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Capital social na internet: ganhe reputação e visibilidade

Postado em 3 de abril de 2023 | por
na categoria Notícias
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As interações nas redes sociais estão proporcionando um novo tipo de ganho para as marcas. Trata-se do chamado capital social na internet, um conjunto de benefícios disponíveis para um grupo social.

O conceito passa a ter relevância para o marketing, pois a reunião de um grupo em prol de uma empresa facilita a construção de estratégias e abordagens, o que contribui para conquistar reputação, visibilidade e posicionamento, por exemplo.

Nesse artigo, vamos compreender melhor o conceito de capital social na internet. Além disso, você vai aprender a construir esse valor e usufruir dos benefícios que ele agrega.

O que é capital social na internet?

Os perfis profissionais nas redes sociais proporcionam aproximação e interação entre usuários. As redes sociais não representam uma conexão em si, mas são recursos, ferramentas que viabilizam as interações. A partir do comportamento dos usuários nas redes, portanto, é possível compreender o seu sentimento e sua percepção em relação à marca. Nesse cenário, nunca foi tão importante construir relacionamentos sólidos e próximos com os clientes. 

O capital social na internet, dessa forma, surge das interações pelas redes sociais, a partir de uma troca recíproca e contínua. De forma mais detalhada, podemos defini-lo como a construção de uma comunidade coesa nas redes sociais, a partir da formação de relações sólidas e do sentimento de pertencimento.

A partir dessas conexões com os usuários, a marca consegue um retorno direto. Ou seja, há ganhos em termos de posicionamento no mercado, visibilidade, fortalecimento de imagem, reputação, confiança e afins. Portanto, o capital social na internet é um conjunto de valores adquiridos e acumulados a partir das trocas entre a marca e seu público nas redes sociais ao longo do tempo.

Importância de construir valor nas redes sociais

Quando uma empresa assume seu perfil em uma rede social, ela passa a ter acesso a uma rol de recursos e informações. Esses dados são fornecidos espontaneamente pelo grupo de seguidores daquele perfil. Ou seja, a marca passa a ter acesso a um conjunto de informações relevantes. A partir daí, ela consegue dimensionar a imagem que os usuários fazem dela e, acima de tudo, ganha o apoio e a repercussão natural de suas ações.

E tudo isso contribui para alavancar o capital social na internet.

Assim, quanto mais a marca se dedica a essa relação com seus usuários na rede social, mais chances de construir e elevar o seu capital social. As interações humanizadas fortalecem o sentimento de pertencimento do usuário àquela comunidade, criando laços. Afinal, o fator prevalente que sustenta a presença e participação nas redes sociais é justamente a relação duradoura e contínua. E isso, você consegue por meio da interação.

Quando o capital social na internet é forte, a marca consegue mais engajamento em suas ações e estratégias. Consegue amplificar a sua voz, utilizando esses usuários como recurso de propagação. Da mesma forma, quanto maior o capital social, ou seja, quanto maior o valor que a marca acumula em suas relações, mais fácil também reverter as situações de crise e os erros. Porque, nesse caso, a comunidade vira um aliado. 

Como construir capital social na internet?

Como você já deve ter percebido no decorrer desse artigo, não basta ter um perfil nas redes sociais, escrever uma biografia atrativa e ter postagens com conteúdos interessantes. Você precisa de muita mais, você precisa interagir de forma consistente, personalizada e contínua com seu público.  O conteúdo das mensagens trocadas é que o fortalecerá a sua relação com o seu usuário. Portanto, para construir capital social na internet, invista nesse tipo de interações

O capital social na internet é como uma riqueza, um elemento de valor que favorecerá suas ações e te proporcionará ganhos incríveis. Por isso, te daremos agora dicas relevantes para você adotar nas suas estratégias e, assim, conseguir construir o tão importante capital social.

1. Se dedique a compreender a dinâmica de cada rede social

Ou seja, você precisa entender o funcionamento de cada rede social e o comportamento dos usuários dentro dessas redes. Assim, você conseguirá montar o seu um plano de ação para garantir interação mais eficientes;

2. Interaja com seu público

Todo relacionamento é uma via de mão dupla. Portanto, seu usuário precisa se sentir acolhido para te acolher. Ou seja, escute o que eles têm a dizer, responda suas manifestações, doe sua atenção e dedicação.

3. Personalize suas interações

Cada indivíduo é um ser único, com valores e experiências. Então, busque entender o usuário e promover interações que dialoguem com ele efetivamente. Entenda seus sentimentos, analise como ele se posiciona e o que valoriza, e dê uma resposta direcionada, alinhada com esses valores. Isso ajudará a incrementar o seu capital social na internet.

4. Alimente as relações construídas pelas redes sociais

Por fim, ofereça diferenciais aos seus usuários. Seja em relação a conteúdos relevantes, a ações promocionais etc, valorize a participação dele na sua rede. Lembre-se que numa relação, ambos precisam ganhar!

Na dúvida, contrate especialistas no assunto

Se você não sabe como agir com seus usuários, a nossa dica é que você contrate uma equipe especializada no gerenciamento das relações nas redes sociais. Isso será fundamental para construir capital social na internet e obter mais resultado em suas ações e campanhas. 

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