O Chat GPT revolucionou a forma como as empresas precisam trabalhar a comunicação para aparecer em destaque nas pesquisas dos usuários da internet. Enquanto o Google fornece uma relação de links como resposta às perguntas, o Chat GPT cria suas próprias explicações, baseadas na interpretação das informações disponíveis na internet. Então, se as empresas querem aproveitar todo o potencial da inteligência artificial em benefício próprio, precisam entender o funcionamento da ferramenta. Nesse artigo, traremos dicas valiosas de como posicionar o site no Chat GPT, a fim de que a IA indique sua marca como solução ao problema de seu cliente potencial.
As estatísticas em torno de seu crescimento já dão uma pista grande da importância de posicionar o site no Chat GPT. Para você ter uma noção, o Chat GPT foi lançado em 22 de novembro de 2022. E em menos de uma semana ele já contava com um milhão de usuários. Em fevereiro de 2025, já havia 400 milhões de usuários cadastrados no sistema, e esse número só cresce. A expectativa é que em poucos meses, a IA atinja o patamar de um bilhão de cadastros. Ou seja, é muita gente utilizando a plataforma.
Outra estatística bastante interessante é que o ChatGPT recebe uma quantidade gigantesca de visitas, são cerca de 5,19 bilhões por mês. Em 2024, uma pesquisa elaborada pelo Traffic Analytics descobriu que o Brasil é o quarto país que mais utiliza a Inteligência Artificial no mundo. Então, só com esses dados já é possível perceber que a ferramenta foi bem recebida pelas pessoas e tem sido utilizada com muita frequência.
Mas a questão está justamente na forma como as pessoas utilizam a IA, porque muitos usuários entram no Chat GPT para solicitar a avaliação ou até mesmo a indicação de empresas, produtos, serviços. Então, se você consegue utilizar as estratégias corretas, vai fazer com que a IA indique a sua marca quando o seu cliente potencial buscar pelas soluções que você comercializa. E como a IA está em processo de aprendizado contínuo, é fundamental implementar as ações adequadas para que ela aprenda sobre sua empresa exatamente aquilo que você acha relevante.
A partir de agora daremos 3 dicas valiosas de como posicionar o site no Chat GPT, fazendo com que a Inteligência Artificial indique a sua marca aos usuários. Assim, sua empresa contará com mais um aliado na captação de novos leads, aumentando a capacidade comercial para efetivação de negócios.
O Chat GPT faz recomendações a partir das informações que ele encontra na internet. Isso significa que você precisa investir em estratégias para tornar a reputação de sua empresa cada vez mais visível. Mas como assim? Explicamos: não adianta você saber que oferece um bom serviço, nem adianta o seu cliente saber que sua marca é boa. O que adianta é que estas avaliações estejam na internet, que as opiniões sobre sua empresa sejam publicadas. Obviamente que estamos aqui falando de opiniões positivas.
Dessa forma, nossa primeira dica é: invista em ferramentas e ações que permitam que seus clientes avaliem o seu negócio e falem bem sobre você na internet. Quanto mais opiniões positivas disponíveis a respeito de sua marca, mais chances de o Chat GPT te indicar. Mais do que isso, estimule os seus clientes a avaliarem a sua marca e a sua solução, e ache formas de tornar essas avaliações públicas.
Parece confuso? Agora você vai compreender o que queremos dizer. Você precisa estudar e entender quais os atributos relacionados ao seu produto/serviço são os mais importantes para o cliente que quer adquiri-lo. Como assim? Você precisa entender o que o seu cliente busca em relação às características daquela solução. Por exemplo, quando ele pesquisa na internet as suas soluções, ele pesquisa querendo saber “a melhor”, “a mais rápida”, “a mais barata”, “a mais vendida”.
Ao identificar as expressões utilizadas pelo seu cliente potencial para pesquisar o seu produto, você precisa inserir essas expressões no seu site, vinculando-as ao seu produto/serviço. Então, é fundamental conectar corretamente seu produto às palavras-chaves utilizadas pelos usuários para encontrá-lo. A intenção é fazer com que o Chat GPT aprenda que seu produto possui aquelas características específicas e ofereça ele quando o cliente pedir sugestões.
Tudo ainda é muito novo, quando o assunto é Chat GPT. Estamos vivendo uma fase de evolução contínua. Por isso, é fundamental contar com o suporte de uma agência digital moderna, que acompanhe as novidades e que tenha uma equipe sempre atualizada e em constante qualificação.
Posicionar o site no Chat GPT não é uma tarefa fácil, porque a ferramenta em alguns momento oferece respostas muito genéricas. Então é necessário entender profundamente o seu processo de aprendizado, para fazer com que a IA aprenda que a sua marca é referência naquele segmento.
A Abrasivo Digital está acompanhando toda a movimentação de mercado em relação às novidades que surgem na comunicação, para oferecer as melhores alternativas às marcas que buscam crescer no digital. Então, se sua marca busca reputação, posicionamento, visibilidade e mais vendas, entre em contato com a agência.
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