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Growth Marketing: por que sua empresa deve apostar nisso?

Postado em 18 de julho de 2024 | por
na categoria Growth Marketing, Marketing, Marketing Digital, Notícias
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Você sabia que um dos maiores problemas das empresas na atualidade está na efetividade da comunicação? Essa circunstância causa impactos profundos nos resultados, uma vez que cria ruídos na jornada do cliente. A fim de suprir essa lacuna, surgiu o Growth Marketing com uma proposta de criar um time de crescimento no marketing, a fim de alinhar a comunicação, garantir a adesão dos colaboradores nas demandas da empresa e impulsionar o crescimento da marca a partir da aquisição de clientes novos e do fortalecimento da relação com os atuais

Nesse artigo, você vai compreender por que deve também surfar nessa onda que só tem trazido bons frutos. 

O que é Growth Marketing?

Growth Marketing define o conjunto de estratégias e abordagens adotadas por uma marca, com foco na eficiência da comunicação, a fim de aumentar a sua base de clientes de forma consistente e escalável. O intuito é atrair novos clientes e manter os atuais, ao implementar melhorias contínuas na construção de uma jornada do cliente cada vez mais efetiva

Growth Marketing

Ao adotar o Growth, a empresa passa a trabalhar com estratégias montadas a partir de sua realidade, tendo em vista o orçamento disponível, a experiência do cliente e as personas. A proposta é investir em soluções para identificar novos leads, interagir com esse público e melhorar as ferramentas internas de comunicação para gerar conversão.

Vantagens de investir em Growth Marketing

O Growth Marketing otimiza a gestão de recursos ao direcionar as ações ao marketing eficiente. Ou seja, a marca faz um investimento certeiro no levantamento de dados reais, em prol da otimização das ações. Assim, a equipe tem uma visão mais clara da situação atual e consegue projetar ações mais assertivas. 

Como o Growth é baseado em dados e na comunicação assertiva com o cliente, a chance de conversão é muito maior, porque ele atinge a pessoa certa com a linguagem mais apropriada para falar com ela.

Além disso, essa abordagem aposta no crescimento sustentável, a fim de que a empresa consiga dar conta da gestão desses novos clientes. Assim, não corre o risco de crescer para além da capacidade de atendimento da marca, gerando experiências ruins. 

Ao se debruçar em compreender o comportamento do cliente em sua essência, o Growth propõe ações mais precisas, o que otimiza os processos na jornada do cliente. Ademais, a empresa passa a adotar as ações que realmente causam impacto, sem desperdício de recursos físicos e humanos. 

Passo a passo para montar uma estratégia de Growth Marketing 

Inicialmente, é necessário pensar no líder, na pessoa que conduzirá o time dentro das estratégias de Growth Marketing. Deve ser alguém que tenha domínio sobre marketing digital, seja criativo, estrategista e tenha habilidade com gestão de pessoas. Nem sempre é fácil encontrar essa pessoa e, por isso, existe a opção de contratar uma agência focada em growth. Existem muitas vantagens em contratar uma agência de marketing digital, e uma delas é ter todo um time pronto e qualificado.

Mas caso seja viável montar uma equipe de growth, aqui vão algumas dicas. Lembre-se que, antes de partir para as fases de implementação, você deve estudar minuciosamente sobre o nicho de atuação; o público-alvo; fazer uma análise SWOT, a fim de identificar suas fraquezas, pontos fortes e oportunidades; além de mapear toda a jornada do cliente para entender como ela funciona com sua marca. Depois disso, é só seguir o nosso passo a passo. 

1. Faça um levantamento completo sobre as ações de marketing digital

O diagnóstico é o primeiro passo para montar uma estratégia de Growth Marketing. É fundamental ter a consciência da situação atual, entender as ações que já foram feitas, o público atingido e os resultados. A empresa deve se aprofundar no comportamento do cliente, entender como ele se comunica, quais os canais que mais utiliza, as suas principais queixas

Design thinking traz eficiência aos processos

Compreender o comportamento do cliente é a base para a eficiência das estratégias de Growth. 

2. Interpretação de dados e criação de hipóteses

Com os dados em mãos, você deve interpretá-los e montar suas próprias hipóteses. O levantamento de dados traz muitas perspectivas e informações. Você vai conseguir identificar quais estágios da jornada do clientes apresentam problemas.

Ou seja, você deve construir as hipóteses do que está acontecendo e do que é possível adotar, para interromper as falhas na comunicação com o cliente. Aqui é o momento dos insights, da criatividade e de se pensar em soluções lógicas. 

3. Definição do plano de ação

Com os caminhos abertos pelos insights, é o momento de entender e definir quais estratégias deverão ser colocadas em prática. O Growth Marketing tem seu fundamento na assertividade das ações para o crescimento, então não adianta atirar para todos os lados. Aqui é o momento de pensar estrategicamente e definir o plano de ações. 

4. Implementação, testes e monitoramento

A fase final diz respeito à implementação das ações aos testes e monitoramento. Suas ações devem ser planejadas, portanto, não é hora de correr riscos. As mudanças de rumo, se necessárias, devem ser imediatas. Então, se você concluiu, por exemplo, que o layout do e-commerce é ruim, que não oferece a navegabilidade adequada, é hora de reformular o site e colocar em prática novas ferramentas.

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