Tudo sobre marketing digital para escritório de advocacia

Postado em 1 de agosto de 2022 | por
na categoria Marketing, Notícias
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Muitos profissionais da área do Direito têm receio de implementar ações de marketing, em razão das restrições impostas pela legislação que rege a categoria. Porém, apesar das limitações, é possível, sim, fazer marketing digital para escritório de advocacia de forma estratégica, responsável e obedecendo a legislação.

Inclusive, o marketing jurídico é legalmente autorizado pelo Provimento 205/2021 da OAB. Claro que, para isso, o escritório precisa de uma equipe que tenha conhecimento e se debruce sobre tais restrições, a fim de que as estratégias digitais surtam efeito e tragam resultados, sem prejudicar a imagem ou atividade do profissional. 

Já falamos aqui no blog sobre a importância do planejamento estratégico geral para a marca e, mais especificamente, sobre a necessidade de se construir um planejamento estratégico de marketing. Agora vamos aprofundar na questão, para tratar especificamente do planejamento direcionado a segmentos de mercado específicos, justamente porque, como acontece com o Direito, cada área possui suas particularidades e legislações próprias. Portanto, não basta utilizar estratégias genéricas.

É fundamental, para que as estratégias e planos de ações de marketing digital estejam conectados com o serviço, respeitando as suas  especificidades. Hoje, então, vamos falar com mais propriedade sobre o marketing digital para escritório de advocacia

Por que o marketing digital precisa se adequar a cada negócio?

Toda empresa que planeja crescer e conquistar novas fatias de mercado deve montar o seu planejamento de marketing. Mais do que uma ferramenta necessária, ela é indispensável, pois ajuda no processo de gestão e direciona a tomada de decisões e a implementação de ações.

O planejamento estratégico de marketing reúne ideias, propostas e projetos que objetivam a conversão dos clientes potenciais em clientes efetivos. Além disso, é também por meio dele que criam-se propostas de ações de fidelização e retenção dos clientes já ativos.

Ou seja, querer crescer sem planejamento é perigoso. Afinal de contas, todo crescimento precisa ter organização e progressão. Já pensou sua empresa “estourar” no mercado, e você não ter estrutura para atender a demanda? Ou então, você criar um planejamento de marketing digital para escritório de advocacia e acabar respondendo a um processo por desrespeitar a legislação da categoria? Por isso que sempre batemos na mesma tecla por aqui. A questão não é apenas crescer, mas crescer progressivamente, de forma responsável. 

Nesse contexto que entra a questão de se levar em conta as especificidades do negócio. Quando falamos em marketing digital para escritório de advocacia, por exemplo, precisamos considerar inúmeros fatores. Dentre ele, a existência de leis como o Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Código de Ética e Disciplina da OAB, além do Provimento nº 205/2021, que trazem algumas restrições em relação à publicidade na atividade jurídica.

Sim, o advogado pode utilizar estratégias de marketing jurídico

O Provimento 205/2021 da Ordem dos Advogados do Brasil prevê, em seu artigo primeiro que “é permitido o marketing jurídico, desde que exercido de forma compatível com os preceitos éticos e respeitadas as limitações impostas pelo Estatuto da Advocacia, Regulamento Geral, Código de Ética e Disciplina e o próprio Provimento”.

O documento é relativamente novo e já traz uma série de orientações em relação, por exemplo, ao uso de chatbot, aquisição de palavra-chave, Google Ads, lives, posicionamento, patrocínio e impulsionamento nas redes sociais.

Importância do marketing digital para escritório de advocaciaImportância do marketing digital para escritório de advocacia

Fazer o planejamento de marketing digital para escritório de advocacia é fundamental, se existe a meta de aumentar a atuação no mercado, construir uma imagem sólida e até conquistar autoridade perante o seu público e a sociedade em geral

Aqui é importante ressaltar que o marketing vai muito além do objetivo mercantil. Ou seja, ele também é responsável por fortalecer a imagem do serviço e profissionais envolvidos, desenvolver uma identidade visual condizente com os objetivos e os valores, construir relacionamentos e ganhar autoridade em sua área de atuação. Portanto, utilizar estratégias de marketing dentro da atuação advocatícia traz resultados benéficos. O marketing jurídico é um instrumento de gestão, que auxilia e conduz o alcance de metas e resultados.

Até porque não dá simplesmente para ignorar as mudanças que as redes sociais e a internet em si causaram nos consumidores. E, claro, o profissional da advocacia também precisa acompanhar essas transformações e aproveitá-las, conforme a legislação permite, em benefício de seu negócio. Com estratégias bem definidas, o profissional do direito consegue se posicionar melhor no mercado, identificar e alcançar seu público-alvo e virar referência.

Assim, ele atinge as pessoas certas e amplia a sua atuação de forma pensada. 

Benefícios de implementar estratégia de marketing digital no escritório de advocacia 

  • Fortalecer o posicionamento do escritório no mercado;
  • Construir uma imagem sólida perante a sociedade;
  • Ganhar autoridade e melhorar a reputação na área de atuação;
  • Identificar com precisão o público-alvo e desenvolver ações de alcance mais precisas;
  • Criar e fortalecer relacionamentos;
  • Ofertar conteúdo de qualidade direcionado ao público-alvo;
  • Conquistar posicionamento de destaque nos sites de busca.

Algumas formas de aplicar marketing digital jurídico 

Importante ressaltar que todos os itens abaixo devem respeitar as legislações já mencionadas nesse texto. 

  • Criação de uma identidade visual assertiva;
  • Construção de um site otimizado para o SEO, com bom posicionamento nos sites de busca;
  • Análise estratégico das redes sociais e criação de perfil;
  • Criação de conteúdos de valor para alimentar redes sociais;
  • Monitoramento das redes sociais;
  • Criação de calendário de publicação de acordo com os objetivos do escritório;
  • Segmentação do público-alvo para patrocínio e impulsionamento de publicações nas redes sociais;
  • Desenvolvimento de conteúdos ricos, como e-books;
  • Desenvolvimento de ferramentas tecnológicas para otimizar a atividade profissional;
  • Programação de lives, vídeos, podcasts e afins, para ampliar o alcance do conteúdo. 

Resultados do marketing digital jurídico

Utilizando as estratégias adequadas, o escritório de advocacia terá resultados bem positivos, com o aumento significativo de visitas a seu site e redes sociais, por exemplo. Consequentemente, 

  • Aumento significativo na visita ao site;
  • Aumento do número de clientes;
  • Alcance do público correto;

Como escolher a empresa ideal para cuidar do marketing digital jurídico de seu escritório

Como o trabalho com marketing digital para escritório de advocacia requer uma série de conhecimentos específicos e cuidado redobrado nas estratégias, é importante escolher bem a empresa que cuidará dessa comunicação. 

Portanto, antes de fechar negócio, procure saber se a empresa possui conhecimento específico sobre as restrições existentes. Converse, tire suas dúvidas e faça uma escolha consciente. 

Aqui na Abrasivo Digital, temos uma equipe qualificada para desenvolver estratégias específicas no segmento do Direito. 

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