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Aplicativo para empresas: veja como aumentar os downloads

Postado em 29 de março de 2018 | por
na categoria Aplicativo, Marketing, Mídia Online
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Um aplicativo pode ser um excelente diferencial para a sua empresa, mas para divulgá-lo e despertar o interesse das pessoas, é necessário trabalhar com algumas ações de marketing digital.


Aplicativos são práticos e eficientes, e vieram realmente para ficar, e representam o que há de mais inovador em tecnologia. Seja para estudar, paquerar ou até mesmo saber onde o ônibus está, o aplicativo tem auxiliado muitas pessoas diariamente. Além disso, significam uma ótima oportunidade de negócio.

Essa considerável quantidade de alternativas (sejam elas disponibilizadas pelo Google Play ou pela Apple Store) faz com que os desenvolvedores tenham que trabalhar e realizar algumas ações para que os downloads de aplicativos aumentem.

Tem um aplicativo? Confira 4 dicas para aumentar os downloads:

1. Ofereça uma experiência única


Uma das principais formas de aumentar o número de downloads do seu aplicativo é oferecendo um serviço de qualidade. Nesse sentido, além de uma política forte em ASO e uma boa estratégia nas redes sociais, é necessário um bom funcionamento do aplicativo em relação ao usuário. Em suma: seu aplicativo deve ser pensado para resolver um determinado problema.

Quando você garante um bom funcionamento, gera, consequentemente, uma boa experiência do usuário. Para atingir esse objetivo é muito importante oferecer funcionalidades relevantes, solução real para um problema e ainda um aplicativo sem bugs ou qualquer outro tipo de problema.

É sempre válido lembrar que, quanto maior for a classificação do seu aplicativo nas apps stores, melhor ranqueado ele será. Essa boa colocação é importante porque os aplicativos com melhores feedbacks ficam em destaque, tanto na Apple Store, quanto na Google Play.

2. Estratégias de ASO


Depois de criar o seu aplicativo é necessário fazer com que ele tenha destaque entre os outros disponíveis no mercado. Isto é, apesar de seu app ter uma boa qualidade, sem uma boa estratégia de ASO (App Store Optimization) ele pode passar despercebido nas app stores.

ASO é um conjunto de técnicas utilizadas para melhorar o posicionamento de um aplicativo mobile nas apps stores. Quando se pensa em marketing as estratégias de ASO são equivalentes ao SEO de sites e blogs.

A importância dessa prática não afeta apenas no aumento dos downloads de aplicativos. A ideia é trabalhar com a visibilidade de modo geral. Com etapas simples como nome apropriado, ícone adequado e palavras-chave é possível fazer com que seu público-alvo te encontre.

Use o marketing digital em aplicativos móveis para cativar seu cliente.

3. Utilize as redes sociais


Utilizando um perfil no Instagram, Facebook ou LinkedIn (ou em todas elas), seja como for, o importante é usar a força dessas ferramentas para engajar seu negócio e viralizar a imagem do seu aplicativo.

De acordo com a pesquisa Social Media Trends 2017, realizada pela Rock Content, as empresas afirmam que os principais benefícios das redes sociais são: divulgar a marca (77,4%), engajar a audiência (63,2%), aumentar tráfego no blog/site (50,3%), ampliar as vendas e o número de clientes (48,5%).

Um dos mecanismos mais utilizados no que diz respeito às redes sociais são as campanhas direcionadas, em que é possível segmentar o público desejado para que ele seja atingido por um anúncio, vídeo ou qualquer outro tipo de publicidade relacionada ao seu aplicativo.

Lembre-se que é muito importante fazer uma pesquisa, sobretudo para entender o modo de consumo do seu usuário. Pode ser que ele esteja no Instagram, ou no LinkedIn. Com estudos e análises é possível chegar a essa conclusão.

Depois de definir qual rede será melhor para sua empresa investir, é preciso pesquisar os mecanismos que ela oferece. Seja uma campanha retargeting ou de download em publicações.

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4. Lembre-se de mensurar


Todas as estratégias já mencionadas são muito importantes, mas ter o total controle das suas ações é fundamental. Para aumentar os downloads de aplicativos é necessário ter todas as informações coletadas.

É necessário entender, mais uma vez, o mercado no qual você está inserido, o tipo de consumidor com o qual você lida e seus respectivos hábitos de consumo.

Só para ilustrar: caso o seu aplicativo tenha um site, uma boa meta é saber quantas visitas essa página teve. É relevante entender por qual canal de comunicação essas pessoas vieram e a taxa de downloads.

Ao fazer isso é possível criar estatísticas e saber onde trabalhar o número de downloads do seu aplicativo.

Também é necessário que você conheça os hábitos de consumo do usuário, e igualmente como e quando ele utiliza seu aplicativo. Assim você consegue segmentar os pontos fortes e fracos.

Ah, e não esqueça de ler, diariamente, os feedbacks dados pelo seu público, preocupe-se com as suas opiniões e críticas, adeque-se às exigências do seu público, essa é a melhor maneira de aumentar os downloads do seu aplicativo.

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