Crossmedia: uma estratégia de campanha

Postado em 1 de fevereiro de 2022 | por
na categoria Mídia Online
tags , ,
com 0 e 0

Crossmedia

Com a ampliação do uso da internet, os consumidores e empresas modificaram o comportamento e formas de se relacionar para implementar o consumo e trouxeram diferentes conceitos, como o crossmedia.

Afinal, com a era da convergência, em que há a integração dos diversos canais de comunicação – online e offline – há a necessidade de estratégias eficientes, para atrair e “conversar” com os consumidores de forma integrada, criando uma experiência única e promovendo a identidade, seja nas redes sociais ou em publicidades.

Atualmente é muito comum as pessoas realizarem diversas ações ao mesmo tempo, por exemplo, assistir uma série na TV ou aplicativo de streaming enquanto mexe no celular, com isso, há novas oportunidades de alcançar esse usuário.

Contudo, há também a necessidade de atrair e conversar nessas novas redes, de modo que o potencial cliente não se disperse.

Por conta disso, novas tendências estão surgindo para despertar curiosidade nas pessoas, ampliando a divulgação de informações.

O que é Crossmedia?

É um processo que permite distribuir a mesma ideia ou narrativa para diferentes segmentos de mídia, visando sempre o respeito às características intrínsecas de cada canal, e de modo a fortalecer a marca no imaginário dos clientes, trazendo unidade à identidade.

Para isso, as estratégias de crossmedia podem envolver músicas, aplicativos, vídeos, textos, entre outros formatos, bem como abranger plataformas distintas.

Assim, o empreendedor pode falar sobre seus produtos em vídeos no canal do Youtube, bem como desenvolver suas especificidades em um blog.

Por mais que o conteúdo apresentado tenha uma mesma base, ou até seja o mesmo, o resultado será diferente por conta da linguagem que precisa ser adotada para cada plataforma, de modo a complementar as informações em cada mídia.

Conhecido popularmente como marketing 360, a narrativa das estratégias de crossmedia conseguem levar as pessoas de um ponto a outro, aplicando ações em diferentes plataformas e integrando essas ações para que o consumidor possa interagir e consumir nos diversos ambientes.

Isso acontece, por exemplo, quando o consumidor muda de mídia, ou seja, consome um conteúdo que está em um livro no formato de vídeo, ou mesmo é levado do texto para um link que tem um vídeo complementar àquele material; ou mesmo quando inicia um processo de compra na rede social e é levado a concluir no site, mantendo as informações e processos.

Para fortalecer o Marketing Digital da sua marca, pensar em estratégias de crossmedia é fundamental para conquistar a confiança e preferência do público-alvo, criando uma rede de confiança e interação, estando presente no dia a dia.

Crossmedia na prática

Um conteúdo pode ser transformado e isso permite que os consumidores vejam a mesma informação ou ideia em diferentes formatos de mídia, sendo mais impactado por ela, ou naquele canal que tem maior identificação.

O segredo para obter resultados positivos é ter em mente que não basta postar o mesmo assunto em diferentes mídias.

É importante estimular o público a interagir com a marca e trazer camadas deste conteúdo, aumentando as oportunidades de consumo das narrativas em diferentes meios, algo que resulta em vendas.

Sendo assim, é essencial definir um objetivo para ser atingido com a estratégia, bem como planejar como a ação será colocada em prática, os conteúdos a serem feitos e por quais meios ou plataformas isso ocorrerá, considerando o público e a possibilidade de engajamento.

Para isso, conhecer plataformas, as suas linguagens e como podem ser utilizadas para colocar as estratégias de crossmedia é fundamental para o sucesso da empresa.

Conhecer como funciona o Facebook Ads e outras plataformas de publicidade também é importante para impactar os clientes com as ações mais segmentadas.

Isso porque essas plataformas são específicas para criar anúncios para as redes sociais, atraindo os potenciais clientes na rede social e o levando a interagir com a marca, ampliando as oportunidades dessa estratégia.

Benefícios do Crossmedia

Antes de iniciar o processo de veiculação dos conteúdos em múltiplas plataformas, conforme o perfil dos usuários e objetivo da marca, o empreendedor deve conhecer alguns benefícios do crossmedia. São eles:

  • Permite atingir diferentes públicos;
  • Diversifica as ações de marketing;
  • Utiliza diferentes canais;
  • Possibilita que a marca esteja onde clientes estão;
  • Traz mais engajamento;
  • Contribui para o brand awareness;
  • Aprimora a consciência de marca;
  • Reforça os produtos no imaginário das pessoas.

Estes são apenas alguns dos ganhos que as estratégias de crossmedia proporcionam aos negócios.

Outro ponto interessante desta estratégia é a possibilidade de criar anúncios no Instagram Ads focados na região onde o seu empreendimento e público está localizado, levando os clientes da rede para o estabelecimento.

As campanhas de anúncios pagos, em conjunto com o crossmedia, ajudam a fortalecer a imagem da marca no ambiente digital, trazendo resultados consideráveis nas vendas e proporcionando novas oportunidades de crescimento.

Considerações finais

Por fim, é preciso ressaltar que há ações complementares ao Crossmedia, como o transmídia.

Neste caso, enquanto o primeiro faz uso de diversas mídias para reproduzir uma narrativa, o Transmedia vai além, trazendo conteúdos diferentes e que são colocados nas plataformas de forma a complementar os materiais convergirem.

Assim, com muita criatividade, os profissionais podem utilizar o crossmedia no marketing digital para engajar o público por meio de conteúdos ou ações como anunciar no Google Ads, desenvolvendo ideias de forma criativa para obter excelentes ganhos, aumentando a base de clientes, os lucros e consolidando a marca no mercado.

Portanto, o crossmedia é uma excelente maneira de explorar diferentes plataformas e formatos, criando campanhas e conteúdos que chamam atenção do público a ponto das pessoas desejarem conhecer mais sobre a empresa e serem impactadas por ela.

x

Comments

Comments are closed.