Marketing Digital em um só Lugar: Criação de Sites, Inbound Marketing, Redes Sociais, Google Adwords, Google Street View e muito mais.

Quais são as diferenças entre sites exclusivos e customizados?

Postado em 21 de novembro de 2018 | por
na categoria Criação de sites
tags , , , , ,
com 0 e 0

Saiba as principais diferenças entre sites exclusivos e customizados, e escolha a melhor opção para sua empresa 

Sites exclusivos

Sites exclusivos ou customizados? Há dois caminhos que podemos tomar quando se trata da etapa inicial da criação de um site: produzir uma plataforma completamente exclusiva, ou usar um template customizado. Ambas as opções têm seus prós e contras e servem a diferentes propósitos.

Neste artigo, listamos os prós e contras de cada opção para te ajudar a decidir qual é o caminho a ser escolhido.

Sites customizados – Prós

Você provavelmente vai se deparar com sites como esses em suas aventuras diárias na internet, porque muitas empresas utilizam essa opção, que é mais rápida e barata. Essas páginas de templates fornecem uma variedade de modelos que podem ser customizados. Geralmente são gratuitos, mas com opções pagas.

Sites customizáveis podem ser a melhor opção se o seu orçamento estiver apertado. Geralmente, eles permitem que você escolha um tema gratuitamente.

Outros fornecem modelos com mais recursos pelos quais você pagará um pequeno preço ou uma assinatura mensal.

Um site customizado também é muito fácil de ser configurado e leva menos tempo para fazê-lo do que criar um site a partir do zero. Geralmente, não requer conhecimento de codificação e HTML, então, a maioria das pessoas pode configurá-lo com facilidade.

Sites customizados

Sites customizados – Contras

Embora os layouts customizáveis sejam fáceis e econômicos, eles não têm distinção nem personalização. Talvez a maior objeção seja que eles tendem a parecer todos iguais. Sim, é verdade que muitas vezes você pode customizá-lo ao seu gosto e é possível criar uma aparência relativamente única, mas não importa o quanto você o ajuste, ele ainda é um template limitado, e naturalmente terá semelhanças com todos os outros usuários do mesmo.

Um fato que acontece com frequência: as empresas escolhem um modelo de layout e pensam que o trabalho está concluído; tentam modificar o design, mas não conseguem, e isso resulta em um site copiado. Quando a competição entre as empresas é tão grande, uma das piores coisas que podem acontecer é misturar-se à multidão.

Só porque determinado layout parece bom, não significa que é feito do zero e que representa o design certo para a sua marca. Uma empresa com experiência no assunto terá profissionais que podem fazer essa avaliação para você. Outro contratempo no uso de sites customizados é a limitação que isso traz ao seu design e navegabilidade. Embora haja algum grau de customização nesses modelos, sempre haverá parâmetros para restringi-los.

Sites exclusivos – Prós

Sites exclusivos são feitos unicamente para o seu negócio, pois cada aspecto é projetado no melhor interesse de sua empresa e você terá controle total sobre a aparência e navegabilidade. Com nenhum modelo limitando o processo, você terá a oportunidade de criar um layout que atenda às necessidades do seu negócio, e que seja capaz de destaca-lo na multidão.

Essas páginas são flexíveis e crescerão à medida que sua empresa crescer. Quando chega a hora de atualizar algum aspecto nele, mudanças significativas podem ser feitas com facilidade.

Na era dos dispositivos móveis, todos os sites exclusivos devem ser projetados para serem compatíveis com aparelhos mobile, a exemplo dos smartphones. O design responsivo proporcionará a você vantagem sobre a concorrência, permitindo que sua página seja classificada melhor nas pesquisas do Google.

Sites exclusivos

Sites exclusivos – Contras

A menos que você tenha habilidades avançadas em web design, terá que contratar um profissional para criar o seu site, e isso exige mais dinheiro do que o custo para usar um template editável. Para empresas com orçamento pequeno, e dependendo da situação do seu negócio, isso poderia ser um revés. O processo para criar um site a partir do zero leva mais tempo para ser concluído, devido à complexidade das etapas de desenvolvimento.

Sites exclusivos – contras

Conclusão

Buscando um site rápido e simples, especialmente para empresas que estão começando, um site customizado é uma opção válida. No entanto, se você tiver o devido orçamento, deve investir em um site mais complexo, um site exclusivo, com a cara da sua empresa, e de acordo com o que é necessário para o seu negócio se destacar entre os demais.

Sites exclusivos – satisfação

Um site bem projetado é uma arma poderosa em sua caixa de ferramentas de marketing e branding. Sua página é uma representação da sua empresa, portanto, o esperado é que atraia potenciais clientes. Mas, assim como pode funcionar a seu favor, um site mal projetado ou disfuncional pode virar o jogo contra você. Independentemente da decisão tomada, é preciso levar cada fator citado em consideração, para não arriscar a imagem da sua empresa, a perda de clientes, e o gasto de tempo e dinheiro.

x

Comments

Comments are closed.