Quanto custa um site profissional? Esta costuma ser uma dúvida cada vez mais comum entre empresários e responsáveis por organizações de diversos tipos. O motivo parece bem óbvio: vivemos em uma época na qual as pessoas procuram a internet quando precisam de algo, concorda? Nesse sentido, um website é fundamental para qualquer negócio, pois ele representa o seu cartão de visitas digital.
Apesar de tamanha importância, apenas 39% das empresas utilizam a internet como plataforma de negócios, segundo revelou uma pesquisa realizada pela empresa de soluções de comércio eletrônico Boa Vista. Divulgado em abril de 2020, esse levantamento consultou 350 organizações do Brasil, e constatou que somente 38% possuem um site. Logo, estão perdendo oportunidades de crescimento.
Mas quem já percebeu a importância da presença digital, naturalmente tem a curiosidade de saber quanto custa um site profissional. Por isso resolvemos criar este artigo. Primeiramente é preciso dizer que o valor médio pode sofrer variações de acordo com fatores como funcionalidades e empresa escolhida para desenvolvê-lo. Em geral, sites institucionais tendem a ter um custo mais em conta do que os de vendas online (e-commerces): entre R$ 1.500 a R$ 10.000.
No que diz respeito as funcionalidades, portanto, antes de responder à pergunta “quanto custa para desenvolver um site”, é necessário saber o que envolve a criação de um site profissional. Questões universais – que dizem respeito a qualquer site -, tais como Tipo de Site e Número de Páginas; Hospedagem e Domínio; Tecnologia; Design, Componentes Adicionais e Manutenção costumam influenciar nos valores.
1.Tipo de Site e Número de Páginas
Os sites não são iguais. O preço depende muito do tipo de site que você está construindo. Um blog simples é mais fácil de construir do que uma loja virtual. Um site de uma pequena empresa tem menos páginas do que um site de uma grande corporação, por exemplo. Daí a complexidade de se cravar, logo de cara, quanto custa para montar um site.
2.Domínio e hospedagem
Qualquer site precisa de uma hospedagem e uma URL para ser encontrado. Estamos falando de um servidor e um endereço de domínio, respectivamente. O custo de um domínio .com.br é de, R$40/ano e pode ser adquirido no Registro BR. Já o custo do servidor de hospedagem de site varia bastante, uma vez que depende da qualidade e da velocidade que ele irá te entregar. Contudo, podemos dizer que hoje, no Brasil, há servidores mais simples que podem ser utilizados a partir de R$ 28/mês.
Lembrando que neste artigo explicamos como funcionam os dois tipos mais comuns de hospedagem: compartilhada ou dedicada.
Valores médios
Hospedagem compartilhada: R$ 10/mês;
Hospedagem VPS: R$25/mês;
Hospedagem VPS gerenciada: R$50/mês
3.Tecnologia utilizada
Os sites são desenvolvidos através de linguagens de programação. Isso pode ser puro HTML com folhas de CSS, ou arquivos PHP – um sistema de gerenciamento de conteúdo como o WordPress ou o Wix, por exemplo. Os custos variam a depender de sua escolha.
4.Componentes adicionais
A tecnologia básica não basta, porque, a depender da funcionalidade, você pode precisar de plugins adicionais, aplicativos ou serviços de terceiros, muitos dos quais são pagos e custam aproximadamente US$30 por licença.
5.Configuração / Design / Desenvolvimento
É importante ter em vista que desenvolver um site vai além de apenas adquirir as peças: elas também precisam ser montadas. Você pode fazer isso sozinho, caso tenha conhecimento, ou contratar alguém.
6.Manutenção de Site
Manter o site funcionando com o máximo de segurança possível também é fundamental. A manutenção contínua integra, portanto, o plano de custo do seu site.
Custo médio de manutenção: R$ 100/mês.
Há dois caminhos que podemos tomar quando se trata da etapa inicial da criação de um site: produzir uma plataforma completamente exclusiva, ou usar um template customizado. Ambas as opções têm seus prós e contras, e servem a diferentes propósitos.
Você provavelmente vai se deparar com sites como esses em suas aventuras diárias na internet, porque muitas empresas utilizam essa opção, que é mais rápida e barata. Essas páginas de templates fornecem uma variedade de modelos que podem ser customizados. Geralmente são gratuitos, mas com opções pagas.
