A forma de divulgar uma marca pode variar a depender do segmento ou do modelo de negócio. Existem inúmeras estratégias de marketing digital possíveis, e cabe avaliar esses fatores na hora de definir quais ações se deve implementar. Nesse artigo, você conhecerá melhor o modelo de negócio business to business, e te apresentaremos 5 ações de marketing digital para empresas B2B.
A expressão B2B se traduz em business to business e se refere a um modelo de negócio em que empresas vendem seus produtos e serviços a outras empresas. Ou seja, o público-alvo da marca é formado prioritariamente por pessoas jurídicas. Então, quando falamos de marketing digital para empresas B2B, nos referimos ao planejamento de marketing para esse tipo de mercado.
Quando se pensa em montar um planejamento de marketing digital, compreender o modelo de negócios do cliente é fundamental. Isso permite alinhar as ações e estratégias com o público. Isso impacta desde a definição do tom de voz da marca até a escolha das ferramentas de marketing digital mais eficientes naquele contexto.
Ao contrário do B2B, quando falamos em B2C já estamos nos referindo a uma empresa que vende para pessoas físicas. Então, você consegue compreender que montar ações de marketing digital para atingir pessoas é diferente de atingir empresas? Por isso, existem estratégias específicas para modelo de negócio.
O marketing digital deve estar presente no planejamento de comunicação de qualquer empresa, não importa o seu tamanho ou público. Especificamente em relação ao modelo de negócio B2B, as ações de marketing digital desempenham um relevante papel para que a empresa consiga atingir o público certeiro.
Muitas empresas B2B planejam ações de marketing digital sem considerar a sua persona, e o que acontece é que as suas campanhas, por exemplo, acabam alcançando o público errado. Ou seja, é um investimento perdido, porque se o objetivo dela é vender para outras empresas, do que adiantar o seu anúncio aparecer para uma pessoa física que não esteja vinculada à área que ela busca atingir?
Existe também um outro ponto ainda mais relevante, que é o nível de diálogo que deve permear a relação com uma empresa. Normalmente, as empresas costumam ter um processo muito mais cuidadoso, sistemático e lento para fechar negociações. Isso exige que as estratégias de marketing digital dirigidas a esse público sejam ainda mais precisas, porque a empresa costuma fazer uma pesquisa mais minuciosa sobre os fornecedores e soluções disponíveis no mercado para atender a sua demanda.
As empresas possuem objeções mais contundentes, porque elas utilizam efetivamente um planejamento estratégico de marketing. Convencer uma empresa a adquirir seu produto/serviço exige muito jogo de cintura sobre como se comportar no mundo digital, a fim de que você consiga comunicar a ela a real funcionalidade e eficiência de sua solução. Você precisa fazer com que ela entenda que ela precisa de seu produto/serviço. Caso contrário, você será apenas mais um fornecedor B2B no mercado com um alcance restrito e sem muitas perspectivas de crescimento.
Conheça agora 9 estratégias de marketing digital para empresas B2B que você precisa adotar em seu negócio, se você quer mostrar a qualidade de seu produto/serviço e conquistar a confiança do público-alvo em seu produto.
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