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Marketing de Conteúdo: 8 mitos que você precisa conhecer (e evitar)

Postado em 5 de janeiro de 2022 | por
na categoria Inbound Marketing, Marketing
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Alguns mitos sobre marketing de conteúdo têm sido criados – e o pior: muita gente tem acreditado neles

Alguns mitos sobre marketing de conteúdo têm sido criados – e o pior: muita gente tem acreditado neles/Foto: Towfiqu barbhuiya/Unsplash

Metodologia do marketing com foco na elaboração e disseminação de conteúdo relevante, sem o objetivo de promover diretamente a marca, o marketing de conteúdo é uma estratégia que tem crescido consideravelmente nos últimos anos, sobretudo nos meios digitais.

Ao mesmo tempo, alguns mitos sobre marketing de conteúdo também têm sido criados – e o pior: muita gente tem acreditado neles – o que pode comprometer alguns trabalhos nessa área, desde o planejamento, passando pelo desenvolvimento até chegar na execução.

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O primeiro desses mitos é acreditar, piamente, que o marketing de conteúdo seja algo restrito, basicamente, à empresa “x” ou “y”. Ledo engano. Na verdade, nossa experiência de mais de uma década aqui na Abrasivo Digital tem demonstrado que o marketing de conteúdo é centrado nas personas, ou seja, deve ser dirigido diretamente a elas, com a finalidade de solucionar seus problemas e atender as suas necessidades.

Outro mito bastante difundido é de que o marketing de conteúdo é uma invenção da Era da Internet. Embora deva-se reconhecer que esta estratégia ganhou muito peso no marketing digital, nas últimas décadas, também é verdade que é possível implementá-la no modo off-line. Só para que você tenha ideia, algumas revistas já faziam marketing de conteúdo no século 19.

Redes sociais são parte integrante do marketing de conteúdo

Redes sociais são parte integrante do marketing de conteúdo/Foto: NordWood Themes/Unsplash

Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing são a mesma coisa”

Muita gente ainda faz essa confusão, mas estamos falando de dois campos diferentes. O marketing de conteúdo costuma integrar as estratégias de inbound marketing, e não o contrário. Ambos são importantes, mas um é mais abrangente que o outro, portanto.

Outra associação equivocada que temos visto com frequência é a de que o marketing de conteúdo pode ser resumido a um blog. Se você acompanha o conteúdo que costumamos compartilhar tanto nas redes sociais como no próprio blog da Abrasivo Digital já deve saber o quanto valorizamos o blog em uma estratégia de marketing digital.

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Dessa vez, contudo, é o marketing de conteúdo que é mais amplo, o que significa dizer que o conteúdo relevante do blog costuma fazer parte dele, e não o contrário. Até porque, por meio do marketing de conteúdo é possível produzir para inúmeros outros canais e em diversos formatos, além de blog posts.

Produtores de conteúdo em geral podem fazer marketing de conteúdo

Produtores de conteúdo em geral podem fazer marketing de conteúdo/Foto: Austin Distel/Unsplash

Marketing de Conteúdo: quem faz?

Também há quem pense que somente um assessor de imprensa pode fazer marketing de conteúdo, quando sabemos que esse tipo de profissional atua em outra área da comunicação, que na verdade é responsável por intermediar a relação entre empresas e jornalistas.

É verdade que um assessor de imprensa pode, também, desenvolver trabalhos de marketing de conteúdo, mas muitos outros profissionais são igualmente capazes, o que inclui: produtores de conteúdo em geral, jornalistas, redatores, copywriters, etc.

Além dos elementos controversos que já mencionamos neste artigo, listamos mais oito mitos sobre o marketing de conteúdo que você deve conhecer e evitar:

  • Preciso publicar todos os dias no blog para ter melhores resultados;
  • Compartilhar o conhecimento que tenho vai municiar meus concorrentes e prejudicar o meu negócio;
  • Basta republicar o conteúdo em diferentes mídias;
  • Nas redes sociais, o que mais importa é o número de seguidores;
  • Meus clientes sequer acessam as redes sociais;
  • Em cada post de rede social, quanto mais hashtags eu inserir, melhor;
  • É impossível gerar leads e fazer negócios através das redes sociais;
  • E-mail marketing é coisa do passado.

Conhece mais algum mito relacionado ao marketing de conteúdo? Caso se lembre de algum, deixe o seu comentário ao final deste post. Temos certeza que existem muitos outros, até porque ouvimos diariamente sobre eles aqui na agência.

Este artigo nos deu até a ideia de criar uma série de blog posts a respeito destes mitos.

Neste ano de 2022, falaremos bastante sobre eles. Vamos juntos nessa?

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