Quando contratar um influenciador digital? Saiba tudo

Postado em 27 de março de 2023 | por
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saiba quando contratar um influenciador digitalInfluenciador digital é um mercado que oferece amplo campo de investimento para marcas de pequeno, médio e grande porte. Cada vez mais as pessoas têm utilizado a internet para consultar opiniões de outros consumidores, antes de adquirir produtos ou serviços. Conhecendo bem o perfil profissional e do seu público-alvo, você pode fazer uma escolha acertada ao contratar um influenciador digital.

Os influenciadores podem ajudar a alavancar os resultados de uma marca e até fortalecer sua imagem, com o poder de persuasão que exercem sobre os seguidores. Por isso, vamos te fornecer alguns elementos para que você avalie a contratação de influenciadores digitais. 

O que é um influenciador digital?

Influenciador digital é alguém com muita popularidade nas redes sociais, que construiu presença sólida e exerce forte influência sobre a decisão de compra dos seus seguidores.

Esses profissionais normalmente segmentam sua atuação por nicho, mas também costumam expor nas redes sua rotina, ampliando o rol daquilo que podem divulgar. Assim, há influencers em qualquer nicho que se possa imaginar. 

O influenciador digital possui relação poderosa com seus seguidores, que se tornam uma legião de fãs. Aproveitando esse relacionamento, o influencer divulga produtos e serviços das marcas contratantes.

Essa propaganda pode ter formato de postagem no feed, reels, story. O conteúdo também varia. O influenciador pode apresentar o produto, fazer resenha, inclui-lo em sua rotina etc. O limite é sua criatividade e as restrições dos termos de uso da rede.

A legislação de defesa de consumidor exige que toda publicidade seja identificada, e isso vale para os influenciadores. 

Quais resultados o investimento no influenciador digital pode trazer para a marca?

Quando a marca escolhe bem o influenciador contratado, os resultados chegam a surpreender. É possível, portanto, verificar aumento direto nas vendas (conversões), ampliar presença no mercado (brand awareness) e ter outros resultados, como por exemplo aumento da participação das pessoas em sorteios, eventos e ações. 

Tudo dependerá do que a marca está anunciado, do seu objetivo específico com a contratação do influenciador e do efetivo poder de persuasão do influenciador sobre seus seguidores. Ou seja, há vários fatores a se considerar no quesito resultado. Logo, para contratar um influenciador digital é interessante que a marca tenha consciência do impacto que ela busca atingir com a parceria, para poder medir seus resultados efetivamente.

Como escolher o influenciador?

Estude o comportamento do influenciador em relação àquilo que você quer anunciar. Ou seja, verifique se existe conexão entre seu produto/serviço e o perfil do influenciador. Por exemplo, não adianta enviar uma coleção de roupas fitness a um sedentário de carteirinha.

Ou seja, não adianta avaliar apenas o número de seguidores. Analise o nicho de atuação e a compatibilidade do público do influencer com a persona do seu negócio. Além disso, é bom ficar atento ao nível de engajamento dos seguidores.

Algumas dicas para te ajudar na hora de contratar um influenciador digital são:

  • Primeiramente, defina a ação ou campanha a divulgar;

  • Identifique o público a atingir (amplo ou segmentado);

  • Pesquise influenciadores em redes sociais (considere os que possuem menos seguidores);

  • Elabore uma lista de influencers que fazem sentido para sua marca, alinhados com os posicionamentos e valores;

  • Estude o nicho de mercado e o engajamento dos seguidores;

  • Solicite o mídia kit, a fim de avaliar métricas e outros dados;

  • Verifique se os orçamentos estão dentro de suas possibilidades;

  • Analise a qualidade do conteúdo postado;

  • Faça uma página de vendas bem atrativa para divulgar.

Sites como o Hype Auditor, por exemplo, fornecem informações valiosas sobre os influenciadores digitais 

Por que e quando devo contratar um influenciador digital? 

Uma pesquisa realizada com dados da Statista e HootSuite apontou que mais de 43% dos brasileiros já compraram algo após divulgação de um influenciador. Então já dá para entender por que contratar um influenciador digital pode ser uma excelente estratégia de marketing digital.

Assim, vale a pena contratar um influenciador digital, se você quer, por exemplo:

  • Aumentar suas conversões;

  • Visibilidade para um produto específico ou um lançamento;

  • Mostrar o produto em ação, por meio de resenhas após uso;

  • Maior participação no mercado;

  • Trabalhar presença e notoriedade naquela região;

  • Dar saída a algum produto específico.

Você pode, inclusive, escolher alguns influencers para atuar como embaixadores da sua marca, a fim de reforçar a credibilidade e dar consistência à relação por meio do branded content. 

Cuidados antes de contratar um influencer

Você precisa escolher o que anunciar de forma estratégica. Assim, lembre-se de verificar o estoque do produto e/ou sua capacidade técnica de produzi-lo. No caso de serviços, esteja preparado para suprir a demanda que surgir. Também prepare-se para garantir a logística de entrega.

Qualquer problema pode gerar um resultado inverso. Porque, por exemplo, se você anuncia e não consegue entregar, surgirão comentários negativos. E a propaganda negativa em redes sociais pode alcançar muita gente.

Avalie, portanto, o cenário, para compreender como essa demanda pode aumentar, a fim de não gerar estoque desnecessário. Ou seja, estude o mercado antes de contratar um influenciador digital. 

Além disso, fique atento a:

  • Evite influenciadores que fazem propaganda em excesso;

  • Verifique se os seguidores são reais;

  • Não invista em influenciador com valores opostos aos da marca;

  • Observe a seriedade das marcas divulgadas;

  • Por fim, só faça parceria com quem faz conteúdo de qualidade.

 

*** Já contratou algum influenciador? Compartilhe sua experiência e resultados com a gente.

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