Criação de sites ou redes sociais: Qual devo usar em minha clínica médica
Marketing Digital em um só Lugar: Criação de Sites, Inbound Marketing, Redes Sociais, Google Adwords, Google Street View e muito mais.

Criação de sites ou redes sociais – Clínica Médica

O que a maioria das pessoas, hoje em dia, costuma fazer quando precisa de uma consulta, de um exame ou tratamento em uma clínica, um consultório ou centro médico? A resposta é um tanto óbvia: faz uma busca no Google. E ao encontrar o nome do estabelecimento? Muitas vezes, realiza uma pesquisinha no Facebook e Instagram para saber mais informações, ver fotos do local e conhecer a avaliação das pessoas.

Por essas razões é fundamental que a sua clínica, o seu consultório ou o seu centro médico esteja presente na internet.  O marketing de conteúdo para esse setor contribui para o fortalecimento da sua marca, o aumento da sua visibilidade e uma aproximação mais assertiva com os pacientes. Nessas horas, uma dúvida comum do(a) empresário(a) é a seguinte: devo investir na criação de site ou em redes sociais?

Nossa experiência na Abrasivo Digital diz o seguinte: embora estejamos falando de meios de comunicação diferentes, ambos se complementam, pois têm como objetivo transmitir mensagens importantes da marca, criar um relacionamento com o público, reforçar a imagem da empresa e, evidentemente, ajudar a vender mais.

Isso significa que a sua clínica, o seu consultório ou o seu centro médico precisa investir na criação de site e em redes sociais, buscando estratégias de marketing digital para cada uma dessas ferramentas de acordo com a sua audiência.

Criação de site ou redes sociais – Marketing de Conteúdo

Veja seis benefícios de investir em uma estratégia de marketing de conteúdo para a sua clínica médica:

  • Aumentar a visibilidade

Quando você produz conteúdos de qualidade para o seu site ou blog, a visibilidade da sua marca aumenta natural e consideravelmente. Eles aparecem na busca orgânica do Google, são compartilhados nas redes sociais e indicados entre amigos, etc.

Se você criar um post completo sobre dor de cabeça, por exemplo, quem buscar por esse termo no Google pode se deparar com o seu conteúdo, gostar dele, indicar para um amigo ler e ainda compartilhar o link no Facebook.

  • Fidelizar pacientes

Sabia que, com o marketing de conteúdo, além de atrair um novo público para o seu consultório, você também consegue fidelizar os pacientes antigos?

Com publicações frequentes no blog, sua marca se mantém em contato com os pacientes mesmo quando eles não estão precisando de atendimento. E, melhor ainda, esse contato se dá com conteúdos relevantes e úteis, capazes de resolver dúvidas e ajudar no dia a dia das pessoas.

  • Diferenciar-se dos concorrentes

O setor da saúde, salvo algumas exceções, ainda deixa de explorar adequadamente todo o potencial do marketing digital. São poucos os consultórios, centros médicos e as clínicas que estão produzindo conteúdos de qualidade para a internet atualmente.

Nesse sentido, como a concorrência pela atenção dos seus potenciais pacientes ainda não é acirrada, o marketing de conteúdo pode significar uma vantagem competitiva relevante para o seu negócio.

  • Ganhar credibilidade

Conquistar credibilidade é um fator muito importante para associar à imagem de uma clínica médica ou de um profissional dessa área. Precisamos observar que, quando o assunto é saúde, as pessoas buscam segurança para confiar suas vidas a um especialista. O marketing de conteúdo contribui nesse aspecto, porque demonstra tanto o seu domínio nessa área quanto a preocupação com o bem-estar e à saúde dos pacientes.

  • Construir autoridade

Caso você consiga obter sucesso em sua estratégia, provavelmente conquistará uma boa posição no ranqueamento do buscador e aparecerá nos primeiros resultados. Isso significa que provavelmente você é uma referência, aos olhos do mercado, do paciente e do Google. Conteúdos qualificados e aprofundados demonstram todo o seu conhecimento na sua área de atuação. Dessa forma, você constrói a sua reputação junto ao público.

“O conteúdo relevante na saúde é o começo de uma trajetória que pode alavancar a imagem do profissional, clínica ou outra instituição da área no mundo digital. Com essa metodologia, o caráter ‘mercantilista’ deixa de existir e se inicia um relacionamento muito antes do paciente chegar ao consultório”, destaca Fernanda Daura, CEO da Santé Marketing em Saúde.

