Digital PR: o que é e como crescer no online

Postado em 27 de novembro de 2023 | por
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Tudo sobre Digital PRO crescimento das mídias digitais exige adaptações constantes nas áreas do conhecimento, que culminam no surgimento ou remodelação de profissões focadas no digital. Foi assim que nasceu o relações públicas digitais, mais conhecida como digital PR. Nesse artigo conheceremos um pouco mais dessa atuação, suas principais características e importância.

O que é Digital PR?

O Digital PR é um conjunto de estratégias de comunicação digital que tem o objetivo de promover a marca a partir da disseminação de conteúdos relevantes. Uma campanha de Digital PR bem feita, portanto, atuação diretamente nos índices do Google EEAT, garantindo uma posição de destaque nas pesquisas do buscador. Ou seja, a função consiste em melhorar a Experiência, Especialização, Autoridade e Confiabilidade do site.

Como funciona o trabalho de Digital PR

Quando o usuário faz uma busca na internet, ele possui uma intenção específica por trás daquela palavra-chave que utilizou. O que o Google faz é classificar todo o conteúdo que conseguiu captar na internet e oferecer uma ordem de respostas alinhada com os seus parâmetros de classificação.

O Google então criou uma série de regras para que um site consiga performar bem em sua busca. Além disso, criou também um algoritmo que penaliza aqueles que não seguem suas regras. Por fim, exigiu ainda que esse conteúdo disponibilizado na rede tenha qualidade, que seja de referência e que efetivamente responda àquela dúvida do usuário.

O que o Digital PR faz é justamente planejar, reunir e implementar práticas eficientes que impulsionem a visibilidade da marca. Que aumente a conexão dela com seu público-alvo, que a torne referência em seu segmento. Assim, por tabela, o objetivo é aumentar o tráfego do site, blog e demais veículos de comunicação da marca e alavancar a sua classificação nas buscas orgânicas. 

Tudo isso acontece por meio da criação de estratégias de comunicação e da construção e fortalecimento do relacionamento com todos os agentes. Sejam eles público-alvo, clientes, influenciadores digitais e jornalistas que atuam nos meios de comunicação. 

5 estratégias para otimizar o Digital PR

Vamos conhecer agora algumas das principais estratégias que devem integrar um plano de ação dentro do Digital PR. 

Link Building 

O Link Building é uma estratégia Offpage, ou seja, você aplica ela fora de suas páginas, mas ela reverbera em seus resultados. Consite no investimento em ações que geram backlinks e aumentam o tráfego para sua página. Os backlinks acontecem quando outras páginas fazem links para a sua. O resultado disso é o aumento de sua autoridade no Google, que passa a entender que sua página é uma referência naquele assunto. 

EEAT

Já falamos um pouco sobre esse tema no início desse texto, mas temos um artigo bem completo aqui no blog sobre Google EEAT. Então, resumidamente, estamos diante de um compilado de regras que o Google estipulou para classificar e ranquear os conteúdos na internet.

Cada letra da sigla está relacionada a um parâmetro analítico, que são, em português, Experiência, Especialização, Autoridade e Confiabilidade. A página que consegue adotar cada um desses critérios em seu conteúdo conquista as melhores posições na busca do Google, ou seja, é uma estratégia de impacto de SEO. 

Assessoria de imprensa

A Assessoria de imprensa é a atividade voltada para o relacionamento com os jornalistas e veículos de comunicação em geral, a fim de conquistar espaço para a marca nessas mídias.

Assim, o papel do assessor de imprensa é identificar assuntos relevantes dentro das atividades da empresa que podem virar notícias em outros canais. A partir daí, ele cria um material de divulgação, vende a ideia de publicação para o jornalista e faz o acompanhamento de tudo o que saiu na imprensa. 

Gestão das redes sociais

A gestão das redes sociais da marca implica em um planejamento detalhado acerca do que deve ser publicado e onde. Assim, essa atividade engloba inicialmente a identificação de quais redes sociais valem a pena investir e quais tipos de conteúdo devem ser criados para cada uma dessas redes.

Além disso, envolve também o monitoramento de resultados, a interação com usuários e tudo mais que implique no relacionamento entre a marca e seus seguidores. A gestão de mídias sociais é um trabalho delicado e que envolve inúmeras vertentes.

YMYL

O YMYL é mais uma estratégia de SEO. A sigla significa “Your Money or Your Life”, em livre tradução no português quer dizer “seu dinheiro ou sua vida”. Esse conceito refere-se especificamente aos sites que abordam conteúdos que causam impacto nas suas finanças, saúde e/ou bem-estar.

Então, estamos tratando do ranqueamento de páginas que tratam de assuntos mais sensíveis. Então, existem estratégias específicas para otimizar o SEO desse tipo de conteúdo e, consequentemente, conquistar as primeiras páginas do Google. 

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