Fim dos cookies na internet são uma tendência/Imagem: Atakan/Getty Images
Quem é que nunca recebeu esta mensagem ao abrir um site na internet: “Este site utiliza cookies. Armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse”?
Claro que aqui não estamos falando dos cookies (biscoitos, em inglês) comestíveis, aqueles tradicionais bolinhos americanos que costumam ter gotas de chocolate. Um cookie na internet pode ser definido como um fragmento de código anexado pelo site ao navegador de um usuário.
Os principais objetivos dos cookies são identificar e rastrear dados relevantes do consumidor. Dessa forma, fica mais fácil conhecer as preferências dos usuários, o que influencia nos tipos de anúncios e destaques que passarão a ser exibidos.
Para entender melhor como funcionam os cookies, imagine o comportamento que você costuma ter ao acessar a internet diariamente. Pois bem, os cookies armazenam o seu histórico de navegação, logins e senhas em sites de compras ou redes sociais. Isso é feito por meio de pequenos arquivos de texto. Com base nestes dados, eles definem uma espécie de padrão.
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Os Cookies Primários são aqueles gerados pelo mesmo site que o usuário está acessando. Eles objetivam otimizar a experiência exclusiva do internauta nesta referida página, o que significa que ele não será rastreado em outro lugar.
Já os Cookies de Terceiros, por sua vez, são aqueles gerados por outro site, geralmente, um anunciante. Um bom exemplo é o Facebook Pixel, que rastreia as ações dos usuários ao visitar outros sites, oferecendo publicidades conforme o interesse de cada indivíduo.
Cookies identificam e armazenam dados dos usuários da internet, estabelecendo um padrão de consumo e direcionando conteúdo para os internautas/Foto: rupixen.com/Unsplash
Embora os especialistas em Tecnologias da Informação (TI) considerem os cookies importantes, também é verdade que eles podem ser utilizados para objetivos nada bem-intencionados.
Os cookies podem, por exemplo, ser utilizados para obter dados valiosos dos usuários da internet, sem o devido consentimento dos mesmos. Apesar de não instalarem vírus nas máquinas, há a possibilidade de terem acesso a informações relevantes para traçarem perfis de consumidores que atendam aos seus interesses.
Sabe por que surge aquela mensagem referente ao uso de cookies quando você abre uma página da internet? É que o consentimento para a utilização e armazenamento de cookies nos sites se tornou obrigatório em agosto de 2020, quando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), nº 13.709/18, passou a vigorar no Brasil.
E por que dizemos que o fim dos cookies está próximo? Quando o assunto é internet, as pessoas, cada vez mais, exigem privacidade. Nos Estados Unidos, uma pesquisa da Flurry Analytics constatou que apenas 15% dos usuários globais do Apple IOS 14 escolheram a opção “permitir rastreamento” em maio de 2021.
Outros inúmeros levantamentos têm demonstrado que as pessoas querem mais privacidade e controle em relação aos próprios dados, o que ajuda a indicar que o fim dos Cookies de Terceiros está mais próximo do que se imagina.
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Só para se ter ideia, o Google já anunciou que passará a remover os Cookies de Terceiros, bem como o suporte dado a eles no Chrome, até meados de 2023 – aliás, navegadores como Firefox e Safari já os bloquearam.
Nesse sentido, é crucial que os profissionais do marketing digital desenvolvam estratégias assertivas acerca da coleta de dados, sempre respeitando, ao máximo, a privacidade dos usuários.
E o que fazer para se tornar independente dos Cookies de Terceiros? Aqui vão seis dicas cruciais:
Estes cinco fatores acima mencionados são de suma importância diante da iminência do fim dos cookies, uma vez que, através deles, é possível trabalhar conteúdos capazes de atrair, voluntariamente, os dados dos usuários da internet.
Gostou deste artigo? Esperamos que este conteúdo tenha lhe ajudado a compreender melhor o que são os cookies e como o fim deles representará, na realidade, uma ótima oportunidade para as marcas e os profissionais de marketing, os quais podem, desde já, traçar novos tipos de estratégia para atrair mais consumidores, mas sem desrespeitar algo que eles levam extremamente a sério na internet: a privacidade.
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