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O que é o CRM, para que serve e como implementar

Postado em 29 de junho de 2021 | por
na categoria CRM, Dicas, Geral, Marketing
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O que é o CRM

Entenda melhor o que é o CRM e como ele pode ajudar a potencializar suas vendas/Imagem: vectorpouch/freepick – Bandeira vetor criado por vectorpouch – br.freepik.com

Você sabe dizer o que é o CRM? Cada vez mais utilizado pelas empresas, o CRM é o Customer Relationship Managament (Gestão de Relacionamento com o Cliente), uma estratégia que, como o próprio nome sugere, tem o objetivo de proporcionar uma melhor experiência aos consumidores e, consequentemente, potencializar os resultados do negócio. Em suma, trata-se de uma gestão 360º de atendimento, marketing, vendas e todas as etapas de contato.

E o que faz um sistema de CRM? Para entender melhor o que é o CRM, torna-se fundamental saber como ele funciona. Podemos dizer que ele atua como um verdadeiro banco de dados, onde são armazenadas as informações mais importantes sobre as características do comportamento dos clientes no período de relacionamento deles com a empresa/marca.

Qual a importância de usar um CRM?

Essa é pergunta que muitos empresários costumam fazer e são muitos os benefícios. Uma pesquisa realizada pela Hibou, empresa especializada em monitoramento de mercado e consumo, divulgada em fevereiro de 2021, revelou que um bom atendimento ao cliente é fundamental para 94% dos consumidores brasileiros. Daí a relevância de uma gestão de relacionamento eficiente.

Veja seis possibilidades que uma plataforma de CRM é capaz de oferecer:

  1. Rastreia de forma ativa e administra os dados dos clientes;
  2. Conecta toda a sua equipe em qualquer dispositivo;
  3. Captura os e-mails dos clientes;
  4. Torna simples os trabalhos repetitivos a fim de que você consiga executar um acompanhamento de leads mais efetivo;
  5. Disponibiliza orientações e insights extremamente úteis;
  6. Pode ser personalizado de acordo com o crescimento da sua empresa.
Ganho com CRM

Empresas de diferentes portes (grandes, médias e pequenas) ganham, com o CRM, uma ferramenta poderosa para desenvolver estratégias mais assertivas/Imagem: vectorjuice/freepick Infográfico vetor criado por vectorjuice – br.freepik.com

Quais as vantagens do CRM para a empresa?

Entre as principais está a possibilidade de reunir, em um único sistema, totalmente integrado, todo o histórico dos consumidores. Detalhe: com acesso possível a qualquer funcionário.

Mas se engana quem pensa que esta ferramenta é apenas um software capaz de revelar o perfil dos clientes. Mais do que isso, esse sistema tem a capacidade de reunir e armazenar diversos elementos de setores estratégicos de uma empresa, o que inclui o serviço de atendimento ao consumidor, equipe de marketing e time de vendas.

Ao ter conhecimento de toda a jornada do cliente, a partir do primeiro contato até a hora de realizar a compra/contratação, empresas de diferentes portes (grandes, médias e pequenas) ganham, com o CRM, uma ferramenta poderosa para desenvolver estratégias mais assertivas, com foco específico nesses consumidores.

Conheça as principais vantagens para sua empresa:

  • Otimiza o desempenho do time de vendas;
  • Torna possível o entendimento acerca da jornada do consumidor;
  • Facilita o desenvolvimento de técnicas de vendas mais eficazes quanto à captação e conversão de clientes;
  • Ajuda no relacionamento de clientes e leads, o que contribui para fidelizar os relacionamentos pelo maior tempo possível.
Quanto custa um CRM

Listamos sete dos serviços mais recomendados para que você também tenha uma noção de quanto custa um CRM/Imagem: vectorjuice Abstrato vetor criado por vectorjuice – br.freepik.com

Principais tipos de CRM

Os princiapais são o CRM Local e o CRM na Nuvem. O CRM Local (também conhecido como On-Premise) é armazenado em um servidor físico na empresa. Em razão disso, demanda manutenção de uma equipe própria de Tecnologia da Informação (TI). Nessa situação é preciso instalar o software de CRM no servidor ou em um computador usado para este fim.

Já o CRM na Nuvem, como o próprio nome diz, tem como base a cloud computing e, por essa razão, dispensa a instalação em um computador e o trabalho de manutenção. Dessa forma, toda a infraestrutura do CRM pode ser acessada e gerenciada remotamente pela equipe de especialistas da ferramenta. Exemplo: pode ser acessado via página de login através do navegador de internet ou aplicativo – a qualquer hora, independentemente do lugar.

Quais são os melhores CRM?