“Em vez das campanhas tradicionais, claramente comerciais, pense em fazer o seu marketing com base em conteúdo relevante na saúde. Utilize os recursos digitais disponíveis e adequados ao seu público-alvo. Site, blog e redes sociais irão ajudar você a obter visibilidade e credibilidade, dentro da ética”, acrescenta a especialista.

  • Educar o paciente

Você já observou que muitas buscas no Google são relacionadas a tratamentos, sintomas e doenças? Isso ocorre porque a saúde é uma área que suscita uma série de dúvidas à população. Muitas vezes, sites que não têm o devido conhecimento sobre o assunto acabam disseminando informações duvidosas, não comprovadas cientificamente. Nesse sentido, sua empresa pode, por meio do marketing de conteúdo, educar os pacientes com informações bem embasadas e confiáveis sobre a medicina, além de incentivá-los na adoção de hábitos saudáveis.

Criação de site

Criação de site = seu patrimônio

É inegável a influência que as mídias sociais exercem, atualmente, para os negócios, contudo, também é verdade elas não lhe pertencem. O que aconteceria, por exemplo, se houvesse um investimento vultuoso há cerca de dez anos no Orkut? Certamente, o que tinha tudo para ser uma grande ideia poderia resultar em um prejuízo imenso. Por isso, a recomendação é: valorize seu site! Ele é o seu maior ativo na internet e permanecerá com você enquanto sua empresa estiver ativa.

Para iniciar uma estratégia de marketing de conteúdo voltada a sua clínica médica é muito importante planejar suas ações, definir o seu público, criar um blog, otimizar suas páginas (aplicando técnicas de SEO), divulgar seu conteúdo através de redes sociais e e-mail marketing, e mensurar seus resultados.  Vale observar que tais ações não trazem resultados imediatos, pois é preciso construir uma audiência e consolidar sua presença online para que os números de acessos, interações e novos clientes sejam significativos. Todavia, provavelmente você perceberá os impactos dessa estratégia no médio e longo prazo.

Vantagens da criação de site

Os sites funcionam como verdadeiros cartões de visita digitais. Além disso, costumam conferir mais credibilidade às empresas. O internauta sente mais confiança, pois pode encontrar, de uma vez só, dados mais completos sobre a empresa, seus produtos e serviços oferecidos. Outros benefícios da criação de site:

  • Serviço online – sites oferecem a possibilidade de o internauta contratar o serviço dentro da própria plataforma, como é o caso do e-commerce;
  • Segurança – sites podem adquirir selos de segurança oficial, o que permite que dados bancários e formulários cadastrais estejam seguros durante uma compra online;
  • Google – nem sempre a pessoa precisa saber o nome da sua empresa ou marca para encontrá-la no Google. Se o seu site estiver otimizado e bem ranqueado, ao procurar pelo serviço ou produto que você oferece, seu potencial cliente pode te encontrar mais facilmente e da maneira mais comum, através dos buscadores;
  • Integração com redes sociais – é possível integrar os perfis de mídias sociais da sua empresa no seu site, ampliando a conexão dos seus clientes em todas as plataformas que você atua.

Sites responsivos

Criação de site responsivo

Os smartphones ultrapassaram os computadores e se tornaram, a partir de 2014, os aparelhos preferidos do brasileiro para se conectar à internet, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O fato de que os dispositivos móveis vieram mesmo para ficar reforça a importância acerca do desenvolvimento de sites responsivos. Mas você sabe o que são sites responsivos?

Sites responsivos são aqueles projetados de forma inteligente, no intuito de serem adaptados a qualquer tipo de resolução, sem distorções de qualquer tipo. Certamente você já navegou por alguns sites no celular em que a tela até fica ajustada, mas cujas letras são muito pequenas, o que obriga a utilização de zoom. Esses são exemplos de sites não responsivos.

Ao contrário deles, os sites responsivos são capazes de identificar qual é a largura de cada dispositivo e, dessa forma, conseguem determinar o quanto de espaço está disponível e como a página será mostrada para que esses espaços sejam aproveitados de maneira plena.

Criação de site responsivo: ajuste proporcional

Você sabia que, além disso, os sites responsivos também ajustam as dimensões das imagens, das fontes e dos demais elementos de uma página para que eles não fiquem desproporcionais?

