5 tipos de posts que geram engajamento

Postado em 13 de março de 2023 | por
na categoria Dicas, Notícias
tags , , ,
com 0 e 0

conheça os posts que geram engajamentoNinguém faz postagem em redes sociais para ficar no vácuo. A intenção é sempre provocar alguma reação. E se a sua conta é empresarial, com certeza o que você busca é engajamento. Afinal, o engajamento fará com que sua postagem ganhe um alcance maior e consiga chegar a pessoas que não seguem seu perfil. Ou seja, o seu produto ou serviço será exibido para potenciais clientes. E, assim, o seu negócio começa a crescer de forma orgânica nas redes sociais. Mas antes de te recomendar os posts que geram engajamento, vamos conhecer mais de perto o que é esse tal de engajamento. 

O que é engajamento?

Engajamento é a relação ativa entre usuário e marca, por meio das diversas formas de interação. O usuário engajado é aquele que dialoga com a marca, que comenta, curte e/ou compartilha suas postagens, por exemplo. 

O engajamento é, portanto, uma das metas de qualquer estratégia de conteúdo nas redes sociais. Por isso, é tão importante conhecer o funcionamento dessas redes e entender quais são os tipos de posts que geram mais engajamento, ou seja, aqueles que mais estimulam o usuário a interagir.

Por que o engajamento é importante?

Antes de pensar no engajamento em si, é importante pensar na construção da relação da marca com os seus seguidores. Os usuários tendem a engajar melhor as postagens de marcas que admira, que possui valores próximos aos seus. Portanto, o engajamento parte da construção de uma relação sólida com o usuário. Quando o usuário se identifica com a marca e se sente pertencente ao universo dela, ele interage mais facilmente com a ela

Mas por que o engajamento é tão importante? Porque ele é um dos fatores de ranqueamento orgânico da postagem. Em outras palavras, quanto mais engajamento uma postagem atrai, mais ela aparece para outros usuários da rede. E para que isso aconteça, a postagem deve também trazer um conteúdo de qualidade e ser capaz de gerar conexão com o leitor. Por isso é tão importante conhecer posts que geram engajamento.

Essa interação causa um efeito rebote muito positivo para a marca, porque a sua postagem passa a ser exibida para pessoas que sequer a conheciam. Consequentemente, a marca conquista novos clientes de uma maneira natural, sem precisar investir custos adicionais para chegar até esses novos clientes em potencial. 

E aqui vale a máxima: engajamento gera mais engajamento. Nas redes sociais é assim. Quanto mais alcance a postagem conquista, mais engajamento ela consegue e mais a rede social entrega a postagem para novas pessoas.

Vamos agora conhecer alguns posts que geram engajamento. Lembrando que, aqui nesse artigo, priorizaremos os conteúdos voltados ao Instagram

Conheça os 5 estilos de posts que geram engajamento maior

Inicialmente, fique atento a um detalhe. Apenas escolher um dos 7 tipos de posts que geram engajamento não é suficiente. Você precisa oferecer um conteúdo de qualidade, construído com a linguagem de sua persona. Ou seja, o tom de voz da marca precisa ser transportado para as redes sociais, para que a comunicação com os usuários seja realmente eficaz. As nossas indicações aqui baseiam-se, portanto, no potencial de interação que esses posts podem gerar.

1. Vídeos

O potencial dos vídeos é imenso, porque eles possuem um alcance enorme fora de sua rede de contatos. Os vídeos publicados nos reels aparecem no “explorar” e podem viralizar, chegando a um grande público. Você pode, inclusive, utilizar algumas das dicas que virão a seguir na produção dos seus vídeos. 

2. Tutoriais, passo a passo, guias e afins

Todo conteúdo que ensina como fazer alguma coisa tem uma chance enorme de engajar. Logo, os tutoriais e conteúdos afins possuem um enorme potencial. Basta que você conecte o tema do post com sua área de atuação, porque não adianta postar um tutorial qualquer. Você precisa manter a conexão com sua marca. 

3. Frases motivacionais e inspiradoras

Capriche nesses tipos de posts que geram engajamento. Quando as frases são realmente inspiradoras, o usuário tente a comentar alguma coisa, encaminhá-las a seus contatos e até compartilhar o conteúdo em sua própria rede

4. Memes

Os memes estão entre os principais posts que geram engajamento. No entanto, você precisa avaliar a adequação desse tipo de conteúdo ao seu segmento de mercado e ao seu público. Avalie esses pontos e se os memes se enquadrarem no seu negócio, pode investir nesse conteúdo para engajar. Aproveite as oportunidades dos memes em alta para adaptá-los a sua área de atuação. 

5. Enquetes, perguntas e posts com CTAs

Você pode ser direto e investir nas próprias perguntas, nas enquetes ou em postagens que tragam uma CTA (call to action) no final. As CTAS são recursos textuais que convidam o usuário a interagir com o post. Elas podem ser associadas até aos gatilhos mentais para vendas, para estimular uma compra por impulso. São exemplos de CTAs: deixe sua opinião, marque aqui o @, baixe gratuitamente, acesse e garanta sua vaga, dentre outros tantos. 

E aí, você costuma investir nesses tipos de conteúdos? Conte pra gente as suas estratégias para aumentar o engajamento. 

x