Você sabe como o Inbound Marketing pode trazer novos clientes para o seu negócio? Nos últimos anos, este conjunto de estratégias que integra o marketing digital tem revolucionado a forma como as empresas de diferentes portes lidam com os seus respectivos públicos.
Até a criação e o desenvolvimento do Inbound Marketing, especialmente na última década, o modo de anunciar das organizações era centrado no Outbound Marketing, que tem a interrupção como uma de suas principais (e mais irritantes) características.
Quer um exemplo? Quando você está sentado no sofá de casa assistindo a um filme e, de repente, ele é interrompido para dar lugar aos comerciais, reconhecemos um modelo clássico de Outbound Marketing. Entretanto, também o vemos frequentemente, todos os dias, por meio dos anúncios de rádios, jornais, revistas, sites como o Youtube, telemarketing e outdoors.
Já o Inbound Marketing trabalha para que os clientes sejam conquistados por meio de conteúdo relevante, capaz de agregar valor a quem o consome e, em consequência disso, procurem pela empresa de maneira voluntária, caso desejem.
Dessa forma, o Inbound Marketing tem como principais finalidades a educação do consumidor (potenciais clientes) e o estabelecimento de uma relação mais consensual, na qual o próprio lead se sente conquistado e atraído por sua marca.
Ou seja, nada de prospecção ativa de clientes e propagandas intrusivas. Estamos falando de um marketing de permissão, cujos objetivos fundamentais são:
E quais são as principais bases de sustentação do Inbound Marketing? O desenvolvimento de Marketing de Conteúdo, o gerenciamento de Redes Sociais, a elaboração de campanhas de Links Patrocinados e estratégias de SEO (otimização de mecanismos de busca).
Saiba mais sobre as diferenças entre Outbound e Inbound Marketing
Para atrair novos clientes para o seu negócio, o Inbound Marketing é desenvolvido por meio de cinco etapas fundamentais: atrair, converter, relacionar, vender e analisar. Cada um desses estágios demanda determinados tipos de estratégia, os quais visam atingir o máximo de assertividade quanto aos resultados.
Despertar a atenção e o interesse dos seus potenciais clientes, a partir da criação de conteúdo relevante e que gere valor é um dos primeiros passos para atrair novos clientes ao seu negócio com o Inbound Marketing.
Isso pode ser feito de inúmeras formas, como, por exemplo, com a criação de blog posts cujas dicas tenham relação com a sua empresa, e-books, infográficos, cartilhas, guias, vídeos, webinars e muitas outras alternativas.
Cabe observar que não é recomendado produzir um conteúdo que enfatize, de forma ostensiva, as qualidades dos seus serviços e produtos. O propósito do Inbound Marketing tem muito a ver com a sutileza na comunicação, o que inclui despertar a atenção abordando, criativamente, temas relacionados ao que a sua organização oferece.
Antes da produção do conteúdo em si, vale lembrar que o seu negócio precisará de uma estratégia voltada a jornada de compra dos seus potenciais clientes, bem como a definição de suas personas, algo que uma agência digital costuma tem expertise e poderá desenvolver para lhe auxiliar.
Ajudar o seu potencial cliente a identificar quais são as suas principais necessidades, indicando como solucioná-las, é outra boa dica para atrair novos negócios com o Inbound Marketing.
É mais frequente do que parece: muitas organizações não percebem com clareza o que querem, quais problemas possuem e de que forma seus produtos ou serviços podem ajudá-las. É aí que o Inbound Marketing faz a diferença, uma vez que a elaboração de conteúdo relevante tem a capacidade de “tocar nessas feridas”, despertando a atenção das pessoas.
Um exemplo prático: um dos nossos clientes é uma startup especializada em fretes que faz a intermediação entre entregadores e empresas. Trabalhamos o Inbound Marketing desta empresa produzindo conteúdo relevante sobre essa área no blog (com uma boa implementação de SEO) e nas redes sociais, além de desenvolvermos campanhas de links patrocinados.
Desse modo, este cliente está indexando as páginas de seu site no Google, conquistando autoridade no segmento em que atua, posicionando sua marca em um mercado cada vez mais concorrido e, o mais importante: gerando conteúdo de valor para o seu público, em vez de tentar apenas empurrar produtos ou serviços, ou seja, vender, vender e vender a qualquer custo.
Leia também: Quanto custa fazer Inbound Marketing
Em mais este artigo da Abrasivo Digital, demonstramos como o Inbound Marketing pode atrair novos negócios para a sua organização. Há muitas metodologias e estratégias que podem ser adotadas nesse sentido. Listamos pelo menos cinco caminhos dos quais a sua empresa não pode abrir mão para ter resultados satisfatórios em médio e longo prazo:
– Desenvolver artigos de blog com temas que despertem a atenção do seu potencial cliente;
– Contar com uma boa produção e um ótimo gerenciamento de redes sociais;
– Trabalhar bem o SEO (Search Engine Optimization) para que as suas páginas se destaquem nas ferramentas de busca, como o Google;
– Reservar um investimento para links patrocinados (posts pagos);
– Elaborar e-mails marketing persuasivos para a sua base de contatos.
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