Houve um certo tempo em que se imaginava que o marketing digital era uma exclusividade das grandes organizações. Felizmente, hoje em dia os empreendedores já perceberam que as pequenas empresas também podem se beneficiar de suas estratégias e potencializar o desenvolvimento dos negócios.
O marketing digital para pequenas empresas tem sido cada vez mais utilizado, mesmo que o poder de investimento dessas organizações seja mais restrito. Aqui na Abrasivo Digital, inclusive, boa parte dos nossos clientes são de pequeno porte e representam diversos setores da economia (educação superior, startups, saúde, entre outros).
Entre as principais vantagens do marketing digital para pequenas empresas, destacamos que ele é mensurável, segmentável, permite atração gratuita para o site/blog (busca orgânica no Google, e-mail ou redes sociais), gera audiência para o negócio e tem excelente custo-benefício.
Para tornar mais claro o entendimento de como o marketing digital para pequenas empresas é muito importante para o desenvolvimento do negócio, listamos quatro serviços essenciais que ele fornece:
A criação de sites é a base do marketing digital para pequenas empresas. Muitos empresários ainda têm dúvidas se devem investir no desenvolvimento de um site/blog para a empresa ou apenas em redes sociais – explicamos em um artigo recente o que é mais indicado.
Embora ambos sejam relevantes, ter um site próprio é fundamental para a sua marca. Em primeiro lugar, porque, ao contrário de redes sociais como Facebook, Instagram e Linkedin, ele pertencerá exclusivamente a você. Lembra do Orkut? Um certo dia, ele simplesmente deixou de existir. Já pensou se a sua empresa só tivesse um perfil por lá ao invés de um cantinho para chamar de seu na internet?
Além disso, com um site próprio a sua empresa ganha mais credibilidade junto aos clientes, consegue estender as vendas para além da loja física, passa a ser encontrado mais facilmente nas pesquisas do Google, mostra o que você faz com mais detalhes e expõe, permanentemente, a sua marca;
Quando o assunto é marketing digital para pequenas empresas, as redes sociais ocupam papel de destaque. Estar presente e atuante em mídias como Instagram, Facebook, Linkedin e Twitter (apenas para citar as principais) contribui, consideravelmente, para que a sua organização seja lembrada. Também é importante porque possibilita uma gama de canais de interação com o seu público, além do potencial para conquistar potenciais consumidores de serviços e produtos;
Ao mesmo tempo, é fundamental contar com o trabalho de uma agência digital para gerenciar as redes sociais de sua organização, porque não basta apenas estar presente nesse tipo de mídia sem ter traçado estratégias assertivas de atuação. É necessário saber o que postar, quando postar e, principalmente, por que postar conteúdo. Os profissionais de marketing digital tem expertise nessa área e poderão auxiliá-lo(a) nessa área, fazendo com que você se preocupe apenas com a atividade-fim de sua empresa, ou seja, nada de dores de cabeça;
As redes sociais ganham dinheiro através da publicidade. Por esse motivo, seus algoritmos entregam uma parcela muito insignificante das postagens do seu perfil quando elas são realizadas organicamente (modo gratuito). Isso quer dizer, por exemplo, que menos de 10% do conteúdo que você publica no Facebook ou Instagram é exibido, de fato, na linha do tempo de seus seguidores.
E como fazer para ser mais visto? É aí que entram os links patrocinados – anúncios financeiramente impulsionados para divulgar produtos ou serviços na internet, e que podem ser exibidos nas mais diversas plataformas, como sites de busca, rede de display do Google, ads em redes sociais, portais de notícias e blogs.
Entre as principais vantagens dos links patrocinados voltados ao marketing digital para pequenas empresas, estão:
– Atrair tráfego para o seu site/blog;
– Acelerar seus resultados (ser mais visto em menos tempo;
– Identificar seu público;
– Flexibilidade para anunciar (capacidade de adaptação);
– Medir precisamente os resultados.
Diferentemente do Outbound Marketing (Marketing Tradicional), o Inbound Marketing (Marketing de Atração) é um conjunto de estratégias cujo objetivo é conquistar, voluntariamente, potenciais clientes ao site da empresa. Ao invés de utilizar prospecção ativa de clientes e propagandas intrusivas, este conceito tem como base a educação do consumidor e um relacionamento mais consensual, no qual o próprio lead procura a sua marca.
Os principais pilares do Inbound Marketing são: Marketing de Conteúdo, Redes Sociais, Links Patrocinados e SEO.
Gostou deste artigo? Esperamos que ele tenha ajudado você a entender a importância do marketing digital para pequenas empresas. Caso tenha interesse de saber como a Abrasivo Digital pode traçar uma estratégia de sucesso nesse sentido, para o seu negócio, entre em contato com o nosso time de especialistas. Você vai se surpreender.
Entre em contato agora mesmo e solicite um orçamento sem compromisso!
Abrasivo Abrasivo Digital Abrasivo Digital Studio Abrasivo Marketing Digital Agência de marketing digital Agência Digital Aracaju Automação de Marketing Clientes Coronavírus Covid-19 Criação de site Criação de sites Criação de Sites em Salvador Dicas Dicas de marketing e-commerce Empresas estratégias Facebook Facebook ADS Google Home-office Inbound Marketing Instagram internet Isolamento Social Leads Loja Virtual Manutenção de Sites marketing Marketing de Conteúdo Marketing Digital Mídias Sociais Pandemia Planejamento Estratégico Quarentena Redes Sociais Salvador Saúde SEO Site Sites tecnologia vendas