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Saiba como começar um e-commerce

Postado em 26 de novembro de 2021 | por
na categoria Dicas, Ecommerce, Marketing
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criação de e-commerce

Começar um e-commerce é uma excelente oportunidade para alavancar os negócios/Foto: Pickawood/Unsplash

Muitos empreendedores têm dúvidas quando o assunto é começar um e-commerce. Afinal: o que é necessário para abrir uma loja virtual? Neste artigo da Abrasivo Digital, você ficará por dentro de dicas bem relevantes nessa área.

De acordo com o Sebrae, um e-commerce, também conhecido como comércio eletrônico ou loja virtual, nada mais é do que a atividade mercantil que promove a conexão digital entre a empresa e o cliente para a venda de produtos ou serviços.

E por que começar um e-commerce pode ser uma excelente oportunidade? Segundo levantamento da NeoTrust, empresa que desenvolve estudos acerca do comércio eletrônico no Brasil, somente em 2020, houve 301 milhões de vendas no País através de lojas virtuais, um crescimento de 68,5% no comparativo com 2019.

Além disso, ainda segundo os dados da NeoTrust, a receita gerada com o e-commerce em 2020 no Brasil foi de R$ 126,3 bilhões, alta de 68,1% em relação ao ano anterior. É verdade que a pandemia causada pelo novo coronavírus contribuiu para tamanho sucesso do setor, uma vez que milhões de pessoas tiveram que deixar de sair de casa. Contudo, as vendas online já vinham em uma ascensão considerável – e a tendência é seguir assim.

Leia também: Marketing Digital para a Black Friday: como fazer?

E-commerce: como começar?

A praticidade é um dos principais fatores considerados pelos consumidores ao optar por comprar via e-commerce, uma vez que não há a necessidade, sequer, de sair de casa para adquirir o que se quer, evitando, por exemplo, congestionamentos no trânsito ou filas nas lojas.

Mas o que é necessário para começar um e-commerce? Listamos cinco fatores essenciais para você levar em consideração caso esteja pensando em abrir uma loja virtual:

1. Conheça bem o seu cliente

Embora pareça óbvio, nossa expertise de mais de 15 anos no mercado atesta que boa parte dos empreendedores não conhece com profundidade seus potenciais clientes. O desenvolvimento de personas  é uma estratégia do marketing que pode lhe ajudar muito nesse sentido.

Além disso, procure interagir ao máximo com os consumidores via e-mail e redes sociais,  procurando compreender quais são os seus maiores desejos e necessidades.

Criar estratégias de marketing digital

Criar estratégias de marketing digital é muito importante para o sucesso de um e-commerce/Foto: Adem AY/Unsplash

2. Estude o mercado digital

Sabia que vender via internet tem diferenças significativas em relação ao comércio em loja física? Quando falamos de e-commerce é importante se atentar a aspectos como o custo da hospedagem do site, taxa cobrada por meio do pagamento que vai escolher e prazo para o dinheiro entrar na conta da sua empresa.

Isso não quer dizer, necessariamente, que começar um e-commerce seja mais caro do que uma loja física – são, simplesmente, dinâmicas e investimentos distintos. Sobre quanto cobrar, instituições como o Sebrae disponibilizam cursos online e gratuitos acerca do tema.

3. Organize o seu e-commerce

Desenvolver um site bem intuitivo, com design atraente, fácil de navegar e responsivo é de fundamental importância ao começar um e-commerce, até porque a sua plataforma de vendas precisa ter uma identidade visual condizente com a proposta da sua marca.

Há empresas especializadas na criação de sites, como a Abrasivo Digital, que realizam este serviço a preços convidativos, com pacotes de excelente custo-benefício até mesmo para micro e pequenos negócios.

Logística é um dos maiores entraves dos empreendedores quando o assunto é começar um e-commerce

Logística é um dos maiores entraves dos empreendedores quando o assunto é começar um e-commerce/Foto: Jake Nebov/Unsplash

4. Compreenda o máximo que puder sobre logística e estoque

Observe que as características do e-commerce na área da logística também são diferentes da loja física. Evidentemente, o cliente não precisa ir até um ponto físico retirar o produto que adquiriu – ele precisa recebê-lo no endereço que solicitou. Otimizar seus processos logísticos, nesse caso, é crucial.

Uma pesquisa recente do Sebrae revelou, por exemplo, que a logística é o segundo maior entrave para os empreendedores no que diz respeito à gestão de um e-commerce, ficando atrás, somente, da carga tributária.

5. Crie estratégias de marketing digital

Conseguiu o objetivo de começar um e-commerce? Agora, então, é necessário desenvolver estratégias de marketing junto aos seus potenciais clientes. Uma boa gestão de redes sociais, a criação de um blog aliado a um bom trabalho de SEO e investimentos constantes em links patrocinados podem fazer toda a diferença rumo ao sucesso da sua loja virtual.

Leia também: 9 dicas úteis de segurança para e-commerces, sites e blogs

Dificuldades da gestão de e-commerce:

1ª Carga tributária (41%);

2ª Logística (39%);

3ª Marketing (33%);

4ª Concorrência/showrooming (30%);

5ª Fluxo de caixa/conciliação financeira (26%);

6ª Estoque (23%).

Fonte: Pesquisa Nacional de Varejo Online. Sebrae, 2018 (Data Sebrae).

site Ventiladores e Cadeiras

E-commerce da Ventiladores e Cadeiras foi desenvolvido recentemente pela Abrasivo Digital

Ventiladores e Cadeiras – case da Abrasivo Digital

Recentemente, a Abrasivo Digital desenvolveu o e-commerce da Ventiladores e Cadeiras empresa que atua há quase dez anos no bairro da Pituba, em Salvador, e em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana.

O site não era tão antigo e tinha um leque de produtos cadastrados. Todavia, não era um e-commerce, pois os visitantes viam o produto e pediam orçamento, mas não conseguiam comprar na hora. Agora, se trata de uma loja virtual, com opções de pagamento e entregas disponíveis para os clientes que acessam o comércio eletrônico.

Leia também: Quanto custa um site profissional? 

Caso você queira começar um e-commerce, a Abrasivo Digital desenvolve a sua loja virtual com base nas seguintes características:

– Hospedagem da loja virtual;

– Cobrança prática;

– Suporte técnico;

– Exportação e integração de dados em tempo real;

– Diferentes tipos de planos;

– Melhor custo-benefício.

Para saber mais, acesse: E-commerce

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