou seja, o usuário consegue acessar a página pelo computador, notebook, tablet ou celular, por exemplo, com o mesmo nível de experiência.
É necessário também ter um site otimizado para o SEO, a fim de que ele conquiste um bom posicionamento nas páginas de buscas da internet, como o Google. E, por fim, deve-se considerar a experiência do usuário. O site precisa ter uma arquitetura da informação intuitiva, com boa navegabilidade e usabilidade, e uma linguagem clara, mas persuasiva. O usuário precisa conseguir encontrar o que procura com facilidade e se sentir atraído para consumir o que a empresa vende.
Por fim, há também o back up, a análise de tráfego, relatórios periódicos e serviço de helpdesk.
O serviço de manutenção de site acompanha tudo isso, monitorando as funcionalidades e ajustando o site às novas tecnologias e exigências do mercado e do cliente. Para saber em detalhes todos os serviços incluídos, leia agora o artigo com as vantagens da manutenção de sites.
Existem empresas especializadas em realizar a manutenção de sites. E esse nível de conhecimento é fundamental, para que o trabalho traga resultados reais para o negócio. Há casos em que o site apresenta queda de acessos ou redução de vendas, e o proprietário nem imagina que o problema poderia ser resolvido durante um procedimento de manutenção.
A Abrasivo Digital desenvolveu uma expertise bastante expressiva tanto em criação de sites quanto em manutenção. A equipe de profissionais da agência mantém uma rotina de atualização e capacitação contínua, a fim de garantir um serviço de excelência e entregar resultados significativos para seus clientes.
O portfólio da agência reúne clientes de todos os portes e segmentos de atuação, porque a agência se dedica a estudar a área de atuação do cliente com profundidade, para implementar as melhores soluções para seu caso. Os sites que a Abrasivo cria são personalizados e conectados com os valores, público-alvo e objetivos da empresa.
Da mesma forma, o serviço de manutenção de sites que a Abrasivo oferece traz a expertise de décadas de evolução em busca de entregar o melhor. Talvez você nem saiba que o site não está preparado para o mercado. Talvez você também não saiba que o seu site precisa de uma reformação. Na dúvida, entre em contato com nossa equipe e vamos fazer seu site trazer os números que você nem imaginou que ele seria capaz de gerar.
Abrasivo Abrasivo Digital Abrasivo Digital Studio Abrasivo Marketing Digital Agência de marketing digital Agência Digital Aracaju Automação de Marketing Clientes Coronavírus Covid-19 Criação de site Criação de sites Criação de Sites em Salvador Dicas Dicas de marketing e-commerce Empresas estratégias Facebook Facebook ADS Google Home-office Inbound Marketing Instagram internet Isolamento Social Leads Loja Virtual Manutenção de Sites marketing Marketing de Conteúdo Marketing Digital Mídias Sociais Pandemia Planejamento Estratégico Quarentena Redes Sociais Salvador Saúde SEO Site Sites tecnologia vendas