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Geração-Z: aprenda a fazer Marketing Digital para esse público

Postado em 23 de janeiro de 2019 | por
na categoria Marketing, Mídia Online, Mídias Sociais, Tecnologia
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A Geração-Z, que abrange os nascidos no ano de 1995, em média, é caracterizada por sua destreza natural no uso das tecnologias, visto que desconhecem o mundo sem ela. Dessa maneira, o Marketing Digital, quando feito para esse público, deve ter sutileza e zero porcento de “enrolação”. 

 

A Geração-Z, que abrange os nascidos no ano de 1995, em média, é caracterizada por sua destreza natural no uso das tecnologias, visto que desconhecem o mundo sem ela. Por esse motivo, o Marketing Digital, quando feito para esse público, deve ter sutileza e zero por cento de “enrolação”.

De modo geral, a Geração-Z gasta entre seis e nove horas por dia nas mídias digitais e usa uma média de cinco telas: smartphone, TV, laptop, desktop e tablet, alternando entre elas de acordo com seus propósitos. Em comparação, os Millennials usam por volta de três Gadgets.

Facilite o envolvimento do público mais jovem

Então, como você pode aumentar o seu público, alavancar a notoriedade da marca e transformar os usuários on-line em leads sem gastar uma fortuna nesta nova era do poder de compra dos nativos digitais?

Demorar é perder


É simples: não importa quão bom seja seu conteúdo, se houver demora de chegar ao objetivo, você perderá a atenção da maioria dos jovens. Isso significa que eles rejeitarão e deixarão de compartilhar sua postagem e podem não voltar a visitar seu site. Lembre-se: o objetivo é facilitar a participação deles.

Disponibilize à Geração-Z botões de compartilhamento em todas as plataformas digitais, eles já são inclinados a passar adiante o que consideram relevante. Todo o seu conteúdo, desde as postagens no blog da sua empresa até as ofertas de serviços e produtos devem ter uma simples opção de distribuição – com poucos cliques.

Os Z´s têm pressa e normalmente não gastam muito tempo lendo um e-mail ou artigo inteiro. Por isso, é importante manter manchetes, títulos para postagens em blogs, seminários on-line e ofertas claras e cativantes. É necessário chamar atenção e deixar seus leitores saberem exatamente o que ganharão ao investir seu tempo e atenção.

Quando as estratégias de mídias sociais se popularizam, elas também perdem a eficácia

 

Embora o Facebook, o YouTube e o Instagram estejam entre as redes sociais com mais usuários, elas também têm muito mais concorrência e não são as únicas opções disponíveis: a geração mais jovem está, também, em outras plataformas de mídia social e sites que não são tão conhecidos em relação ao restante das pessoas mais velhas. De fato, apenas 10% dos usuários do Facebook têm menos de 24 anos.

A chave é analisar muitas redes sociais diferentes para determinar onde seu cliente-alvo gasta seu tempo e desenvolver uma forte estratégia de marketing para essa plataforma.

Conheça 4 aspectos a serem considerados ao escolher as mídias sociais para a sua empresa

Otimize seu conteúdo da maneira certa

Há muito conteúdo divulgado na internet atualmente. Por consequência, é importante otimizá-lo para que seja amplamente lido. Na verdade, você deve gastar 80% do seu tempo promovendo seu conteúdo e apenas 20% do seu tempo realmente criando-o. Não há sentido em publicar se ninguém puder encontrá-lo. Certifique-se de direcionar tráfego para seu site ou blog por todos os meios disponíveis.



Eles também são mais propensos do que os Millenials a tomar medidas para proteger sua privacidade nas plataformas de mídias sociais, desse modo, mantêm diferentes senhas, e também enviando mensagens diretas ao invés de marcar publicamente os amigos.

Observação importante: embora esse amor pelo anonimato represente um desafio para as marcas que tentam alcançar e segmentar a Geração-Z, o que isso realmente significa é que as táticas de marketing de interação têm um lugar para esse público. Canais privados e diretos, como o Facebook Messenger, são uma forma poderosa de envolvê-los.

Tendo crescido com o YouTube como um importante canal de conteúdo, a Geração-Z confia em influenciadores sociais tanto quanto, se não mais, que em celebridades convencionais.

CARACTERÍSTICAS DA GERAÇÃO-Z:

• Multiculturais e mente aberta: são agregadores;
• Interessados em inovação e empreendedorismo;
• Sonhadores: querem seguir suas paixões;
• Alunos independentes, com desejo e know-how para se autoeducar;
• Querem fazer a diferença.

Eles também estão mais inclinados a escolher marcas que demonstrem responsabilidade ambiental ou tenham foco na mudança social. E como também estão interessados em igualdade racial, de gênero e renda, costumam gravitar em torno das marcas que demonstram comprometimento nessas áreas.

Geração-Z: dicas de Marketing

 

1. Eles são nativos digitais, então os profissionais de marketing também devem agir dessa maneira

Essa Geração espera que as marcas se movam com facilidade em torno dos dispositivos digitais, criando uma experiência unificada em lojas, dispositivos digitais e dispositivos móveis;

2. Torne a mensagem rápida

Eles possuem uma capacidade de atenção de cerca de oito segundos. Cresceram constantemente recebendo enormes quantidades de informações e estão acostumados a filtrá-los rapidamente.

Nesta era de emojis, as marcas devem se comunicar com um conteúdo lúdico que capte sua atenção;

3. A mídia social é importante, mas não como para os Milenials

Enquanto os Milenials foram pioneiros no Facebook, a Geração-Z prefere privacidade e redes sociais anônimas. Eles viram os percalços sociais dos Milenials e não querem cometer os mesmos erros;

4. Experiências autênticas e conversas de mão dupla são uma obrigação

Inicie conversas bidirecionais on-line e crie uma presença social com a qual a Geração-Z possa interagir. Eles valorizam as opiniões de seus pares, tornando o marketing de influência uma ferramenta muito poderosa, mas, para ser eficaz, deve parecer genuína;

5. Humanize sua marca

Eles não querem uma empresa sem rosto. Os profissionais de marketing precisam mostrar a personalidade de sua marca. Considere convidar uma estrela do YouTube ou do Vine;

6. Convide-os a personalizar seus produtos

Comercialize para eles com o entendimento de que querem singularizar produtos e modas; ajude-os a expressar sua individualidade;

7. Assuntos de qualidade

Com um mundo de informações na ponta dos dedos, eles realizam pesquisas extensivas antes de comprar e são seletivos em suas decisões de compra;

8. Mostre-lhes cuidado

A Geração-Z quer tornar o mundo um lugar melhor, e eles querem ver que você está realmente comprometido com essa causa.

Por mais distante que pareçam, e por mais difícil que seja alcança-los, sem dúvida, não é impossível. E você, tem alguma dica que não demos neste artigo?

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