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O que são outbound e inbound marketing?

Postado em 22 de outubro de 2021 | por
na categoria Dicas, Inbound Marketing, Marketing
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Outbound Marketing e Inbound Marketing são estratégias distintas para alavancar os negócios e posicionar as marcas, mas também podem ser aplicadas de forma conjunta

Outbound Marketing e Inbound Marketing são estratégias distintas para alavancar os negócios e posicionar as marcas, mas também podem ser aplicadas de forma conjunta/Imagem: Mídia social vetor criado por vectorjuice – br.freepik.com

Você sabe dizer o que são e para que servem o Outbound e o Inbound Marketing? Caso ainda não saiba, nós, da Abrasivo Digital, iremos lhe explicar neste artigo. Por uma questão cronológica, vamos começar por quem veio primeiro: o Outbound Marketing.

Outbound Marketing: o que é?

O Outbound Marketing, também chamado de “marketing tradicional ou convencional”, tem como principal objetivo conquistar clientes por meio do oferecimento de produtos ou serviços. Sua característica mercadológica essencial é buscar o lead ativamente, o típico “correr atrás”.

De uma forma mais geral, o Outbound Marketing se desenvolveu nos comerciais de rádio, jornais, TV, revistas, cartazes, outdoors e demais meios de publicidade considerados mais tradicionais.

Uma das principais marcas do Outbound Marketing é a interrupção. Sabe quando você está assistindo aquele jogo de futebol ou sua novela preferida na TV e, de repente, surge aquele comercial anunciando aquele produto ou serviço? Pois é: nesse tipo de situação temos o ‘ mais puro suco’ do Outbound Marketing.

Você também pode estar ouvindo aquela rádio que toca as suas músicas favoritas, quando, de repente, o(a) locutor(a) dá uma pausa na programação e anuncia os comerciais. Nesses tipos de situação que acabamos de descrever, o receptor da comunicação só tem duas formas de não ser impactado pelo marketing: desligando a TV e o rádio, ou mudando de estação. A essência do Outbound Marketing está aí.

Outdoor é um exemplo clássico de Outbound Marketing

Outdoor é um exemplo clássico de Outbound Marketing/Imagem: Árvore vetor criado por upklyak – br.freepik.com

Existe outbound marketing digital?

Sim. Ao contrário do que algumas pessoas imaginam, o Outbound Marketing também existe no meio digital, embora em menor proporção. Como exemplos, podemos citar as interrupções por meio de anúncios em vídeos que você assiste na internet (Youtube, principalmente), landing pages e banners em sites, e-mails em massa e pop-ups, apenas para citar alguns.

Outra característica bem específica do Outbound Marketing diz respeito aos investimentos. Geralmente, as mídias relacionadas a ele são bem dispendiosas. Um anúncio em comercial de TV, rádio, revista ou jornal de grande circulação, por exemplo, demanda um considerável aporte de recursos, sendo que, muitas vezes, quando falta verba para a sua marca seguir em evidência, você acaba sumindo da mídia.

Para facilitar o seu entendimento, listamos as principais características do Outbound Marketing:

  • Empresa procura ativamente os clientes;
  • Alvo na propaganda ativa, divulgação direta do produto ou serviço;
  • Comunicação em sentido único;
  • Marketing de interrupção;
  • Prospecção ativa via anúncios na mídia, chamadas frias, outdoors e flyers;
  • Maior custo médio de atuação do cliente;
  • Propagandas que muitas vezes deixam de gerar valor para o cliente;
  • Listas não-segmentadas;
  • Pouco valor agregado.  
Para desenvolver uma estratégia de inbound marketing realmente eficiente, é de fundamental importância responder a algumas perguntas básicas de suas personas

Para desenvolver uma estratégia de inbound marketing realmente eficiente, é de fundamental importância responder a algumas perguntas básicas de suas personas /Imagem: : Venda vetor criado por pch.vector – br.freepik.com

Inbound Marketing: tudo o que você precisa saber

O Inbound Marketing (também conhecido como marketing de atração), por sua vez, se desenvolveu com mais força na última década, e tem como finalidade conquistar o cliente por meio de conteúdo relevante, capaz de fazer com que ele se interesse pela sua empresa e os produtos/serviços que ela oferece, ao invés de a sua organização ir atrás dele.  

