Entenda melhor o que é o CRM e como ele pode ajudar a potencializar suas vendas/Imagem: vectorpouch/freepick – Bandeira vetor criado por vectorpouch – br.freepik.com
Você sabe dizer o que é o CRM? Cada vez mais utilizado pelas empresas, o CRM é o Customer Relationship Managament (Gestão de Relacionamento com o Cliente), uma estratégia que, como o próprio nome sugere, tem o objetivo de proporcionar uma melhor experiência aos consumidores e, consequentemente, potencializar os resultados do negócio. Em suma, trata-se de uma gestão 360º de atendimento, marketing, vendas e todas as etapas de contato.
E o que faz um sistema de CRM? Para entender melhor o que é o CRM, torna-se fundamental saber como ele funciona. Podemos dizer que ele atua como um verdadeiro banco de dados, onde são armazenadas as informações mais importantes sobre as características do comportamento dos clientes no período de relacionamento deles com a empresa/marca.
Essa é pergunta que muitos empresários costumam fazer e são muitos os benefícios. Uma pesquisa realizada pela Hibou, empresa especializada em monitoramento de mercado e consumo, divulgada em fevereiro de 2021, revelou que um bom atendimento ao cliente é fundamental para 94% dos consumidores brasileiros. Daí a relevância de uma gestão de relacionamento eficiente.
Veja seis possibilidades que uma plataforma de CRM é capaz de oferecer:
Empresas de diferentes portes (grandes, médias e pequenas) ganham, com o CRM, uma ferramenta poderosa para desenvolver estratégias mais assertivas/Imagem: vectorjuice/freepick Infográfico vetor criado por vectorjuice – br.freepik.com
Entre as principais está a possibilidade de reunir, em um único sistema, totalmente integrado, todo o histórico dos consumidores. Detalhe: com acesso possível a qualquer funcionário.
Mas se engana quem pensa que esta ferramenta é apenas um software capaz de revelar o perfil dos clientes. Mais do que isso, esse sistema tem a capacidade de reunir e armazenar diversos elementos de setores estratégicos de uma empresa, o que inclui o serviço de atendimento ao consumidor, equipe de marketing e time de vendas.
Ao ter conhecimento de toda a jornada do cliente, a partir do primeiro contato até a hora de realizar a compra/contratação, empresas de diferentes portes (grandes, médias e pequenas) ganham, com o CRM, uma ferramenta poderosa para desenvolver estratégias mais assertivas, com foco específico nesses consumidores.
Conheça as principais vantagens para sua empresa:
Listamos sete dos serviços mais recomendados para que você também tenha uma noção de quanto custa um CRM/Imagem: vectorjuice Abstrato vetor criado por vectorjuice – br.freepik.com
Os princiapais são o CRM Local e o CRM na Nuvem. O CRM Local (também conhecido como On-Premise) é armazenado em um servidor físico na empresa. Em razão disso, demanda manutenção de uma equipe própria de Tecnologia da Informação (TI). Nessa situação é preciso instalar o software de CRM no servidor ou em um computador usado para este fim.
Já o CRM na Nuvem, como o próprio nome diz, tem como base a cloud computing e, por essa razão, dispensa a instalação em um computador e o trabalho de manutenção. Dessa forma, toda a infraestrutura do CRM pode ser acessada e gerenciada remotamente pela equipe de especialistas da ferramenta. Exemplo: pode ser acessado via página de login através do navegador de internet ou aplicativo – a qualquer hora, independentemente do lugar.
Caso a sua leitura tenha chegado até aqui – e lógico que esperamos que sim – você já deve estar se perguntando quais são os melhores CRM disponíveis no mercado, e quanto este serviço costuma custar em média, correto? Vamos lá! Há diversas opções disponíveis. Só é preciso analisar qual se adequa melhor a necessidade do seu negócio (e do seu bolso).
Listamos sete dos serviços mais recomendados para que você também tenha uma noção de quanto custa um:
É o Customer Relationship Managament (Gestão de Relacionamento com o Cliente), uma estratégia que, como o próprio nome sugere, tem o objetivo de proporcionar uma melhor experiência aos consumidores e, consequentemente, potencializar os resultados do negócio.
Ele atua como um verdadeiro banco de dados, onde são armazenados os dados mais importantes sobre as características do comportamento dos clientes no período de relacionamento deles com a empresa/marca.
Otimiza o desempenho do time de vendas; torna possível o entendimento acerca da jornada do consumidor; facilita o desenvolvimento de técnicas de vendas mais eficazes quanto à captação e conversão de clientes; ajuda no relacionamento de clientes e leads, o que contribui para fidelizar os relacionamentos pelo maior tempo possível.
Sim. Ele pode ser utilizado por empresas de diferentes portes. Há versões para todos os tipos de negócios, variando de acordo com o número de funcionários envolvidos nos processos de relacionamento entre os clientes e a marca.
Varia bastante. Depende muito da quantidade e qualidade dos recursos oferecidos pelas ferramentas. A maioria tem versões gratuitas (mais limitadas) e planos pagos, que variam de US$ 15/mês a US$ 80/mês.
Os principais tipos são o CRM Local e o CRM na Nuvem. O local (também conhecido como On-Premise) é armazenado em um servidor físico na empresa. Já o na Nuvem pode ser acessado e gerenciado remotamente.
E então: gostou deste artigo? Esperamos que ele tenha sido útil para você conhecer melhor o que é o CRM, ferramenta que tem sido cada vez mais utilizada pelas empresas a fim de gerenciar de forma mais assertiva o relacionamento com os clientes, gerando mais vendas e fidelizações, dois atributos essenciais para qualquer negócio, não é mesmo?
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