Muitos profissionais da área do Direito têm receio de implementar ações de marketing, em razão das restrições impostas pela legislação que rege a categoria. Porém, apesar das limitações, é possível, sim, fazer marketing digital para escritório de advocacia de forma estratégica, responsável e obedecendo a legislação.
Inclusive, o marketing jurídico é legalmente autorizado pelo Provimento 205/2021 da OAB. Claro que, para isso, o escritório precisa de uma equipe que tenha conhecimento e se debruce sobre tais restrições, a fim de que as estratégias digitais surtam efeito e tragam resultados, sem prejudicar a imagem ou atividade do profissional.
Já falamos aqui no blog sobre a importância do planejamento estratégico geral para a marca e, mais especificamente, sobre a necessidade de se construir um planejamento estratégico de marketing. Agora vamos aprofundar na questão, para tratar especificamente do planejamento direcionado a segmentos de mercado específicos, justamente porque, como acontece com o Direito, cada área possui suas particularidades e legislações próprias. Portanto, não basta utilizar estratégias genéricas.
É fundamental, para que as estratégias e planos de ações de marketing digital estejam conectados com o serviço, respeitando as suas especificidades. Hoje, então, vamos falar com mais propriedade sobre o marketing digital para escritório de advocacia.
Toda empresa que planeja crescer e conquistar novas fatias de mercado deve montar o seu planejamento de marketing. Mais do que uma ferramenta necessária, ela é indispensável, pois ajuda no processo de gestão e direciona a tomada de decisões e a implementação de ações.
O planejamento estratégico de marketing reúne ideias, propostas e projetos que objetivam a conversão dos clientes potenciais em clientes efetivos. Além disso, é também por meio dele que criam-se propostas de ações de fidelização e retenção dos clientes já ativos.
Ou seja, querer crescer sem planejamento é perigoso. Afinal de contas, todo crescimento precisa ter organização e progressão. Já pensou sua empresa “estourar” no mercado, e você não ter estrutura para atender a demanda? Ou então, você criar um planejamento de marketing digital para escritório de advocacia e acabar respondendo a um processo por desrespeitar a legislação da categoria? Por isso que sempre batemos na mesma tecla por aqui. A questão não é apenas crescer, mas crescer progressivamente, de forma responsável.
Nesse contexto que entra a questão de se levar em conta as especificidades do negócio. Quando falamos em marketing digital para escritório de advocacia, por exemplo, precisamos considerar inúmeros fatores. Dentre ele, a existência de leis como o Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Código de Ética e Disciplina da OAB, além do Provimento nº 205/2021, que trazem algumas restrições em relação à publicidade na atividade jurídica.
O Provimento 205/2021 da Ordem dos Advogados do Brasil prevê, em seu artigo primeiro que “é permitido o marketing jurídico, desde que exercido de forma compatível com os preceitos éticos e respeitadas as limitações impostas pelo Estatuto da Advocacia, Regulamento Geral, Código de Ética e Disciplina e o próprio Provimento”.
O documento é relativamente novo e já traz uma série de orientações em relação, por exemplo, ao uso de chatbot, aquisição de palavra-chave, Google Ads, lives, posicionamento, patrocínio e impulsionamento nas redes sociais.
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Fazer o planejamento de marketing digital para escritório de advocacia é fundamental, se existe a meta de aumentar a atuação no mercado, construir uma imagem sólida e até conquistar autoridade perante o seu público e a sociedade em geral.
Aqui é importante ressaltar que o marketing vai muito além do objetivo mercantil. Ou seja, ele também é responsável por fortalecer a imagem do serviço e profissionais envolvidos, desenvolver uma identidade visual condizente com os objetivos e os valores, construir relacionamentos e ganhar autoridade em sua área de atuação. Portanto, utilizar estratégias de marketing dentro da atuação advocatícia traz resultados benéficos. O marketing jurídico é um instrumento de gestão, que auxilia e conduz o alcance de metas e resultados.
Até porque não dá simplesmente para ignorar as mudanças que as redes sociais e a internet em si causaram nos consumidores. E, claro, o profissional da advocacia também precisa acompanhar essas transformações e aproveitá-las, conforme a legislação permite, em benefício de seu negócio. Com estratégias bem definidas, o profissional do direito consegue se posicionar melhor no mercado, identificar e alcançar seu público-alvo e virar referência.
Assim, ele atinge as pessoas certas e amplia a sua atuação de forma pensada.
Importante ressaltar que todos os itens abaixo devem respeitar as legislações já mencionadas nesse texto.
Utilizando as estratégias adequadas, o escritório de advocacia terá resultados bem positivos, com o aumento significativo de visitas a seu site e redes sociais, por exemplo. Consequentemente,
Como o trabalho com marketing digital para escritório de advocacia requer uma série de conhecimentos específicos e cuidado redobrado nas estratégias, é importante escolher bem a empresa que cuidará dessa comunicação.
Portanto, antes de fechar negócio, procure saber se a empresa possui conhecimento específico sobre as restrições existentes. Converse, tire suas dúvidas e faça uma escolha consciente.
Aqui na Abrasivo Digital, temos uma equipe qualificada para desenvolver estratégias específicas no segmento do Direito.
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