Caso a sua leitura tenha chegado até aqui – e lógico que esperamos que sim – você já deve estar se perguntando quais são os melhores CRM disponíveis no mercado, e quanto este serviço costuma custar em média, correto? Vamos lá! Há diversas opções disponíveis. Só é preciso analisar qual se adequa melhor a necessidade do seu negócio (e do seu bolso).

Listamos sete dos serviços mais recomendados para que você também tenha uma noção de quanto custa um:

  1. ZohoCRM: reconhecido como uma alternativa de qualidade nos mercados nacional e internacional, o ZohoCRM é gratuito para até três usuários. O app conta com uma série de recursos para o usuário. As versões pagas têm os seguintes valores:
  • Padrão: USD$18 por usuário/mês;
  • Profissional: USD$30 por usuário/mês;
  • Empresarial: USD$45 por usuário/mês;
  1. RD Station CRM: com usabilidade simples e prática, o CRM lançado pela Resultados Digitais torna as ações rápidas e ágeis, o que evita a perda de tempo com a configuração de ferramentas. O plano Basic custa R$39,90 por usuário/mês, e conta com integração total ao RD Station Marketing;
  2. HubSpot CRM: 100% gratuito, a ferramenta da HubSpot permite criar usuários ilimitados e registra até 1 milhão de inscrições (entre contatos e empresas). Completo, o sistema é adaptável a diferentes tipos de negócio;
  3. Agendor: CRM desenvolvido no Brasil, o Agendor é feito para pequenas empresas de qualquer segmento. A principal finalidade da ferramenta é aprimorar todo o seu processo comercial e diminuir/eliminar o desperdício de oportunidades;
  4. Pipedrive: utilizado por mais de 75 mil empresas de diversos países, a ferramenta da Pipedrive tem como diferencial a grande facilidade de uso. É possível fazer um teste grátis. Os planos do sistema são:
  • Prata: USD$15 por usuário/mês;
  • Ouro: USD$29 por usuário/mês;
  • Platina: USD$59 por usuário/mês;
  1. Salesforce: um dos mais utilizados em todo o mundo, a ferramenta da Salesforce tem configuração inicial rápida e fácil. Os preços variam entre US$25/mês (Sales Cloud Essentials, para até 5 usuários) e US$ 75/mês (para equipes maiores);
  2. Freshworks: antigamente chamado de FreshSales, o Freshworks tem como recursos a classificação de contatos de acordo com o tempo em que estão na sua base; lead scoring e integração entre e-mail e telefone. A ferramenta é gratuita para até dez usuários. As vantagens das versões pagas são a integração com outros apps e a possibilidade de criar o próprio funil de vendas. Os planos:
  • Blossom: US$19 por usuário/mês;
  • Garden: US$35 por usuário/mês;
  • State: US$65 por usuário/mês;
  • Forest: US$79 por usuário/mês (só disponível se pagar pelo ano todo).

Perguntas frequentes:

– O que é CRM?

É o Customer Relationship Managament (Gestão de Relacionamento com o Cliente), uma estratégia que, como o próprio nome sugere, tem o objetivo de proporcionar uma melhor experiência aos consumidores e, consequentemente, potencializar os resultados do negócio.

– O que faz um CRM?

Ele atua como um verdadeiro banco de dados, onde são armazenados os dados mais importantes sobre as características do comportamento dos clientes no período de relacionamento deles com a empresa/marca.

– Quais os benefícios do CRM?

Otimiza o desempenho do time de vendas; torna possível o entendimento acerca da jornada do consumidor; facilita o desenvolvimento de técnicas de vendas mais eficazes quanto à captação e conversão de clientes; ajuda no relacionamento de clientes e leads, o que contribui para fidelizar os relacionamentos pelo maior tempo possível.

– Pequenas empresas também podem usar CRM?

Sim. Ele pode ser utilizado por empresas de diferentes portes. Há versões para todos os tipos de negócios, variando de acordo com o número de funcionários envolvidos nos processos de relacionamento entre os clientes e a marca.

– Quanto custa um CRM?

Varia bastante. Depende muito da quantidade e qualidade dos recursos oferecidos pelas ferramentas. A maioria tem versões gratuitas (mais limitadas) e planos pagos, que variam de US$ 15/mês a US$ 80/mês.

– Quais são os tipos de CRM?

Os principais tipos são o CRM Local e o CRM na Nuvem. O local (também conhecido como On-Premise) é armazenado em um servidor físico na empresa. Já o na Nuvem pode ser acessado e gerenciado remotamente.

E então: gostou deste artigo? Esperamos que ele tenha sido útil para você conhecer melhor o que é o CRM, ferramenta que tem sido cada vez mais utilizada pelas empresas a fim de gerenciar de forma mais assertiva o relacionamento com os clientes, gerando mais vendas e fidelizações, dois atributos essenciais para qualquer negócio, não é mesmo?

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