By Freepik
O crescimento dos negócios nas plataformas digitais trouxe à tona a expressão “gestão de tráfego pago”. Embora muito se ouça falar sobre o tema, há quem não compreenda o seu conceito e sua essencialidade para quem busca acelerar os resultados de seu empreendimento com estratégias de marketing digital. Nesse artigo, portanto, você vai conhecer essa que é uma das mais assertivas ações de alcance de público no mercado. Além disso, vai saber a importância de se destinar uma parte da verba de marketing para viabilizar a estratégia.
Tráfego pago é o nome que se dá ao número de pessoas que são atraídas para a sua página na internet em razão da implementação de ações de marketing digital que demandam investimentos financeiros. Ou seja, de forma resumida, são os potenciais clientes que chegam até você por meio de anúncios.
Então, sempre que você paga para o seu anúncio aparecer em posições privilegiadas nos sites de buscas ou em outras plataformas, como as redes sociais, trata-se de tráfego pago.
Existem modelos de tráfego pago que geram tipos de pagamento, sendo muito comum, por exemplo, o custo por clique (CPC).
Assim, o tráfego pago é exatamente o oposto do tráfego orgânico.
Tráfego orgânico é a quantidade de pessoas que acessam o seu site a partir da implementação de estratégias de conteúdo e de otimização SEO, sem que haja custos específicos direcionados a isso.
Então, enquanto o tráfego pago exige o conhecimento especializado acerca da gestão das plataformas de anúncios, de segmentação de público e de linguagens específicas para o criativo e o conteúdo, o orgânico depende basicamente da implementação de estratégias de conteúdo e da otimização para o SEO.
O tráfego pago é uma estratégia essencial para ajudar a bater as metas de mercado da empresa. Com uma boa gestão desse processo, dá para atingir um público qualificado e fazer índices elevados de conversões. O uso operacional da estratégia, portanto, possibilita que a organização mantenha a competitividade no ambiente digital, onde a concorrência é ainda maior, porque ultrapassa as fronteiras geográficas.
Existem inúmeros benefícios atrelados às ações de tráfego pago. Dentre ele, podemos mencionar, por exemplo:
Mencionarmos aqui a facilidade de acesso às ferramentas e o custo relativamente baixo do investimento nos anúncios, mas existe um porém. Você precisa realmente estar orientado por um bom profissional, para não perder esse dinheiro em estratégias planejadas e executadas de forma equivocada.
A otimização das campanhas precisa seguir os passos corretos, a fim de que ela atinja o público-alvo e seja efetiva na geração de resultados. Afinal de contas, você não vai querer apenas aumentar os cliques em seu site sem ter qualquer retorno em vendas.
Primeiramente, você deve ter em mente que gestão de tráfego pago significa planejar e executar as tais estratégias. A primeira questão é definir o objetivo da campanha e a etapa do funil de vendas que ela quer atingir. Então, é preciso definir se você quer construir ou fortalecer a marca; se quer apresentar as soluções que você oferece ou se busca a conversão dos seus leads.
Além disso, é importante também definir as métricas que servirão de parâmetro para mensurar o resultado da campanha. Aqui entra o key performance indicator, o famoso KPI, que deve ser alinhado com o cliente.
Depois é hora de criar campanha, projetar o anúncio, aplicar os testes A/B para comparar as opções e partir para o abraço.
Se você quer crescer no digital com estratégias de tráfego pago, entre em contato com a equipe da Abrasivo Digital.
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