5 dicas essenciais sobre uso de hashtags no Instagram

Postado em 20 de março de 2023 | por
na categoria Dicas, Notícias
tags , , ,
com 0 e 0

uso de hashtags no InstagramAs hashtags são estratégias para aumentar o alcance de uma postagem nas redes sociais e, por consequência, o seu engajamento. Sabe aquela palavrinha que vem precedida do símbolo do jogo da velha (#)? É dela mesmo que estamos falando aqui. Com um papel tão importante dentro do marketing digital, é importante saber utilizá-las com sabedoria, para que esses resultados venham. A escolha errada de hashtags pode frustrar toda a expectativa com aquele conteúdo. Por isso, acompanhe agora algumas dicas para você adotar no uso de hashtags no Instagram

Importância das hashtags nas estratégias de marketing digital

Quando você escolhe as hashtags de  uma postagem, deve partir do princípio de que aquela palavra está associada a quem se interessa pelo tema da postagem. Assim, podemos dizer que as hashtags funcionam como palavras-chaves. Elas são muito populares, mas nem todos refletem sobre o porquê de usá-las. 

A hashtag é uma forma inteligente de fazer sua postagem chegar àquele cliente potencial que ainda não conhece seu perfil. Isso acontece, porque o Instagram permite a busca de conteúdos por hashtag. Inclusive, a rede social permite que o usuário siga hashtags e receba sugestões de conteúdos que a utilizaram. 

Entendeu por que é interessante aprender o uso de hashtags no Instagram? Dá para aumentar o número de seguidores e conquistar novos clientes de forma orgânica, sem precisar gastar dinheiro para isso. Basta fazer as escolhas corretas das hashtags, porque elas são verdadeiras indexadoras de conteúdos.  

Como fazer uso de hashtags no Instagram?

Primeiramente, você precisa identificar palavras expressões estratégicas àquela postagem e ao seu negócio também. Responda perguntas do tipo: como é mais fácil o usuário interessado naquele tema chegar até seu post? O que eles buscaria na rede? Faça essa análise antes de definir as hashtags. 

Inclusive, o Instagram não limita o uso de hashtags por post. Mas evite exageros. Além de levar sua postagem às pessoas erradas, o excesso de hashtag contamina visualmente a postagem. Portanto, faça a escolha certa. Nossa sugestão é que você foque em aproximadamente 10 palavras-chaves. Assim, você conseguirá criar interações dinâmicas com os usuários da rede social interessados em sua área de atuação. 

Afinal de contas, foi-se o tempo em que se valorizada apenas número de seguidores. Hoje em dia, o importante é ter seguidores que consumam e interajam com sua marca. Por isso, você deve focar em trazer essas pessoas para a sua conta.

Mas para te ajudar na definição estratégica do uso de hashtags no Instagram, te daremos algumas dicas valiosas. 

1. Não utilize hashtags em sua bio

A hashtag é um convite para o usuário da rede social explorar novos conteúdos. Portanto, ao incluir hashtags em sua bio, você está convidando o usuário a sair de seu perfil e explorar esses posts vinculados à palavra-chave utilizada. Depois que o usuário clicar naquela hashtag, um universo se abrirá para ele, e dificilmente ele voltará ao seu perfil, porque surgirão novas informações interessantes. A jornada vira um caminho sem fim. Esse é um cuidado importante no uso de hashtags no Instagram.

 2. Deixe o seu perfil público para alavancar o uso de hashtags no Instagram

Se você utiliza o Instagram para alavancar os seus negócios, não faz o menor sentido deixar sua conta privada, com visualização restrita a quem te segue. Então assegure-se de que sua conta está pública e vinculada a um perfil profissional. O que isso tem a ver com o uso de hashtags no Instagram? É que se o seu perfil é fechado, a sua publicação não será oferecida como conteúdo interessante aos seguidores da hashtag que não são seus seguidores. Perfis privados são apenas aqueles pessoais ou criados para estratégias específicas, como reunir alunos de um curso. 

3. Se o seu negócio se restringe ao Brasil evite hashtags em outras línguas

Existe uma exceção, que é quando o próprio negócio está vinculado a expressões estrangeiras específicas. Nessa situação, você pode investir nessas expressões como hashtags. Cabe analisar a aderência de sua área de atuação a essas expressões. No mais, se não for esse o caso, invista em hashtags na sua língua, que efetivamente trarão novos clientes a sua marca. Lembre-se que as hashtags são estratégias para aumentar alcance e engajamento, então foque nisso na hora de fazer suas escolhas. 

4. Crie uma hashtag criativa para sua marca

Criar uma hashtag para sua marca é uma forma de ter um canal no instagram que reúne todas as informações sobre ela. Portanto, invista em uma boa hashtag, bem elaborada, que vincule seu negócio a ela. Especialmente nos casos em que sua marca tem um nome comum, com outros significados associados. Se você utilizar apenas o nome da marca como hashtag nesses casos, reunirá um número sem fim de conteúdos desconectados de seu negócio, mas que utilizam o mesmo nome de sua empresa. 

5. Mas cuidado com a cacofonia no uso de hashtags no Instagram

No uso de hashtags no Instagram para sua marca, campanhas, promoções ou afins, tenha cuidado ao juntar palavras. A cacofonia é um vício de linguagem que acontece quando a leitura corrida daquelas palavras ou sílabas soa estranho, desagradável ou de mau gosto. Para evitar esse inconveniente, faça uma leitura em voz alta, para você mesmo e outras pessoas da equipe. A cacofonia pode criar sérios problemas e fazer sua estratégia naufragar. São exemplos comuns: “boca dela” (cadela), ou “uma mão” (um mamão).

x