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12 ideias de promoções para a Black Friday

Postado em 1 de novembro de 2022 | por
na categoria Marketing, Notícias
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Confira ideias de promoções para a Black Friday

A Black Friday é uma das datas mais significativas para o calendário do comércio de varejo no Brasil, ou seja, é uma excelente oportunidade de impulsionar as vendas. Mas é fundamental que você ofereça uma promoção real, que seja atrativa para o seu cliente. Tentar enganar o cliente pode manchar a imagem da marca e trazer um efeito rebote negativo, inclusive com a perda de clientes. Por outro lado, realizar a campanha certa na última sexta-feira de novembro pode render resultados incríveis para a empresa. Nesse artigo, você terá 12 ideias de promoções para a Black Friday.

A Black Friday investe na estratégia de influenciar a decisão de compra do consumidor. Atualmente, alguns clientes já fazem o planejamento para adquirir alguns produtos e/ou serviços no período da Black. No entanto, uma grande parcela das vendas nesse período diz respeito a compras não planejadas. Por isso, trabalhar a comunicação de forma assertiva é fundamental. Afinal, sua marca concorrerá com inúmeras outras que também estarão oferecendo promoções no período. 

Antes de tudo, você precisa ter um sistema de e-commerce funcional, intuitivo e eficiente. Se a arquitetura de informação de seu e-commerce está inadequada, as chances de você perder vendas é imensa. Mas, calma, que podemos te ajudar com isso. Entre em contato com nossos consultores, que podemos fazer uma análise e reestruturação de seu e-commerce, para que se torne muito mais resolutivo e, consequentemente, te dê mais resultados. 

Algumas ideias de promoções para a Black Friday

Agora vamos te apresentar algumas ideias, para que você possa avaliar a que mais se enquadra ao perfil de sua marca. Lembrando que aqui são apenas sugestões de promoções, você deve adaptar a sugestão ao seu nicho de mercado. 

1. Compre e ganhe

Uma boa estratégia entre as promoções para a Black Friday é presentear o seu cliente com um brinde, caso ele adquira determinado produto em sua loja. O ideal é que haja uma conexão entre o produto comprado e o brinde. Além disso, o brinde precisa ser interessante o suficiente, para convencer seu cliente a comprar aquele produto.

Para tornar a promoção mais atrativa, você pode utilizar gatilhos mentais para incentivar a compra automática. Ou seja, quando o cliente não pensa muito e apenas adquire o produto pelo encanto da oferta. Então, você pode limitar a quantidade de brindes ou limitar o tempo de validade da oferta, por exemplo.

2. Compra no escuro

Uma dica diferente de promoções para a Black Friday é a compra no escuro. Ela funciona da seguinte forma: você anunciará um pacote de serviços ou produtos, mas sem anunciar exatamente o que está incluído nesse pacote. Porém, se você optar por essa estratégia, lembre-se de que você precisa dar dicas do que o cliente poderá encontrar naquele pacote. Porque, caso contrário, ele poderá ficar bastante frustrado ao receber suas compras. 

Portanto, nesse caso, tenha em mente de segmentar bem suas ofertas e de dar dicas superficiais do estará naquele pacote. Além disso, crie pacotes que realmente valham a pena a compra no escuro. Ou seja, ofereça descontos bons e faça o seu cliente se surpreender positivamente. 

3. Oferta antecipada

Você pode sair na frente de sua concorrência com a oferta antecipada de alguns itens. Essa estratégia é excelente se você, por exemplo, tem um estoque sobressalente de algum produto e queira dar uma baixa. Mas fique atento para oferecer uma promoção real.

Mais do que isso, você deve se certificar de que esse mesmo produto não esteja com um valor menor na Black Friday do que na oferta de venda antecipada. Essa é uma das promoções para a Black Friday que dão ótimos resultados.

4. Descontos progressivos está entre as mais comuns promoções para a Black Friday

Entre as promoções para a Black Friday mais comuns está a de descontos progressivos. Ou seja, quanto mais compras, maior o desconto. Esse tipo de promoção é ótima para incentivar a compra conjunta.

O interessante é que os produtos para o desconto progressivo sejam relacionados. Por exemplo, a compra de um smartphone mais acessórios, ou ainda a compra de vários itens de utilidade doméstica para a cozinha.

