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4 aspectos a serem considerados ao escolher as mídias sociais para a sua empresa

Postado em 6 de agosto de 2018 | por
na categoria Geral, Mídia Online, Mídias Sociais
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Escolher as mídias sociais certas para o seu negócio exige tempo e pesquisa. Você tem que pensar criticamente sobre o que faz sentido para a sua marca.

Você está tentando escolher as melhores plataformas de Mídias Sociais para a sua empresa, mas não sabe nem por onde começar. Saiba que você não é o único nessa situação. Existem inúmeros empreendedores passando pelos mesmos cenários.

O Marketing de Mídias Sociais passará a ser uma ferramenta indispensável ao seu arsenal de estratégias quando você aprender a usá-lo corretamente. No entanto, a maioria dos donos de empresas perde o foco e sai testando todas as plataformas, até que, em determinado momento, já não tem mais ideia do que esperar.

Existem quatro perguntas cruciais a serem consideradas antes de pensar em abrir um novo canal de mídia social:

• Qual é o seu público-alvo?
• Que tipo de conteúdo você está compartilhando?
• Você tem recursos para manter uma base consistente de conteúdo?
• Você realmente conhece as Mídias Sociais?

Conhecer as respostas a essas perguntas permitirá que você escolha a plataforma de Mídia Social que faça mais sentido para sua empresa, ao invés de atirar para todos os lados.

1. Quem é o seu público-alvo?

Entender o seu público-alvo lhe dará uma imagem mais clara de em qual plataforma ele está. O Instagram, em termos de audiência, usabilidade e popularidade, é a rede social com maior potencial de alcance. Ainda assim, existem sempre outros aspectos a serem analisados, e essas regrinhas podem não funcionar exatamente como planejado. Neste caso, a área de atuação da sua empresa pode fazer diferença na hora de segmentar o seu público-alvo.

Uma boa dica para influenciar sua audiência a responder pesquisas que podem fazer toda a diferença na hora da segmentação, é oferecer material educativo, como e-books ou descontos nos produtos/ serviços oferecidos.

Perguntas importantes a serem feitas:
– Idade e profissão;
– Qual é a sua plataforma social favorita?
– Frequência de uso das mídias sociais.

2. Que tipo de conteúdo você está compartilhando?

Considere o tipo de conteúdo que você está planejando compartilhar. Você tem um negócio criativo? Sua marca depende fortemente da fotografia? Então o Instagram seria uma ótima ferramenta para destacar seu trabalho e a cultura da empresa. Sua estratégia de Marketing de conteúdo envolve toneladas de listas e leituras divertidas? Então o Facebook será o seu novo melhor amigo.

Se o seu negócio utiliza portfólios, de alguma forma, você pode utilizar outras plataformas digitais e deixá-las linkadas às mídias escolhidas, para assegurar-se de que os materiais serão vistos.

O tipo de conteúdo que você escolhe compartilhar afetará muito a decisão na hora de segmentar sua audiência. Faça sua pesquisa para entender cada plataforma e escolha aquela que faz mais sentido para a sua marca. Não adianta estar nas Mídias certas, mas não ser visto; pesquise o tipo de conteúdo que se encaixa bem em cada mídia social, e então, como utilizá-lo para atrair o seu público-alvo.

3. Você tem recursos para manter bases consistentes?

Estar nas Mídias Sociais não significa nada se você não puder ser consistente. Certifique-se de analisar se você tem os recursos necessários para manter seus canais sociais de forma consistente.

Se você se auto gerencia, contrate um administrador de Mídias Sociais ou consulte uma agência externa. É necessário se fazer presente, não apenas entregando conteúdo, mas também interagindo com a audiência, estimulando-a a entrar em contato, comentar e criticar. O feedback do seu cliente vale ouro.

Certifique-se de ter um plano claro em mente antes de se comprometer com qualquer coisa ou acabar com a imagem da empresa precocemente em relação a obtenção de audiência. Lembre-se do poder de alcance que a web possui. Lembre-se do poder de alcance que a Web possui.

4. Você conhece os canais de publicação?

Para escolher as melhores plataformas para o seu negócio é necessário ter uma compreensão sólida sobre cada canal. Leia abaixo um pouco sobre as Mídias Sociais mais populares, e então analise se o seu negócio deveria estar nelas.

