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A comunicação digital chegou quebrando vários paradigmas. Antigamente, a estrutura de comunicação era unilateral. Ou seja, as empresas e marcas falavam ao mercado o que queriam. Naquela época, o consumidor tinha um papel muito passivo. Hoje, no entanto, com o advento das redes sociais e demais ferramentas, a pessoa comum ganhou voz e se tornou influenciadora. Nesse artigo, você entenderá um pouco sobre como o marketing de influência evoluiu e os seus impactos.
O marketing de influência é uma estratégia de marketing digital que envolve a contratação de criadores de conteúdo independentes, que têm uma comunidade própria e engajada, a fim de divulgar algum produto ou serviço da marca para esse público. Esses produtores de conteúdo, chamados de influenciadores digitais, possuem uma relação forte com seu público e acabam exercendo um poder de influência muito grande sobre o comportamento de consumo dessas pessoas.
Então, com o marketing de influência, a marca consegue atingir o público do influenciador. A estratégia pode ser utilizada em várias situações, como, por exemplo, para ampliar o rol de clientes, para dar visibilidade a algum novo lançamento, determinar o posicionamento da marca, dar saída a algum produto/serviço específico, e muito mais.
A estratégia abre os caminhos para a construção de parcerias que beneficiam positivamente as marcas. No blog, temos, inclusive, um artigo bem interessante para você entender quando contratar um influenciador digital.
A relação construída entre o influenciador e os seus seguidores é pautada na confiança. Por isso, quando uma marca investe nesse nicho, ela aproveita essa confiabilidade. Ou seja, a grosso modo, se o influenciador diz que é bom, é porque é bom mesmo. Então, os produtos e serviços divulgados por aquele produtor de conteúdo já tem o valor da confiança intrínseco.
Inclusive a potência dessa confiança é reforçada por inúmeras pesquisas de mercado. Dados das agências Hootsuite e We Are Social, por exemplo, colocam o Brasil na segunda posição do ranking de países que mais seguem influenciadores digitais, com 44,3% dos usuários de internet.
O número de pessoas que já consumiu algum produto indicado por um influenciador digital também é considerável. Pesquisa da Qualibest já indicou ser essa a segunda maior fonte de influência para a tomada de decisão sobre o consumo, sendo que quase metade dos entrevistados afirmaram que já adquiriram algo por recomendação de influenciadores.
O novo comportamento do público consumidor exigiu uma verdadeira reformulação da comunicação das marcas. A comunicação exclusivamente voltada para a autovalorização cedeu lugar a essa nova forma de falar com o público, pelos intermediários.
Além dos influenciadores digitais, o marketing de influência ganha espaço também dentro das chamadas comunidades digitais. O diferencial está justamente na velocidade de disseminação da informação nesses meios, que vai muito além da capacidade da marca com o marketing tradicional.
O que se coloca em debate nesse momento é como a marca deve construir sua estratégia eficiente de marketing de influência, a fim de criar uma comunidade virtual forte e ativa. Ademais, também vale refletir sobre como manter essa comunidade conectada com a marca, de forma a atuar a seu favor com constância.
Outro ponto relevante sobre a evolução do marketing de influência tem relação com o tamanho do influenciador. Muitas vezes, investir em um influenciador que tem um público menor, mas melhor segmentado pode ser mais assertivo.
O ideal é buscar o suporte de uma agência de marketing que tenha expertise no assunto, para desenhar as estratégias mais eficientes para o seu negócio. Além disso, ajudar na formulação de ideias para o desenvolvimento e fortalecimento da comunidade digital.
Para respaldar tudo que já falamos acima, reunimos alguns motivos para embasar a decisão de investir em marketing de influência. Claro que o plano de ação da empresa deve ser desenvolvido com base nos resultados que ela quer obter a partir de seus objetivos.
Então, é fundamental montar um plano de ação focado em resultados, com ações específicas dentro de cada meta definida. A proposta é pensar de que forma as ações podem favorecer a marca e como colocá-las em prática com assertividade.
O marketing de influência tem esse benefício, de você conseguir identificar previamente o público, a partir do perfil do influenciador ou do comportamento da comunidade digital.
O leque de influenciadores digitais é imenso. O Brasil está na segunda posição entre os países com maior número de influenciadores digitais, atrás dos Estados Unidos, segundo a consultoria Nielsen. Então, se você fizer uma boa seleção, pode encontrar influenciadores com um custo mais baixo.
Além disso, o conteúdo é produzido pelo próprio influenciador, com base no briefing da marca. Isso reduz o custo de produção da empresa.
O investimento no influenciador certo traz resultados expressivos para a marca, porque eles têm um poder alto de influenciar a decisão de compra.
Quando a marca busca expandir os negócios e atingir novos públicos, essa é uma estratégia eficaz.
Outro aspecto importante é o fortalecimento da marca. Por meio das ações de marketing de influência é possível fortalecer a marca e ressaltar valores.
O manejo das ações de marketing de influência também é capaz de trabalhar o posicionamento da marca, seja para reforçá-lo ou para modificá-lo.
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