Desse modo, podemos dizer que os sites responsivos são aqueles que, com o mesmo layout, se ajustam perfeitamente a qualquer resolução de forma harmônica, passando a mesma experiência de leitura ao usuário, independentemente do dispositivo pelo qual está sendo acessado.

Criação de site – Gestão de Conteúdo

Criação de site com gestor de conteúdo

Um site com gestor de conteúdo (CMS) permite que qualquer pessoa, mesmo que não tenha formação técnica, adicione conteúdo e rastreie-o com facilidade. O gerenciamento de conteúdo corporativo é uma função comum.

Para muitas empresas modernas de pequeno a médio porte, um sistema de gerenciamento de conteúdo corporativo é o coração da presença digital de sua marca.

Os usuários do site podem empregar uma variedade de tipos de conteúdo e, em seguida, modificar e expandir as informações postadas por eles mesmos, sem a necessidade de um programador de Web para configurar o site e fazer as atualizações.

Ter um CMS oferece mais controle, agiliza processos e, finalmente, economiza seu tempo. Além disso, aumenta a eficácia de seus funcionários e ajuda a reduzir os custos gerais da sua empresa.

Criação de site: Site Exclusivo

Criação de site exclusivo ou customizado?

Há dois caminhos que podemos tomar quando se trata da etapa inicial da criação de um site: produzir uma plataforma completamente exclusiva, ou usar um template customizado. Ambas as opções têm seus prós e contras e servem a diferentes propósitos.

Criação de Sites – Site Customizado

Se você busca um site rápido e simples, especialmente para empresas que estão começando, um site customizado é uma opção válida. No entanto, se você tiver o devido orçamento, deve investir em um site mais complexo, um site exclusivo, com a cara da sua empresa, e de acordo com o que é necessário para o seu negócio se destacar entre os demais.

Criação de sites ou redes sociais

Vantagens das redes sociais

Você sabia que antes de decidir o que comprar, 77% dos internautas buscam informações da marca/empresa em redes sociais como Facebook e Instagram? Os dados constam de uma pesquisa da multinacional de consultoria empresarial PwC. Alguns de seus principais atrativos são os seguintes:

  • Público volumoso – os brasileiros gastam, em média, até 13 horas do dia em mídias sociais. Isso significa que a chance de ele ver sua marca é alta, ainda que para isso você necessite investir em estratégias pagas (posts patrocinados);
  • Gratuidade – para ter uma conta (mesmo que empresarial), basta criar um perfil nas páginas oficiais com um e-mail;
  • Interação – os clientes têm acesso rápido e fácil para ver os produtos e serviços, bem como comentar, deixar opinião ou tirar dúvidas. Engajar os seguidores da sua empresa por meio de postagens relevantes é uma ótima estratégia.

Conclusão

Afinal, o que criar primeiro: site ou redes sociais?

Ao considerarmos as particularidades de um site e mídias sociais apresentadas anteriormente, o ideal é criar primeiro o website, pois é por meio dele que sua empresa poderá se posicionar de maneira mais sólida na internet, além de passar mais credibilidade para os clientes. Também não podemos esquecer que, ao contrário das redes sociais, o site pertencerá a você ou a organização que representa.

Uma vez criado o site, desenvolva os perfis nas redes sociais para promovê-lo e compartilhar conteúdo com o seu público.

Finalmente, antes de construir um website ou criar um perfil em alguma rede social, é essencial elaborar um planejamento bem estruturado, com objetivos claros, a fim de evitar ações desnecessárias e que não gerem valor para os clientes. Um bom plano deve, inclusive, apontar quais mídias sociais são mais recomendadas para o seu tipo de negócio – sim, não adianta incluí-lo em todas se o perfil do seu público só pode ser encontrado em algumas delas.

O ideal é contratar uma agência especializada, como a Abrasivo Digital, com profissionais experientes e qualificados para o planejamento e a execução de cada etapa do plano. Em nossa trajetória, já atendemos a diversos clientes da área de saúde: Vitalmed, Boa Saúde, Núcleo da Mama, Uniged, Fisiomed e Conselho Regional de Psicologia – Bahia, entre outros.

Esperamos que este artigo tenha sido útil para o seu conhecimento. Caso queira conhecer melhor as soluções que a Abrasivo Digital tem para o seu negócio, independentemente do porte da empresa, entre em contato conosco: https://www.abrasivodigital.com.br/contato/

Teremos prazer em atendê-lo(a)!

 

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