Depois de conseguir ‘atrair’ o cliente, a principal meta do Inbound Marketing passa a ser fidelizá-lo. Nessa metodologia, o foco está na produção de conteúdo de qualidade, que gere valor para as suas personas. Nesse sentido, de acordo com a nossa expertise aqui na Abrasivo Digital, dois fatores são fundamentais para que a estratégia renda resultados satisfatórios e assertivos:

  • Conhecer muito bem quem é o seu público e entender suas necessidades;
  • Se comunicar com as pessoas certas.

Para desenvolver uma estratégia de Inbound Marketing realmente eficiente, é de fundamental importância responder a algumas perguntas básicas de suas personas, tais como: quais são seus anseios, sonhos, tipos de conteúdo que querem acessar, como desejam ser abordados e quais plataformas de mídia eles utilizam.

Pilares fundamentais do Inbound Marketing

Os quatro pilares fundamentais dessa metodologia são: Marketing de Conteúdo, Links Patrocinados, SEO e Redes Sociais. Na Abrasivo Digital, desenvolvemos estratégias com base nesse conceito em seis frentes: atração, conversão, relacionamento, vendas, análise e resultado. Atualmente, temos clientes de diferentes setores da economia investindo nessa vertente, entre os quais clínicas de saúde, startup de logística, curso pré-vestibular e até mesmo empresa especializada em topografia com drones.

Você sabia?

As organizações que implementam o Inbound Marketing chegam a alcançar 2,2 vezes mais visitas do que as empresas que não o adotam, segundo o estudo Content Trends.

Para facilitar o seu entendimento, listamos as principais características do Inbound Marketing:

  • O cliente procura a empresa;
  • Foco em conteúdo que gera valor ao público;
  • Comunicação com sentido duplo: ouvir o cliente e compreendê-lo;
  • Clientes atraídos por blog posts, e-books, infográficos, ferramenta de busca e redes sociais;
  • Menor custo médio para aquisição e fidelização de clientes;
  • Ênfase na criatividade, talento e esforço dos produtores de conteúdo;
  • Marketing de permissão;
  • Listas segmentadas (base de clientes) e busca otimizada (SEO);
  • Criação de conteúdo relevante para as personas.

Perguntas frequentes

O que é Outbound Marketing?

O Outbound Marketing, também chamado de “marketing tradicional ou convencional”, tem como principal objetivo conquistar clientes por meio do oferecimento de produtos ou serviços. Sua principal característica mercadológica é buscar o cliente ativamente, o típico “correr atrás”.

Quais são as principais características do Outbound Marketing?

Empresa procura ativamente os clientes; Alvo na propaganda ativa; Divulgação direta do produto ou serviço; Comunicação em sentido único; Marketing de interrupção; Prospecção ativa via anúncios na mídia, chamadas frias, outdoors e flyers; Maior custo médio de atuação do cliente; Propagandas que muitas vezes deixam de gerar valor para o cliente; Listas não-segmentadas; Pouco valor agregado.

O que é Inbound Marketing?

O inbound marketing tem como finalidade conquistar o cliente por meio de conteúdo relevante, capaz de fazer com que ele se interesse pela sua empresa e os produtos/serviços que ela oferece, ao invés de a sua organização ir atrás dele. Depois de conseguir ‘atrair’ o cliente, a principal meta do inbound marketing passa a ser fidelizá-lo.

Quais são as principais características do Inbound Marketing?

O cliente procura a empresa; Foco em conteúdo que gera valor ao público; Comunicação com sentido duplo: ouvir o cliente e compreendê-lo; Clientes atraídos por blog posts, e-books, infográficos, ferramenta de busca e redes sociais; Menor custo médio para aquisição e fidelização de clientes; Ênfase na criatividade, talento e esforço dos produtores de conteúdo; Marketing de permissão; Listas segmentadas (base de clientes) e busca otimizada (SEO); Criação de conteúdo relevante para as personas.

Quais são os pilares do Inbound Marketing?

Os quatro pilares fundamentais dessa metodologia são: Marketing de Conteúdo, Links Patrocinados, SEO e Redes Sociais.

Queremos saber: a sua empresa utiliza o Inbound ou o Outbound Marketing atualmente? Caso queira saber mais sobre este assunto, entre em contato agora mesmo com o time de especialistas da Abrasivo Digital e conheça melhor os benefícios que o seu negócio pode obter com o marketing digital. Ah, e continue acompanhando nossas dicas aqui no blog!

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