5. Compra conjunta

Uma ideia bacana dentre as possibilidades de promoções para a Black Friday é incentivar a compra de mais de um item do produto e/ou serviço. Assim, você pode criar uma promoção que ofereça créditos muito bons para o cliente que indicar um amigo e esse amigo também adquirir o mesmo produto. Dessa forma, o cliente ganharia um saldo na conta para compras futuras. 

6. Desconto maior pela forma de pagamento

Muitos consumidores acabam emitindo os boletos durante a Black Friday e acabam não pagando esses boletos. Portanto, você pode pensar em agregar descontos maiores para pagamentos por pix ou por cartão de crédito, por exemplo. Com essas formas de pagamento, a compra é efetivada imediatamente, sem riscos. 

7. Promoções para a Black Friday com ofertas segmentadas pelas redes sociais

Você já sabe que cada rede social possui especificidades e públicos próprios. Diante disso, você pode segmentar algumas promoções para a Black Friday a partir da rede social. Ou seja, criar promoções específicas para os clientes do Instagram, do Facebook, do Youtube, pelo WhatsApp etc. 

8. Concursos e sorteios

Se você tem um negócio menor, por exemplo, que trabalhe com itens personalizados ou feitos de forma artesanal, entre as ideias de promoções para a Black Friday podem ser incluídos sorteios e concursos culturais. Assim, ainda que você não tenha como reduzir sua margem de lucro para oferecer grandes promoções na data, poderá pensar em alternativas. Por exemplo, quem adquirir produtos em sua loja naquela data poderá participar desse concurso ou sorteio. Daí é só pensar nas regras e colocar o anúncio em prática. 

9. Cupons promocionais

Você pode selecionar, por exemplo, alguns clientes fiéis e oferecer cupons específicos com bons descontos. Essa é, inclusive, uma das promoções para a Black Friday que se torna uma estratégia de fidelização, valorizando aquele seu cliente habitual. 

10. Várias promoções para a Black Friday ao longo do dia

Para incentivar as visitas ao seu e-commerce, você pode trabalhar com promoções para a Black Friday a serem divulgadas ao longo do dia. Assim, você fará com que os potenciais clientes despertem o interesse de acessar seu site ao longo do dia para conferir essas novas promoções. 

11. Parcerias com outras marcas

Você já imaginou em oferecer promoções para a Black Friday por meio de parcerias com outras empresas? É possível escolher empresas de nichos complementares ao seu, para oferecer uma promoção completa ao seu cliente.

Por exemplo, se você faz a revenda de veículos, pode fazer parceria com uma empresa que coloque filme nos vidros ou instale um sistema de som. Ou, ainda, se você tem um spa para cuidados com o corpo, pode se associar a uma empresa que comercialize cosméticos para a manutenção do autocuidado em casa. 

12. Frete grátis é uma boa estratégia entre as promoções para a Black Friday

O frete grátis é umas das razões que levam muitos consumidores a realizarem uma compra não planejada, como é o caso das promoções para a Black Friday. Portanto, se existe normalmente um frete alto associado à entrega de seu produto, assumir o custo desse frete pode ser bastante tentador para o cliente efetuar a compra. 

Dicas para uma Black Friday de sucesso

Além de definir quais promoções serão ofertadas, é interessante adotar algumas medidas para garantir o sucesso dessas iniciativas. Então não esqueça desses detalhes:

  • Faça o planejamento de marketing digital de suas ações em relação às promoções para a Black Friday;

  • Conceda descontos altos em alguns produtos, que servirão como chamariz para sua loja;

  • Ofereça formas de pagamento variadas, para alcançar o maior público possível;

  • Faça uma pesquisa acerca dos produtos mais procurados e vendidos na Black Friday anterior, a fim de que você tenha melhores parâmetros para analisar;

  • Invista no acesso a seu e-commerce pelo celular, pois muitas vendas são efetivadas por esse meio. Portanto, seu site precisa estar bem-adaptado ao mobile;

  • Conceda descontos de verdade, senão você pode frustrar o seu cliente e queimar a imagem de sua empresa;

  • Utilize o e-mail marketing para anunciar suas promoções, e faça a segmentação correta do público-alvo;

  • Tenha um bom estoque dos produtos em promoção, para garantir a entrega aos seus clientes;

  • Invista na comunicação com seu público, para que a informação chegue até ele em tempo hábil e de maneira efetiva;

  • Tenha uma equipe treinada para atender as demandas e resolver eventuais problemas;

  • Foque na experiência do cliente! Independente da promoção que você decidir implementar, o importante é que o cliente tenha uma boa experiência e fique satisfeito. 

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