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Automação de marketing: tudo o que você precisa saber

Postado em 12 de janeiro de 2022 | por
na categoria Marketing
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Automação de marketing simplifica processos e ajuda na captação de clientes

Automação de marketing simplifica processos e ajuda na captação de clientes/Foto: Stephen Dawson/Unsplash

Você já ouviu falar em automação de marketing? Hoje em dia, há uma necessidade entre as empresas, independentemente do porte que elas tenham, de fazer com que as suas iniciativas sejam personalizadas e escaláveis em seus diferentes canais na internet.

Nesse sentido, a automação de marketing nada mais é do que a utilização de tecnologias que, como o próprio nome indica, automatizam, agilizam e mensuram atividades e fluxos de trabalho.

Ao contrário do que muita gente imagina, a automação de marketing não diz respeito, apenas, ao disparo de e-mails, tampouco é uma área exclusiva do marketing. Muito mais do que isso, essa estratégia é muito importante para o time comercial da organização, uma vez que consegue até viabilizar a entrada de leads entre os setores de venda e do próprio marketing – que como já sabemos, precisam andar integrados.

Vantagens com a automação de marketing

Imagine a possibilidade de fazer com que a sua equipe tenha como foco outras atividades estratégicas enquanto a ferramenta executa, automaticamente, parte do trabalho que o seu time realizava até então?

Com a automação de marketing, alguns dos principais serviços de sua empresa tornam-se escaláveis, o que significa melhores resultados sem a necessidade de aumentar o material humano e os recursos investidos.

Integração entre os times de marketing e vendas é outra vantagem proporcionada pela automação

Integração entre os times de marketing e vendas é outra vantagem proporcionada pela automação/Foto: UX Indonesia/Unsplash

Automação de marketing: entrega segmentada e assertiva

Outro benefício considerável gerado pela automação de marketing diz respeito às oportunidades que podem ser criadas, o que vai muito além de uma simples captação de leads.

É possível, por exemplo, qualificar esses potenciais clientes de acordo com o nível de interesse que eles demonstram por determinado produto/serviço. O que isso significa? Uma entrega segmentada e precisa, já identificando os perfis que se encontram aptos a receber um contato comercial.

Conheça outros motivos para investir em automação de marketing

  • Melhor produtividade;
  • Compreensão otimizada da jornada de compra do cliente ideal;
  • Diminuição do tempo do processo de vendas;
  • Operação de marketing escalável;
  • Conexão entre os times de marketing e vendas, com dados detalhados sobre resultados e possibilidade de troca de informações;
  • Garantia de previsibilidade para a sua empresa;
  • Independe de grandes aportes financeiros em mídia.

Principais estratégias de automação de marketing

Em nosso dia a dia de agência aqui na Abrasivo Digital, muitos empreendedores nos perguntam sobre quais seriam as principais estratégias de automação de marketing. Claro que sua aplicação dependerá do tipo de necessidade de cada organização.

Entre elas, podemos destacar: e-mail marketing, elaboração de formulários, desenvolvimento de call-to-action, configuração dos fluxos de nutrição, segmentação da sua base de leads, lead scoring, integração com o CRM, gerenciamento das redes sociais, acompanhamento e relatórios, apenas para citar as mais utilizadas.

Empreendedores estão descobrindo, cada vez mais, as vantagens que a automação de marketing pode oferecer aos seus negócios

Empreendedores estão descobrindo, cada vez mais, as vantagens que a automação de marketing pode oferecer aos seus negócios/Foto: matthew reyes/Unsplash

Perguntas frequentes

O que é automação de marketing?

A automação de marketing é a utilização de tecnologias que automatizam, agilizam e mensuram atividades e fluxos de trabalho.

Por que é importante fazer automação em marketing?

Cada vez mais, há uma necessidade entre as empresas de fazer com que as suas iniciativas sejam personalizadas e escaláveis em seus diferentes canais online. A automação de marketing simplifica processos, reduz a sobrecarga de equipes e ajuda a obter vendas.

Quais são os principais benefícios com a automação em marketing?

Melhor produtividade; compreensão otimizada da jornada de compra do cliente ideal; diminuição do tempo do processo de vendas; operação de marketing escalável; conexão entre os times de marketing e vendas, com dados detalhados sobre resultados e possibilidade de troca de informações; garantia de previsibilidade para a sua empresa; independe de grandes aportes financeiros em mídia.

Quais são os principais exemplos de automação em marketing?

E-mail marketing, elaboração de formulários, desenvolvimento de call-to-action, configuração dos fluxos de nutrição, segmentação da sua base de leads, lead scoring, integração com o CRM, gerenciamento das redes sociais, acompanhamento e relatórios.

Gostou deste artigo? Esperamos que você tenha adquirido um conhecimento de valor sobre a automação em marketing. Siga acompanhando o conteúdo da Abrasivo Digital aqui no blog e em nossas mídias sociais!

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