Marketing Digital em um só Lugar: Criação de Sites, Inbound Marketing, Redes Sociais, Google Adwords, Google Street View e muito mais.
pessoa apontando para algo na tela do notebook

Um bom site profissional é a base do marketing digital e contribui para aumentar o número de vendas, além de conferir maior credibilidade à organização/Foto: John Schnobrich/Unsplash

Nessa chamada “Era do Digital” em que vivemos, uma pergunta que cada responsável por organização ou empresa precisa fazer em algum momento é: o meu site é bom o suficiente? Neste artigo do blog da Abrasivo Digital, vamos esclarecer os porquês referentes a importância deste questionamento.

Começamos com uma verdade incontestável: se o seu negócio se encontra fora da internet, a sua empresa está perdendo oportunidades de conseguir mais clientes e ampliar a sua organização, além de desperdiçar uma chance de aumentar a visibilidade. E o que um site bom tem a ver com isso?

Leia também: Métricas de Autoridade: 5 estratégias para deixar o seu site em evidência 

Primeiramente, um bom site profissional é a base do marketing digital, uma espécie de cartão de visitas para qualquer organização, independentemente do seu porte. Lembre-se que, hoje em dia, quando as pessoas precisam adquirir algum produto ou serviço, a primeira medida que elas adotam é procurar no Google por quem possa suprir essa necessidade.

Isso significa que, se os seus concorrentes estiverem marcando presença na internet, e você não, a chance de eles conquistarem seus potenciais clientes aumentará bastante, correto? Daí a importância de contar com um bom site. E não é só isso. Listamos abaixo algumas vantagens bem interessantes.

7 benefícios de ter um site bom:

  • Aparecer e se destacar nos resultados de buscas orgânicas do Google e demais sites de busca;
  • Trabalhar com o Marketing de Conteúdo criando um Blog;
  • Criar Landing Pages para suas campanhas no Google Ads ou Facebook/Instagram Ads;
  • Disponibilizar um portfólio dos seus serviços ou produtos para seus clientes;
  • Conquistar clientes com formulários gerando leads qualificados;
  • Desenvolver a visibilidade e as vendas da sua empresa;
  • Obter credibilidade junto aos clientes, que se sentem mais seguros ao ver que a empresa conta com um canal institucional.

Características de um site bom

A esta altura deste artigo, você deve estar se perguntando o que é necessário para ter um site bom. Nossa experiência de mais de 15 anos como agência digital demonstra, inclusive, que muitas empresas já até possuem um site, mas a qualidade do mesmo deixa muito a desejar, o que compromete os resultados da organização.

mulher mexendo no celular

O seu site é responsivo? Questão é fundamental nos dias de hoje, quando a maioria das pessoas acessa a internet através do smartphone/Foto: Paul Hanaoka/Unsplash

O que é um site responsivo?

Um dos primeiros pontos, nesse sentido, é que o seu site precisa ser responsivo . O que é isso? Um site responsivo tem a mesma visualização e usabilidade ao ser acessado em dispositivos móveis (smartphones, tablets, smart TVs, entre outros) que um computador ou notebook apresentam.

Quando isso não ocorre, temos um grande problema, porque a visualização do site fica desconfigurada, o que prejudica a leitura do usuário. Atualmente, como a maioria das pessoas utiliza o smartphone em vez do computador para acessar a internet, é fundamental que o seu site seja responsivo, do contrário, a chance de a pessoa desistir de acessá-lo crescerá consideravelmente.

Técnicas para aparecer no Google (SEO)

Para um site ser considerado bom, é de fundamental importância que ele conte com técnicas de SEO (Search Engine Optimization) atreladas ao conteúdo. Quando bem trabalhada, essa metodologia contribui para que as suas páginas possam ser indexadas e encontradas mais facilmente no Google, mesmo de forma orgânica (sem pagar por anúncios).

Gestão de conteúdo

Por mais que você possa, talvez, dispor de profissionais que atualizem o site da sua organização, é muito importante que tenha autonomia para promover alterações no seu conteúdo quando bem entender. Para que isso seja possível, há a necessidade de possuir um gestor de conteúdo simples, rápido e seguro – atualmente, o WordPress é o mais utilizado.

Design atraente e exclusivo

Outro ponto bastante relevante quando o objetivo é ter um site bom diz respeito ao design. Um erro comum nessa área é comprar templates prontos de empresas que oferecem esse tipo de serviço a preços convidativos.

Ocorre que, ao agir assim, o site da sua organização será muito parecido com muitos outros disponíveis no mercado, o que reduzirá sua atratividade. Para evitar esse tipo de situação, a Abrasivo Digital, por exemplo, só desenvolve sites com design exclusivo para os seus clientes. O objetivo, com isso, é encantar quem acessa o seu site, e não copiar nada de ninguém – sua identidade visual merece ser única.

Métricas de acesso para mensurar os resultados

Quantas pessoas acessam o seu site? De onde vêm esses acessos: smartphones ou computadores? Qual é o perfil do seu público? Estas são algumas das perguntas que as métricas de acesso conseguem responder, pois atuam como recursos capazes de mensurar aspectos importantes como dados demográficos, tempo de navegação no site, região do país que mais visita o seu site, entre outros dados.

Um site bom precisa ser seguro

Já dizia a canção: “você precisa de alguém que te dê segurança, senão você dança”… Um bom site precisa ser seguro, ou seja, contar com recursos capazes de impedir as invasões de hackers e as inserções de arquivos maliciosos, os quais podem causar muita dor de cabeça aos profissionais da sua organização.

É necessário que o site tenha manutenção?

A resposta é sim! Um bom site precisa ser monitorado diariamente, bem como precisa de atualizações conforme novos recursos sejam lançados, o que costuma ocorrer com certa frequência.

A manutenção é de grande valia nesse sentido, além de reforçar o fator segurança. Em razão destes motivos mencionados, contratar um serviço de manutenção para o seu site pode fazer toda a diferença.

reformulação do site da Instaltec

Desenvolvedores, designers e produtores de conteúdo da Abrasivo Digital conduziram toda uma reformulação do site da Instaltec

Instaltec: case de sucesso da Abrasivo Digital

Recentemente, aqui na Abrasivo Digital, o cliente Instaltec – empresa baiana que é referência em instalações, nos procurou para reformular o seu site. Logo de cara, identificamos que o site precisava de uma modernização.

Esta constatação se deveu ao fato de que o site da Instaltec já havia sido criado há sete anos, ou seja, era muito antigo e estava desatualizado em termos de conteúdo. Mais do que isso, não era um site responsivo de qualidade, ou seja, apresentava problemas ao ser acessado através de dispositivos móveis – tema que já abordamos aqui neste artigo.

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Outro problema é que o site da Instaltec também carecia de uma página de visualização detalhada, o que não ajudava o Google a indexar devidamente os serviços da empresa.

A partir desse cenário, os desenvolvedores, designers e produtores de conteúdo da Abrasivo Digital conduziram toda uma reformulação do site da Instaltec, tornando-o mais atrativo, navegável e responsivo, tudo pensando em uma melhor experiência do usuário e, claro, na satisfação do nosso cliente, que ficou muito feliz com o resultado.

Quer saber mais detalhes de como a Abrasivo Digital trabalha a criação de sites? Acesse

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