By Freepik
O briefing é um documento indispensável para quem busca assertividade, eficiência e resultados em projetos e nos trabalhos e campanhas de comunicação e marketing. Ele é também conhecido pela expressão Pedido Interno de Trabalho, carinhosamente apelidado de PIT. Ou seja, é a descrição concisa e clara de uma tarefa, trabalho ou projeto que precisa ser realizado. Portanto, para que seu produto final funcione bem, você precisa aprender a fazer bem esse documento. Por isso, te ensinaremos aqui como fazer um briefing de sucesso.
O briefing é um documento, por escrito, que reúne informações estratégicas para direcionar o desenvolvimento de um projeto ou a solução de um problema. Portanto, o briefing servirá como um guia, a fim de auxiliar a criação do produto final. Ele vai conectar os objetivos do projeto em si com os objetivos e valores da empresa.
Dessa maneira, o briefing precisa apresentar o problema que você identificou e a proposta de solução. Ou, ainda, pode ser o documento preparado a partir das orientações do cliente sobre o que ele quer que você produza. Portanto, o briefing vai guiar todo o processo de planejamento e também de criação.
Depois de finalizado, esse documento é distribuído por todos que participarão do projeto. Assim, cada membro da equipe terá acesso a informações relevantes que deverão guiar suas ideias, sugestões e ações. Mas para que a prática funcione como diz a teoria, é fundamental aprender como fazer um briefing perfeito.
E é importante lembrar aqui que o briefing é muito importante, inclusive, para montar o seu planejamento estratégico de marketing.
Aqui não resposta certa, então depende. O briefing deve ter o tamanho que se fizer necessário para esclarecer o projeto a todos os participantes da equipe responsável pelo projeto. Portanto, o tamanho do briefing está diretamente ligado ao tipo e dificuldade do projeto a ser desenvolvido. Ou seja, quanto mais complexo, certamente maior será o briefing.
Porém é preciso deixar claro que o tamanho não é o mais importante. Sobretudo se você utiliza uma linguagem objetiva, clara e acessível a todos os envolvidos no projeto. Quanto mais clareza, melhor. Afinal, os profissionais terão como base para o desenvolvimento de cada etapa justamente as especificações constantes no briefing. Então, em vez de pensar em tamanho, pense em utilidade.
Serve como um contrato formal firmado entre os participantes do projeto;
Define o passo a passo, atuando como um guia e um roteiro;
Torna-se documento oficial, evitando ruídos na comunicação entre os envolvidos no projeto.
Você já parou para observar quantas mensagens dão errado e acabam criando problemas e até gerando crises para as marcas? Pois vamos relembrar aqui alguns casos que já aconteceram no marketing e que se tornaram verdadeiros tiros nos pés da própria empresa.
A loja de roupas Zara, certa vez, utilizou duas modelos bem magras em uma campanha com a frase “ame suas curvas”. Claro que o resultado não foi o desejado, e o assunto foi parar nos holofotes, mas de maneira negativa.
E isso não acontece apenas no Brasil. Outro caso histórico foi da rede de chocolates Hershey’s. Para comemorar seus 50 anos no México, a marca criou uma propaganda em que influenciadores distribuíam chocolates entre pessoas vulneráveis na rua e fotografavam ao lado deles. A ação foi considerada oportunista e de mau gosto.
Outra marca de roupas, a H&M passou por maus bocados ao criar uma campanha em que uma criança afrodescendente vestia uma blusa com a frase “O macaco mais legal da selva”. Por outro lado, na mesma campanha, a frase na blusa do menino branco era “Especialista em sobrevivência”. A campanha foi vista como racista, e a marca foi obrigada a tirá-la do ar e pedir desculpas públicas.
Esses são apenas alguns exemplos dos milhares de casos. E observe que se tratam de empresas grandiosas, mundialmente conhecidas. E qual foi o erro delas? Certamente, dentre os possíveis problemas, houve uma falha no briefing.
Reduzir os riscos de erros e falhas;
Orientar melhor a equipe no processo de produção do produto;
Economizar recursos;
Esclarecer os objetivos;
Fazer o levantamento dos recursos necessários;
Definir prazos;
Agilizar o tempo das entregas;
Garantir mais assertividade e eficiência e, consequentemente, os resultados desejados.
Inicialmente, antes de escrever a primeira palavra no briefing, você precisa ter bem definido o que você quer com aquele projeto. Que mensagem você pretende passar? Especialmente na área de comunicação, é fundamental se perguntar o que você busca comunicar com aquele produto. E ir mais além, pensar em construir conceitos e fundamentos. Dessa forma, é fundamental agendar uma reunião entre os envolvidos, para discutir essas questões antes de passar para a fase do papel.
A partir daí, é colocar a mão na massa. Ou seja, passar para o papel os seus objetivos com aquele projeto. Em seguida, determinar os recursos humanos e técnicos que serão necessários; definir os prazos e o orçamento; indicar eventuais restrições técnicas; levantar a concorrência e o público; propor a solução. De forma didática, dá para utilizar o roteiro abaixo de como fazer um briefing e adaptá-lo a sua necessidade:
Identificar a natureza do projeto, seu contexto e objetivos;
Fazer a análise setorial, a fim de analisar o segmento de atuação;
Levantar as informações sobre o público-alvo;
Reunir informações sobre perfil e portfólio da empresa;
Definir prazos e orçamento;
Abordar as restrições e objeções já existentes;
Definir as estratégias e indicar possíveis soluções;
Definir a equipe responsável pelo projeto;
Indicar informações adicionais relevantes (por exemplo, experiências anteriores, detalhes sobre clientes etc).
Depois que o briefing estiver pronto, tenha cuidado de distribuí-lo entre todos interessados, incluindo as pessoas que podem ser demandados para alguma tarefa específica em algum momento. Elas precisam ter conhecimento de como e para que o projeto foi pensado.
Agora que você já sabe como fazer um briefing, é só colocar em prática! E se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários, que te ajudaremos a esclarecer.
Abrasivo Abrasivo Digital Abrasivo Digital Studio Abrasivo Marketing Digital Agência de marketing digital Agência Digital Aracaju Automação de Marketing Clientes Coronavírus Covid-19 Criação de site Criação de sites Criação de Sites em Salvador Dicas Dicas de marketing e-commerce Empresas estratégias Facebook Facebook ADS Google Home-office Inbound Marketing Instagram internet Isolamento Social Leads Loja Virtual Manutenção de Sites marketing Marketing de Conteúdo Marketing Digital Mídias Sociais Pandemia Planejamento Estratégico Quarentena Redes Sociais Salvador Saúde SEO Site Sites tecnologia vendas