A comunicação eficiente é a base de qualquer relação, seja ela pessoal ou profissional. Portanto, é indiscutível que, no ambiente corporativo, se comunicar bem é decisivo para o sucesso não apenas do negócio, mas também da gestão dos recursos humanos e dos processos internos. Aliás, muitos erros e fracassos nas empresas estão associados a falhas na comunicação. Então nesse artigo, você compreenderá a importância da comunicação na empresa e também conhecerá algumas ferramentas e estratégias que te ajudarão a melhorar a forma de se comunicar.
Inicialmente, é importante ressaltar que são várias as funções da comunicação. Além de passar uma mensagem, ela demonstra e também provoca sentimentos e sensações. Por meio da comunicação, a gente informa, ensina, dissemina notícias, orienta, determina, questiona. Conseguiu perceber o potencial dela? Ao mesmo tempo que constrói uma boa reputação, ela pode, da mesma forma, destruí-la. Ou seja, não dá para negligenciar a comunicação dentro da sua empresa.
Dentro de um ambiente profissional, a comunicação é o instrumento mais poderoso e mais estratégico de gestão. Nada acontece sem que haja comunicação, e os resultados nunca chegarão se ela não for eficiente. É por meio dela, por exemplo, que a empresa ganha visibilidade e credibilidade, conquista e fideliza clientes, vende produtos e serviços.
Nesse sentido, a comunicação empresarial se traduz como a relação que a empresa mantém com todos os envolvidos em seu negócio. Desde os gestores, como os colaboradores, fornecedores, stakeholders, clientes e comunidade em geral. Não se trata apenas das palavras que são escritas em nome da empresa, mas também de seus posicionamentos, valores, identidade visual, comportamentos e atitudes. Porque o silêncio e as imagens também comunicam alguma coisa.
Por isso é fundamental ter sempre em mente a importância da comunicação na empresa. A comunicação é o que faz com que todos os colaboradores caminhem juntos rumo a um mesmo objetivo. É o que faz com que seus clientes Afinal, como eles saberiam exatamente de sua existência, se não por meio da comunicação? A grande questão é que a comunicação só se concretiza quando o receptor da mensagem consegue compreender com clareza a mensagem do emissor. Portanto, não basta você ter títulos e diplomas, se não consegue se expressar de forma clara e precisa com seu público.
Para entender melhor a importância da comunicação na empresa, vamos te apresentar alguns dos seus inúmeros benefícios.
Consolidação da imagem da empresa;
Maior alcance;
Mais credibilidade;
Assertividade e agilidade na tomada de decisões;
Maior engajamento de clientes e colaboradores;
Alinhamento das ações, deixando claro os valores da marca;
Linha direta de comunicação com clientes, fornecedores e colaboradores;
Redução dos boatos e informações distorcidas;
Alcance de resultados mais rápidos e duradouros;
Mais agilidade na implementação dos planos de ações;
Fortalecimento da marca;
Atuação mais eficaz no gerenciamento de crises;
Mais agilidade no diagnóstico de problemas e falhas;
Melhoria dos processos internos.
Uma boa gestão da comunicação empresarial prevê projetos e planos de ações dentro da organização. Primeiramente, a estruturação de uma equipe especializada. A empresa pode montar seu time ou contratar uma empresa especializada nesse tipo de serviço, como é o caso da Abrasivo Digital.
Não há como se questionar, portanto, a importância da comunicação na empresa. Mas para que ela funcione, no entanto, é preciso levantar necessidades da empresa. A partir daí, montar o planejamento de comunicação, com o desenvolvimento também do planejamento estratégico de marketing. Então é montar o plano de ação e, por fim, implementar as propostas.
Objetivo
O objetivo principal do planejamento de comunicação envolver e engajar todos os colaboradores, com vistas à melhoria de desempenho, tanto em relação aos resultados financeiros, como em relação à gestão interna e às relações externas
Com a definição dos parâmetros de resultados, a empresa consegue avaliar melhor como ela tem se saído em suas ações e o que precisa ser ajustado. Além disso, o planejamento traz também um cronograma de ações, que ajuda a guiar a equipe na busca pelas metas.
Etapas
Para montar um planejamento, você precisa inicialmente entender qual o posicionamento e situação atual da empresa. Portanto, o planejamento de comunicação precisa cumprir algumas etapas até chegar a uma versão final:
Análise da situação atual;
Análise de mercado e concorrência;
Levantamento das necessidades e expectativas;
Definição de metas e objetivos;
Definição das estratégias;
Desenvolvimento do modelo;
Plano de ações;
Cronograma;
Apresentação do projeto;
Ajustes;
Implementação.
Monitoramento
Faça o monitoramento das ações, a fim de avaliar resultados. É muito comum, na prática, a necessidade de ajustes. No entanto, você só consegue agilidade nessas mudanças se acompanhar tudo de perto.
Entender a importância da comunicação na empresa requer, primeiramente, a compreensão de que a comunicação precisa ser direcionada ao público que se quer atingir. Portanto, inicialmente, é necessário definir para quem você quer passar aquela mensagem.
Ou seja, definir se a mensagem é direcionada ao seu público interno (equipe), aos seus clientes, imprensa, fornecedores etc. A partir daí é que você vai definir qual a estratégia mais eficiente para passar aquela mensagem àquele grupo específico. Assim, você pode utilizar ferramentas variadas, por exemplo:
Para o público interno:
Intranet;
E-mail corporativo;
Mural;
Ferramentas de comunicação desenvolvidas pela empresa;
Jornal interno;
Videoconferências;
Outros canais criados pela empresa.
Para o público externo (clientes)
E-mail marketing;
Chatbot;
Newsletter;
Redes Sociais;
Blogs e sites;
Outras estratégias;
Para a imprensa
Releases;
Press kits;
Identifique e estude o receptor da mensagem: assim, você conseguirá escolher a melhor estratégia para dialogar com ele;
Use uma linguagem clara e objetiva: ou seja, nada de palavras de duplo sentido ou mensagem que permitam uma interpretação diferente da que você quer, Além disso, observe se a linguagem é acessível a esse público, se as palavras que você está usando são de fácil compreensão;
Peça para alguém ler a mensagem antes de você dispará-la: a importância da comunicação na empresa requer também humildade nas ações, porque se o seu colega não conseguir compreender a mensagem, certamente o seu público pode ter a mesma dificuldade;
Valorize a opinião de seus clientes e colaboradores: eles são ótimas fontes de ideias. Peça opinião, escute as ideias, analise as críticas e sugestões e implemente o que for melhorar o desempenho;
Seja transparente: pois é por meio da honestidade que se constrói uma relação de confiança;
Invista na criação de canais de comunicação: porque os seus clientes e colaboradores precisam saber como podem te dar feedbacks e conversar com sua empresa;
Profissionalize a sua comunicação: mesmo que você se ache o mestre nas palavras, lembre-se que há profissionais que estudaram para dominar a comunicação. Sabe aquela máxima de que prevenir é melhor que remediar? Pois é. Melhor investir em uma boa equipe, portanto, do que ter que gerenciar uma crise por uma comunicação ruim.
Conte pra gente: você cuida da sua comunicação empresarial?
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