    • Aposte no Facebook se: você está disposto a pagar pelo investimento. Em 2018 Mark Zuckerberg, criador dessa plataforma, anunciou que havia mais de 2 bilhões de pessoas no Facebook. Isso é quase 30% da população mundial, o que nos leva a entender facilmente que, quando você está em um meio tão popular, terá muita concorrência disputando a atenção dos usuários.

      Em 2018 foi implementada uma nova regra no algoritmo do Facebook: as postagens de amigos e familiares dos usuários são a prioridade absoluta, e por este motivo, muitas empresas estão enfrentando números baixos no engajamento orgânico. A maioria delas aceitou investir no Facebook Ads. É importante deixar claro que, a despeito de todas essas mudanças, os anúncios podem obter resultados impressionantes a um custo relativamente baixo.

    • Aposte no Instagram se: o seu conteúdo envolve imagens harmônicas, que falem por si só, e sem necessidade de grandes legendas. A comunidade dessa plataforma tem grande foco em compartilhar fotos escolhidas a dedo, sonhando em ter um feed perfeito. Embora qualquer empresa possa se sair bem nessa plataforma, ter um conteúdo atraente para compartilhar abrirá caminho na corrida.

      Uma fatia considerável de usuários do Instagram utiliza o aplicativo para adquirir produtos on-line, e os números devem aumentar consideravelmente, já que desde junho é possível comprar e vender pelo Stories.

    • Aposte no Twitter se: o seu público-alvo for curioso, comunicativo e tiver alguma experiência com tecnologia e atualidades. Essa rede é uma espécie de liquidificador da internet. Para algumas pessoas, é sobrecarregada de informações, no entanto, para os fãs, é o lugar perfeito para obtenção de conhecimento – com intensa velocidade, o que o torna perfeito para os Millennials (termo cunhado para a geração dos que nasceram entre 1980 e 1995, tendo, assim, crescido junto com os avanços tecnológicos.)

      O Twitter também é excelente para o compartilhamento de informações e diálogo informal com a audiência. Se a sua marca está envolvida em qualquer âmbito das comunicações, este lugar é para você. Se não estiver, continua sendo indicado, pois essa rede social é uma plataforma perfeita para obtenção de feedbacks dos clientes.

    • Aposte no Pinterest se: a sua audiência tiver jovens inclusos, amantes de recursos visuais e novas informações. Existem marcas que utilizam essa plataforma para expor os seus produtos, às vezes disponibilizar tutoriais para o seu uso correto, e também para interagir com o público. Essa plataforma costuma bombar em termo de acessos, e muito disso é consequência dos infográficos publicados, que abordam variadas temáticas, de transtornos mentais a peças de carro.

      Dica: o Pinterest não é só para mulheres. A quantidade de usuários do sexo masculino aumentou em 50% no período entre 2016 e 2017.

    • Aposte no Google+: o público-alvo é bem variado em termos de gênero, mas costuma ser frequentado por usuários mais velhos, com destaque em pessoas que trabalham com tecnologias e comunicação. Uma grande vantagem do Google+ é que lá a concorrência é bem baixa.

      O G+ é uma plataforma integradora, ou seja, fazer parte dessa rede significa que, além do próprio buscador, os recursos Gmail, Youtube, Hangouts e Mapas estarão unificados.

    • Aposte no Reddit se: está disposto a se envolver com uma comunidade bem particular, interessada em assuntos muito específicos. Os chamados Redditors são muito fechados em relação a spams e propagandas óbvias demais, já que é uma plataforma para fóruns e o único interesse dos usuários é discutir os seus assuntos específicos. Você não deve anunciar a venda de gadgets em um tópico que debate sobre venda ou adoção de animais de estimação, por exemplo, mas poderá conseguir sucesso se o anúncio estiver em conversas sobre eletrônicos.

Conclusão

    Escolher as plataformas de mídia social mais adequadas para o seu negócio requer pesquisa, compreensão e estratégia. Lembre-se de que todo e qualquer avanço dependerá de muito estudo sobre esses quatro itens que abordamos.
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