Sites customizáveis podem ser a melhor opção se o seu orçamento estiver apertado. Geralmente, eles permitem que você escolha um tema gratuitamente.
Outros fornecem modelos com mais recursos pelos quais você pagará um pequeno preço ou uma assinatura mensal.
Um site customizado também é muito fácil de ser configurado e leva menos tempo para fazê-lo do que criar um site a partir do zero. Geralmente, não requer conhecimento de codificação e HTML, então, a maioria das pessoas pode configurá-lo com facilidade.
Embora os layouts customizáveis sejam fáceis e econômicos, eles não têm distinção nem personalização. Talvez a maior objeção seja que eles tendem a parecer todos iguais. Sim, é verdade que muitas vezes você pode customizá-lo ao seu gosto e é possível criar uma aparência relativamente única, mas não importa o quanto você o ajuste, ele ainda é um template limitado, e naturalmente terá semelhanças com todos os outros usuários do mesmo.
Um fato que acontece com frequência: as empresas escolhem um modelo de layout e pensam que o trabalho está concluído; tentam modificar o design, mas não conseguem, e isso resulta em um site copiado. Quando a competição entre as empresas é tão grande, uma das piores coisas que podem acontecer é misturar-se à multidão.
Só porque determinado layout parece bom, não significa que é feito do zero e que representa o design certo para a sua marca. Uma empresa com experiência no assunto terá profissionais que podem fazer essa avaliação para você. Outro contratempo no uso de sites customizados é a limitação que isso traz ao seu design e navegabilidade. Embora haja algum grau de customização nesses modelos, sempre haverá parâmetros para restringi-los.
Sites exclusivos são feitos unicamente para o seu negócio, pois cada aspecto é projetado no melhor interesse de sua empresa e você terá controle total sobre a aparência e navegabilidade. Com nenhum modelo limitando o processo, você terá a oportunidade de criar um layout que atenda às necessidades do seu negócio, e que seja capaz de destacá-lo na multidão.
Essas páginas são flexíveis e crescerão à medida que sua empresa crescer. Quando chega a hora de atualizar algum aspecto nele, mudanças significativas podem ser feitas com facilidade.
Na era dos dispositivos móveis, todos os sites exclusivos devem ser projetados para serem compatíveis com aparelhos mobile, a exemplo dos smartphones. O design responsivo proporcionará a você vantagem sobre a concorrência, permitindo que sua página seja classificada melhor nas pesquisas do Google.
A menos que você tenha habilidades avançadas em web design, terá que contratar um profissional para criar o seu site, e isso exige mais dinheiro do que o custo para usar um template editável. Para empresas com orçamento pequeno, e dependendo da situação do seu negócio, isso poderia ser um revés. O processo para criar um site a partir do zero leva mais tempo para ser concluído, devido à complexidade das etapas de desenvolvimento.
A criação de site em Salvador, maior cidade do Nordeste e quarta maior do País, já foi um grande problema para quem tinha um negócio na capital baiana e precisava colocá-lo a disposição dos clientes na internet, ou seja, no século 21. Nos últimos anos, porém, uma série de empresas passou a oferecer o serviço, mas sem a expertise de uma agência como a Abrasivo Digital, que além de desenvolver a página leva em consideração fatores como usabilidade, performance, segurança e facilidade na edição do conteúdo.
Mas qual é a importância da criação de site em Salvador? A capital baiana tem crescido muito nos últimos anos. Além de seu inegável potencial turístico, a cidade conta com uma economia baseada no setor de serviços (cerca de 80%), sendo que as empresas sentem a necessidade de se posicionarem na internet – afinal, o Brasil já é o quarto maior país em número de usuários, com 120 milhões de pessoas conectadas, atrás apenas da China, Índia e EUA.
Desenvolver um site é fundamental para que a sua empresa ganhe mais visibilidade na internet e alcance, consequentemente, um número maior de clientes. Uma página na internet atua como uma vitrine para o seu negócio, um verdadeiro ‘cartão de visitas virtual’, reunindo as principais informações sobre o seu negócio para o público-alvo ao qual é destinado. Vale lembrar que, além de aumentar a visibilidade da marca, também facilita o atendimento ao cliente.
Buscando um site rápido e simples, especialmente para empresas que estão começando, um site customizado é uma opção válida. No entanto, se você tiver o devido orçamento, deve investir em um site mais complexo, exclusivo, com a cara da sua empresa, e de acordo com o que é necessário para o seu negócio se destacar entre os demais.
