Escolher as mídias sociais certas para o seu negócio exige tempo e pesquisa. Você tem que pensar criticamente sobre o que faz sentido para a sua marca.
Você está tentando escolher as melhores plataformas de Mídias Sociais para a sua empresa, mas não sabe nem por onde começar. Saiba que você não é o único nessa situação. Existem inúmeros empreendedores passando pelos mesmos cenários.
O Marketing de Mídias Sociais passará a ser uma ferramenta indispensável ao seu arsenal de estratégias quando você aprender a usá-lo corretamente. No entanto, a maioria dos donos de empresas perde o foco e sai testando todas as plataformas, até que, em determinado momento, já não tem mais ideia do que esperar.
Existem quatro perguntas cruciais a serem consideradas antes de pensar em abrir um novo canal de mídia social:
• Qual é o seu público-alvo?
• Que tipo de conteúdo você está compartilhando?
• Você tem recursos para manter uma base consistente de conteúdo?
• Você realmente conhece as Mídias Sociais?
Conhecer as respostas a essas perguntas permitirá que você escolha a plataforma de Mídia Social que faça mais sentido para sua empresa, ao invés de atirar para todos os lados.
Entender o seu público-alvo lhe dará uma imagem mais clara de em qual plataforma ele está. O Instagram, em termos de audiência, usabilidade e popularidade, é a rede social com maior potencial de alcance. Ainda assim, existem sempre outros aspectos a serem analisados, e essas regrinhas podem não funcionar exatamente como planejado. Neste caso, a área de atuação da sua empresa pode fazer diferença na hora de segmentar o seu público-alvo.
Uma boa dica para influenciar sua audiência a responder pesquisas que podem fazer toda a diferença na hora da segmentação, é oferecer material educativo, como e-books ou descontos nos produtos/ serviços oferecidos.
Perguntas importantes a serem feitas:
– Idade e profissão;
– Qual é a sua plataforma social favorita?
– Frequência de uso das mídias sociais.
Considere o tipo de conteúdo que você está planejando compartilhar. Você tem um negócio criativo? Sua marca depende fortemente da fotografia? Então o Instagram seria uma ótima ferramenta para destacar seu trabalho e a cultura da empresa. Sua estratégia de Marketing de conteúdo envolve toneladas de listas e leituras divertidas? Então o Facebook será o seu novo melhor amigo.
Se o seu negócio utiliza portfólios, de alguma forma, você pode utilizar outras plataformas digitais e deixá-las linkadas às mídias escolhidas, para assegurar-se de que os materiais serão vistos.
O tipo de conteúdo que você escolhe compartilhar afetará muito a decisão na hora de segmentar sua audiência. Faça sua pesquisa para entender cada plataforma e escolha aquela que faz mais sentido para a sua marca. Não adianta estar nas Mídias certas, mas não ser visto; pesquise o tipo de conteúdo que se encaixa bem em cada mídia social, e então, como utilizá-lo para atrair o seu público-alvo.
Estar nas Mídias Sociais não significa nada se você não puder ser consistente. Certifique-se de analisar se você tem os recursos necessários para manter seus canais sociais de forma consistente.
Se você se auto gerencia, contrate um administrador de Mídias Sociais ou consulte uma agência externa. É necessário se fazer presente, não apenas entregando conteúdo, mas também interagindo com a audiência, estimulando-a a entrar em contato, comentar e criticar. O feedback do seu cliente vale ouro.
Certifique-se de ter um plano claro em mente antes de se comprometer com qualquer coisa ou acabar com a imagem da empresa precocemente em relação a obtenção de audiência. Lembre-se do poder de alcance que a web possui. Lembre-se do poder de alcance que a Web possui.
Para escolher as melhores plataformas para o seu negócio é necessário ter uma compreensão sólida sobre cada canal. Leia abaixo um pouco sobre as Mídias Sociais mais populares, e então analise se o seu negócio deveria estar nelas.
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