Um site bem projetado é uma arma poderosa em sua caixa de ferramentas de marketing e branding. Sua página é uma representação da sua empresa, portanto, o esperado é que atraia potenciais clientes. Mas, assim como pode funcionar a seu favor, um site mal projetado ou disfuncional pode virar o jogo contra você. Independentemente da decisão tomada, é preciso levar cada fator citado em consideração, para não arriscar a imagem da sua empresa, a perda de clientes, e o gasto de tempo e dinheiro.
Na Abrasivo Digital, o serviço de criação de site se destaca pelo design clean e arrojado, além de usar as tecnologias atuais do cenário web. O atendimento ao cliente é levado a sério, desde a confecção da proposta até o pós-venda.
Oferecemos:
Gestor de Conteúdo
Oferece simplicidade, rapidez e segurança na edição do conteúdo do website. Como um editor de texto, o cliente pode fazer alterações no conteúdo do site, além disso tem mais liberdade e autonomia na edição do conteúdo. Quando temos esta liberdade na edição do conteúdo, podemos ver como o site ficou logo após salvar o texto no CMS.
SEO – Search Engine Optimization
Este serviço ajuda seu site a ser melhor compreendido pelas ferramentas de buscas existentes, tais como: Google, Bing, dentre outras. Se a criação do seu site levar em consideração as boas práticas e novas tecnologias que vem surgindo no mercado ele aparecerá no Google com mais rapidez e facilidade.
Existem duas formas do seu site aparecer nos buscadores, sendo uma de forma orgânica e outra em forma de publicidade. A busca orgânica envolve diversos fatores que são implementadas no SEO para melhor posicionamento quando uma pessoa pesquisa por determinada palavra chave.
A segunda, por meio de publicidade, você paga para comprar determinadas palavras-chaves do seu negócio e aparecer com mais facilidade e rapidez nas buscas do Google e Bing.
Quanto custa um site – saiba a importância de ter um site responsivo
Site Profissional Responsivo
Seja um smartphone, tablet, desktop, notebook e até mesmo TV, o seu site será visualizado da mesma forma, com boa leitura e usabilidade. A criação de sites responsivos é um item básico de boas práticas na criação de sites profissionais que uma empresa precisa para ser melhor visualizado em outros dispositivos. A Abrasivo Digital é uma agência web de marketing digital onde criamos sites otimizado para os buscadores.
Segurança
Utilizamos recursos que ajudam o seu site a se manter seguro na web, impedindo a invasão de hackers ou inserção de arquivos maliciosos. A hospedagem de sites de prover uma parte da segurança e o site precisa ter um código bem elaborado utilizando recursos que ajudem ainda mais na segurança da informação. A criação de lojas virtuais por exemplo, precisa ter o protocolo HTTPS deve ser item obrigatório no envio dos dados dos Clientes. Atualmente não só a loja virtual, como sites e blogs devem por padrão implementar o protocolo HTTPS por medidas de segurança.
Usabilidade
Criação de site voltada para a experiência do usuário, pois é ele quem vai usar e precisa de toda a atenção no acesso.
Métricas de Acesso
Recursos que ajudam a parametrizar os acessos ao seu site: o que está sendo mais acessado, dados demográficos, visitantes, tempo no site, dentre outros.
Manutenção
Todos os sites que possuem este serviço são monitorados diariamente e atualizados à medida que novos recursos são lançados.
Como você pode observar neste artigo, o custo de um site profissional depende de muitos fatores. Caso ainda tenha ficado alguma dúvida, nossa sugestão é somar os valores médios que apresentamos de modo que seja possível criar uma estimativa, de acordo com as suas necessidades, preferências e orçamento.
Obviamente, o custo de um site profissional fica mais em conta (entre R$ 500 e 1.500) caso você contrate um freelancer. Todavia, um especialista autônomo não costuma entregar esse tipo de trabalho com a mesma qualidade que uma agência de marketing digital, como é o caso da Abrasivo Digital.
Eis os motivos: com uma agência especializada é possível interagir com várias partes responsáveis por diferentes áreas (desenvolvimento, design, branding, web, SEO, etc.), o que torna o processo muito mais profissional e de alta qualidade.
Outras vantagens:
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